Sumários

Aprendizagem do Slow Rhythm

23 Fevereiro 2018, 08:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.

Revisão e aperfeiçoamento  da danças latina:  Cha-Cha-Cha.

Abordagem ao Slow Rhythm (Foxtrot Social), estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.

Iniciação ao Slow Rhythm (Foxtrot Social). Aprendizagem dos passos: básico, time step, e promenade e promenade com volta e canto.

Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Slow Rhythm.

Referência à lógica e sequência do trabalho final (TF). Retorno à calma.


Sapateado

21 Fevereiro 2018, 11:00 Rita de Carvalho Duarte Rato

Aquecimento:

Ball Tap (frente lado e trás)

Brush (frente lado e trás)

Stamp e brush back

Ball tap; heel dig ; ball dig e toe drop ( a 8, 4 , 2 e 1 tempo)

Revisão dos passos básicos com um som: tap, stomp, heel, brush, stamp, step, hop.

Passos com 2 sons: cramp, walk, shuffle, pull-back step, flap, pick upball change.

Treino de frases de movimento compostas por estes passos e combinados com outros.

Ex: shuflle, hop, step

Treino de pequenas frases de movimento com ênfase na dinâmica e estrutura rítmica.


Aprendizagem e treino de coreografia.

 


Revisões das danças lecionadas. Introdução aos trabalhos coreográficos de grupo

19 Fevereiro 2018, 11:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento específico realizado pelos alunos de acordo com a temática, orientado pela docente.

Esclarecimento de dúvidas relativamente às danças dadas até ao momento: LDD, Merengue e Cha cha cha. Revisão geral.

Em grupos os estudantes  falaram sobre os trabalhos de grupo, assim como, mostraram os suportes sonoros (música) escolhidos à docente para  aprovação. 

(2 grupos de trabalho: LDD - G1 e G2 (coreografia conjunta sendo cada grupo responsável por uma parte (½ - ½). CCC- G1+ G2 (trabalhos independentes)


Aprendizagem do Cha Cha Cha

16 Fevereiro 2018, 08:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.

Revisão do LDD e do Merengue.

Referência às características gerais da dança social, aos diferentes grupos de dança social: Standard, Latinas, Novidade, Iniciação, à caracterização música (compasso, acento, estrutura rítmica, valor da batida,  timing, BPM) 

Referência às características espaciais da dança social/salão: danças progressivas vs danças não progressivas, linha de dança.

Abordagem ao Cha-Cha-Cha, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.

Iniciação ao Cha-Cha-Cha. Aprendizagem dos passos: time step, close basic movement (básico), new york, hand to hand, three cha chas e spot turn.

Descrição e importância do chassé e locksteps no chachacha.

Coreografia: time step (2x), close basic movement-básico (2x +1/2), new york (2x), spot turn (1x), three cha cha chas (chassé-lock-chassé- 1x), spot turn (1x), three cha cha chas (chassé-lock-chassé- 1x), hand to hand (3x),  spot turn (1x).

Foi solicitado aos grupos 1 ou 2 suportes sonoros de acordo com o género coreográfico a trabalhar na próxima aula nos exercícios de composição coreográfica.


Passos básicos de sapateado

14 Fevereiro 2018, 11:00 Rita de Carvalho Duarte Rato

Aquecimento:

Tap (frente lado e trás)

Brush (frente lado e trás)

Heel drop e balldrop

Abordagem de alguns dos princípios básicos do sapateado: o ritmo, a distribuição do peso do corpo (distinção entre passos com e sem transferência de peso) e posição dos segmentos corporais. Abordagem a alguns dos passos básicos com um som: tap, stomp, heel, brush ( sem  transferência de peso),  stamp, step,  ball change ( com transferência de peso ). 

Passos com 2 sons e transferência de peso Walk e Cramp.

Aprendizagem e treino de frases de movimento compostas por estes passos.

Exercícios rítmicos de pergunta-resposta com frases a 4 e a 8 tempos. 

Início da aprendizagem de uma coreografia em que foram incluídos os  seguintes passos:

brush (forward e back); ball-heel drop; stamp; brush step; cramp; stomp; toe drop; ball change; toe dig