Sumários

Interrupções letivas-Carnaval

12 Fevereiro 2018, 11:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Não houve aula. Interrupções letivas devido às comemorações do Carnaval (12 e 13 de fevereiro).




Aprendizagem da dança Latino-Americana Merengue

9 Fevereiro 2018, 08:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.

Revisão da coreografia, Line Dance Disco.

Abordagem ao Merengue, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.

Iniciação ao Merengue. Aprendizagem dos passos: básico no lugar, a avançar e a recuar; básico ao lado - laterais (double hold-pega dupla); básico a trocar de lugar (double hold-pega dupla); mambo no lugar, mambo com volta, shoulders shake (“tremer dos ombros”), semi- círculos desenhados com os braços (nível superior); básico na diagonal (esq do cavalheiro- dta do cavalheiro); underarm turn - volta da senhora pela direita e pela esquerda (individualmente); moldura com 1/4 volta dta do cavalheiro (esq. dama) e esq do cavalheiro (dta. dama); moldura (volta completa para a dta e esq do cavalheiro); avançar com braços entrelaçados e underarm turn- da senhora continuando a rotação em torno do par (double hold).

Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Merengue. Retorno à calma.

Organização da turma em grupos de trabalho para Composição Coreográfica (CC) – Atribuição do género coreográfico. 


Apresentação do bloco de sapateado americano. Enquadramento histórico

7 Fevereiro 2018, 11:00 Rita de Carvalho Duarte Rato

1. Apresentação do bloco de sapateado Americano:

  • Funcionamento do bloco e da disciplina de TDSII
  • Avaliação: breve esclarecimento acerca dos diferentes momentos de avaliação e respetivas datas.
  • Material fundamental para as aulas: sapatos com claquetes

2.Enquadramento histórico do Sapateado

As diferentes raízes e influências: “Irish Jig”(Irlanda), “Lancashire Clog”( Inglaterra ) e as danças tradicionais africanas. A evolução histórica do sapateado na América do Norte no século XIX e XX: os estilos precursores ( Buck and Wing e Soft Shoe ), a influência do Jazz e os bailarinos que marcaram o desenvolvimento de diferentes estilos de sapateado. 

Tarefa para trabalho autónomo: foi pedido aos estudantes para pesquisarem e visualizarem excertos de filmes com os seguintes bailarinos de sapatedo: Nicholas Brothers; Fred Astaire; Eleanor Powel, Gene Kelly; Gregory Hines e Savion Glover


Apresentação da disciplina. Iniciação ao Line Dance Disco

5 Fevereiro 2018, 11:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Reflexão sobre o programa de danças sociais/ de salão e em especial sobre o processo avaliativo.

Caracterização geral das danças sociais a transmitir no bloco.

Abordagem ao Line Dance Disco, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.

Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.

Aprendizagem da coreografia, Line Dance Disco. Aprendizagem da sequência de passos: Andares-Avançar e recuar com tap; Andares- laterais cruzados para a direita e esquerda com tap; Andares- laterais com volta para a direita e esquerda com tap; Kick Ball Change com Twist; Braços alongados- braços tipicamente usados na Disco; Sequência de Braços; Volta da dama em torno do par e troca de par.

Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do LDD. Retorno à calma.