Sumários

Técnica de Dança Clássica -14

27 Março 2017, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato



Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª e 4ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a 4 tempos, a dois tempos e com transferência de peso, Coupé. Equilibrio em coupé
4. Battement jeté: simples, com piqué e en cloche; a la seconde: a fechar em 1ª e em 3ª.
5.Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu, a 2 tempos e a 1 tempo. Battement soutenu em todas as posições; port de bras e cambré. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo; em 1/2 ponta a dois tempos
7. Battement fondu: Duplo em todas as posições
8.Preparação pirouette
9. Adágio: enveloppé e develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, demi-promenade em atitude derriére; Equilibrio em atitude en avant.
10. Grand Battement: frente e trás simples e en cloche . Ao lado com piqué

Centro
1. Adágio: Chassé, port de bras, atitude, arabesque fondu, pas de bourré en avant e en arriére, develloppé a la seconde, foueté para arabesque.
2. Battement tendu em todas as posições com pirouette en dedans e en dehors
Análise e estudo de Pirouette
3. Sautés em 1ª e 3ª posição; em 2ª e 4ª posição
4. Petit, sisonne, Petit assemblé; petit jeté e changement
5. Enchainement: temps levé; pas de valse; soutenu; chassé en avant; glissades.



Técnica de Dança Clássica -13

24 Março 2017, 11:00 Rita de Carvalho Duarte Rato



Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª e 4ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a 4 tempos, a dois tempos e com transferência de peso, Coupé. Equilibrio em coupé
4. Battement jeté: simples, com piqué e en cloche; a la seconde: a fechar em 1ª e em 3ª.
5.Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu, a 2 tempos e a 1 tempo. Battement soutenu em todas as posições; port de bras e cambré. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo; em 1/2 ponta a dois tempos
7. Battement fondu: Duplo em todas as posições
8.Preparação pirouette
9. Adágio: enveloppé e develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, demi-promenade em atitude derriére; Equilibrio em atitude en avant.
10. Grand Battement: frente e trás simples e en cloche . Ao lado com piqué

Centro
1. Adágio: Chassé, port de bras, atitude, arabesque fondu, pas de bourré en avant e en arriére, develloppé a la seconde, foueté para arabesque.
2. Battement tendu em todas as posições com pirouette en dedans e en dehors
Análise e estudo de Pirouette


A dinâmica como um dos fatores expressivos do movimento

23 Março 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Aquecimento com exploração individualdas potencialidades de movimentação do corpo no espaço (planos, níveis, trajetórias,dimensões, etc).

Seguidamente existiu um trabalho de centro comn trabalhio essencilamente de sswings em vários planos, e com mudanças de frente e de .níveis (= passagens pelo chão)

.Seguidamente passou-se a um trabalho nas diagonais e utilização de várias direções, fazendo revisão de alguns dos conteúdos dados nas aulas anteriores.
Continuação do estudo-proposta relativa à coreografia a apresentar na Mostra final. Aprendizagem de mais 3 frases de movimento.
Revisão da coreografia ensinada na última aula e na presente aula. priocedeu-se ao registo video.
Trabalhos de alongamentos individualizados.


TDTII Contemporâneo Cecília _7

22 Março 2017, 12:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira



Aquecimento inicial: espreguiçar e alongar torso, rotação das articulações, transferencia de peso em 2ª posição

Sequência de chão: torção, sequenciação dos membros e coluna, espirais, swings, alongamentos, bounces, subida à vertical e descida

Sequência das 4 frentes: foot brushes, tendus, pliés fondues, transferências de peso frente, lado e trás com curve e arch , leg swings, leg twists

Movimento dos 3 planos do torso: curl and arch, twist, bend

Exercício em círculo em que cada aluno propõe um movimento ao grupo que parte das necessidade do seu próprio corpo no momento

Criação coreográfica.
Desenvolvimento dos duetos e quartetos em movimento de grupo.
Revisão e clarificação da frase de movimento para a coreografia


Técnica de Dança Clássica -12

20 Março 2017, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato



Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª e 4ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a 4 tempos, a dois tempos e com transferência de peso, Coupé. Equilibrio em coupé
4. Battement jeté: simples, com piqué e en cloche; a la seconde: a fechar em 1ª e em 3ª.
5.Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu, a 2 tempos e a 1 tempo. Battement soutenu em todas as posições; port de bras e cambré. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo; em 1/2 ponta a dois tempos
7. Battement fondu: Duplo em todas as posições
8.Preparação pirouette
9. Adágio: enveloppé e develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, demi-promenade em atitude derriére; Equilibrio em atitude en avant.
10. Grand Battement: frente e trás simples e en cloche . Ao lado com piqué

Centro
1. Adágio: Chassé, port de bras, atitude, arabesque fondu, pas de bourré en avant e en arriére, develloppé a la seconde, foueté para arabesque.
2. Battement tendu em todas as posições com pirouette en dedans e en dehors