Sumários
Aprendizagem do Slow Rhythm
23 Fevereiro 2018, 08:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão e aperfeiçoamento da danças latina: Cha-Cha-Cha.
Abordagem ao Slow Rhythm (Foxtrot Social), estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Slow Rhythm (Foxtrot Social). Aprendizagem dos passos: básico, time step, e promenade e promenade com volta e canto.
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Slow Rhythm.
Referência à lógica e sequência do trabalho final (TF). Retorno à calma.Sapateado
21 Fevereiro 2018, 11:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Aquecimento:
Ball Tap (frente lado e trás)
Brush (frente lado e trás)
Stamp e brush back
Ball tap; heel dig ; ball dig e toe drop ( a 8, 4 , 2 e 1 tempo)
Revisão dos passos básicos com um som: tap, stomp, heel, brush, stamp, step, hop.
Passos com 2 sons: cramp, walk, shuffle, pull-back step, flap, pick up, ball change.
Treino de frases de movimento compostas por estes passos e combinados com outros.
Ex: shuflle, hop, step
Treino de pequenas frases de movimento com ênfase na dinâmica e estrutura rítmica.
Aprendizagem e treino de coreografia.
Revisões das danças lecionadas. Introdução aos trabalhos coreográficos de grupo
19 Fevereiro 2018, 11:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico realizado pelos alunos de acordo com a temática, orientado pela docente.
Esclarecimento de dúvidas relativamente às danças dadas até ao momento: LDD, Merengue e Cha cha cha. Revisão geral.
Em grupos os estudantes falaram sobre os trabalhos de grupo, assim como, mostraram os suportes sonoros (música) escolhidos à docente para aprovação.
(2 grupos de trabalho: LDD - G1 e G2 (coreografia conjunta sendo cada grupo responsável por uma parte (½ - ½). CCC- G1+ G2 (trabalhos independentes)Aprendizagem do Cha Cha Cha
16 Fevereiro 2018, 08:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão do LDD e do Merengue.
Referência às características gerais da dança social, aos diferentes grupos de dança social: Standard, Latinas, Novidade, Iniciação, à caracterização música (compasso, acento, estrutura rítmica, valor da batida, timing, BPM)
Referência às características espaciais da dança social/salão: danças progressivas vs danças não progressivas, linha de dança.
Abordagem ao Cha-Cha-Cha, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Cha-Cha-Cha. Aprendizagem dos passos: time step, close basic movement (básico), new york, hand to hand, three cha chas e spot turn.
Descrição e importância do chassé e locksteps no chachacha.
Coreografia: time step (2x), close basic movement-básico (2x +1/2), new york (2x), spot turn (1x), three cha cha chas (chassé-lock-chassé- 1x), spot turn (1x), three cha cha chas (chassé-lock-chassé- 1x), hand to hand (3x), spot turn (1x).Passos básicos de sapateado
14 Fevereiro 2018, 11:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Aquecimento:
Tap (frente lado e trás)
Brush (frente lado e trás)
Heel drop e balldrop
Abordagem de alguns dos
princípios básicos do sapateado: o ritmo, a distribuição do peso do corpo
(distinção entre passos com e sem transferência de peso) e posição dos
segmentos corporais. Abordagem a alguns dos passos básicos com um som: tap,
stomp, heel, brush ( sem
transferência de peso), stamp,
step, ball change ( com transferência de
peso ).
Passos com 2 sons e transferência de peso Walk e Cramp.
Aprendizagem e treino de frases de movimento compostas por estes passos.
Exercícios rítmicos de pergunta-resposta com frases a 4 e a 8 tempos.
Início da aprendizagem de uma coreografia em que foram incluídos os seguintes passos:
brush (forward e back); ball-heel drop; stamp; brush step; cramp; stomp; toe drop; ball change; toe dig