Sumários
Interrupções letivas-Carnaval
12 Fevereiro 2018, 11:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Não houve aula. Interrupções letivas devido às comemorações do Carnaval (12 e 13 de fevereiro).
Aprendizagem da dança Latino-Americana Merengue
9 Fevereiro 2018, 08:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão da coreografia, Line Dance Disco.
Abordagem ao Merengue, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Merengue. Aprendizagem dos passos: básico no lugar, a avançar e a recuar; básico ao lado - laterais (double hold-pega dupla); básico a trocar de lugar (double hold-pega dupla); mambo no lugar, mambo com volta, shoulders shake (“tremer dos ombros”), semi- círculos desenhados com os braços (nível superior); básico na diagonal (esq do cavalheiro- dta do cavalheiro); underarm turn - volta da senhora pela direita e pela esquerda (individualmente); moldura com 1/4 volta dta do cavalheiro (esq. dama) e esq do cavalheiro (dta. dama); moldura (volta completa para a dta e esq do cavalheiro); avançar com braços entrelaçados e underarm turn- da senhora continuando a rotação em torno do par (double hold).
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Merengue. Retorno à calma.
Organização da turma em grupos de trabalho para Composição Coreográfica (CC) – Atribuição do género coreográfico.Apresentação do bloco de sapateado americano. Enquadramento histórico
7 Fevereiro 2018, 11:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
1. Apresentação do bloco de sapateado Americano:
- Funcionamento do bloco e da disciplina de TDSII
- Avaliação: breve esclarecimento acerca dos diferentes momentos de avaliação e respetivas datas.
- Material fundamental para as aulas: sapatos com claquetes
2.Enquadramento histórico do Sapateado
As diferentes raízes e influências: “Irish Jig”(Irlanda), “Lancashire Clog”( Inglaterra ) e as danças tradicionais africanas. A evolução histórica do sapateado na América do Norte no século XIX e XX: os estilos precursores ( Buck and Wing e Soft Shoe ), a influência do Jazz e os bailarinos que marcaram o desenvolvimento de diferentes estilos de sapateado.
Tarefa para trabalho autónomo: foi pedido aos estudantes para pesquisarem e visualizarem excertos de filmes com os seguintes bailarinos de sapatedo: Nicholas Brothers; Fred Astaire; Eleanor Powel, Gene Kelly; Gregory Hines e Savion Glover
Apresentação da disciplina. Iniciação ao Line Dance Disco
5 Fevereiro 2018, 11:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Reflexão sobre o programa de danças sociais/ de salão e em especial sobre o processo avaliativo.
Caracterização geral das danças sociais a transmitir no bloco.
Abordagem ao Line Dance Disco, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Aprendizagem da coreografia, Line Dance Disco. Aprendizagem da sequência de passos: Andares-Avançar e recuar com tap; Andares- laterais cruzados para a direita e esquerda com tap; Andares- laterais com volta para a direita e esquerda com tap; Kick Ball Change com Twist; Braços alongados- braços tipicamente usados na Disco; Sequência de Braços; Volta da dama em torno do par e troca de par.
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do LDD. Retorno à calma.