Sumários
5 Abril 2017, 12:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Sequência de chão com inclusão de uma nova parte: sequênciação da coluna à frente com pernas em paralelo e 2ª, transferência de peso entre membros inferiores e superiores, descida para a horizontal, torção, sequenciação dos membros e coluna, espirais, swings, alongamentos, bounces, subidas à vertical e descidas
Sequência das 4 frentes: foot brushes, tendus, pliés fondues, transferências de peso frente, lado e trás com curve e arch , leg swings, leg twists
Nova sequência com deslocação espacial (I) focada na transferência de peso em movimento rápido, plié, uso do momentum da força dos braços e twist do torso.
Nova sequência com deslocação espacial (II) focada em saltos e inversões e suspensão.
Prática intensiva da frase de movimento coreográfica
3 Abril 2017, 10:00
•
Rita de Carvalho Duarte Rato
Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª e 4ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a 4 tempos, a dois tempos e com transferência de peso, Coupé. Equilibrio em coupé
4. Battement jeté: simples, com piqué e en cloche; a la seconde: a fechar em 1ª e em 3ª.
5.Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu, a 2 tempos e a 1 tempo. Battement soutenu em todas as posições; port de bras e cambré. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo; em 1/2 ponta a dois tempos
7. Battement fondu: Duplo em todas as posições
8.Preparação pirouette
9. Adágio: enveloppé e develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, demi-promenade em atitude derriére; Equilibrio em atitude en avant.
10. Grand Battement: frente e trás simples e en cloche . Ao lado com piqué
Centro
1. Adágio: Chassé, port de bras, atitude, arabesque fondu, pas de bourré en avant e en arriére, develloppé a la seconde, foueté para arabesque.
2. Battement tendu em todas as posições com pirouette en dedans e en dehors
3. Sautés em 1ª e 3ª posição; em 2ª e 4ª posição
4. Petit, sisonne, Petit assemblé; petit jeté e changement
5.Sisonne fermé en avant, pas de bourré. Glissade en avant e para o lado.
6.Pas de chat
7.Enchainement: temps levé; pas de valse; soutenu; chassé en avant; glissades.
31 Março 2017, 11:00
•
Rita de Carvalho Duarte Rato
Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª e 4ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a 4 tempos, a dois tempos e com transferência de peso, Coupé. Equilibrio em coupé
4. Battement jeté: simples, com piqué e en cloche; a la seconde: a fechar em 1ª e em 3ª.
5.Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu, a 2 tempos e a 1 tempo. Battement soutenu em todas as posições; port de bras e cambré. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo; em 1/2 ponta a dois tempos
7. Battement fondu: Duplo em todas as posições
8.Preparação pirouette
9. Adágio: enveloppé e develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, demi-promenade em atitude derriére; Equilibrio em atitude en avant.
10. Grand Battement: frente e trás simples e en cloche . Ao lado com piqué
Centro
1. Adágio: Chassé, port de bras, atitude, arabesque fondu, pas de bourré en avant e en arriére, develloppé a la seconde, foueté para arabesque.
2. Battement tendu em todas as posições com pirouette en dedans e en dehors
Análise e estudo de Pirouette
3. Sautés em 1ª e 3ª posição; em 2ª e 4ª posição
4. Petit, sisonne, Petit assemblé; petit jeté e changement
5.Sisonne fermé en avant, pas de bourré. Glissade en avant e para o lado.
6.Enchainement: temps levé; pas de valse; soutenu; chassé en avant; glissades.
30 Março 2017, 08:00
•
Elisabete Monteiro
Aquecimento com exploração individual das potencialidades de movimentação do corpo no espaço (planos, níveis, trajetórias,dimensões, etc) e com distintas dinãmicas
Trabalho de centro essencilamente de sswings em vários planos, e com mudanças de frente e de .níveis (= passagens pelo chão), assim como trabalho específico de chão.
.Seguidamente passou-se a um trabalho nas diagonais e utilização de várias direções, fazendo revisão de alguns dos conteúdos dados nas aulas anteriores.Continuação do estudo-proposta relativa à coreografia a apresentar na Mostra final. Aprendizagem de mais 3 frases de movimento.Revisão da coreografia ensinada na última aula e na presente aula.
Trabalho de alongamentos individualizados.
29 Março 2017, 12:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento geral inicial: alongamento do torso, movimento das articulações em separado e em relação, transferencia de peso à 2ª em grand-plié.
Sequência de chão: torção, sequenciação dos membros e coluna, espirais, swings, alongamentos, bounces, subida à vertical e descida
Sequência das 4 frentes: foot brushes, tendus, pliés fondues, transferências de peso frente, lado e trás com curve e arch , leg swings, leg twists
Improvisação dançada focada em iniciar o movimento com as mãos. 2ª parte integrar iniciação de movimento com pés focando na ação de plié e relevé. 3º parte iniciação de movimento com cabeça. Feedback individual.
Continuação do desenvolvimento da frase de movimento de interrelação de grupo.
Continuação do desenvolvimento da frase coreográfica de grupo (nova sequência com acento em baixo - imagem do peso de trabalho)