Sumários

TDTII_ Contemporâneo Cecília 4

1 Março 2017, 12:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento geral trabalhado em relação com respiração: movimento das articulações em isolamento e em ligação


Chão: Alongamentos e sequenciar da coluna e membros
Vertical: 
Exercício das 4 frentes: Pliés, tendus, fondues, transferências de peso, leg swings, bounces, foot brushes
Swings frontais, laterais e com twist
Movimentos de deslocação espacial em plié: frente, lados e trás
Deslocação espacial com quedas e recuperação

Prática coreográfica: Continuação da frase de movimento

Prática a pares: rolar e transferencia de peso leves apenas com torsoPrática coreográfica a pares:Trabalho sobre a dinâmica das frases de movimento a pares criadas na aula anterior


Técnica de Dança Clássica -6

24 Fevereiro 2017, 11:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, penché, grand plié e relevé
9. Grand Battement com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições. Pirouette en dehors

Centro
1. Adágio com port de bras. Port de bras; develloppé à frente e atrás em croisé; ecarté com foueté; 2º arabesque
2. Battement tendu em todas as posições com relevé passé e pirouette
3. .Sautés: 1ª, 2ª e 3ª posição; echappés
4. Glissades.
5. Temps levé arabesque e passé
5. Pas valse, soutenu, chassé en avant
6. Pas de Bourré 


A organicidade no desempenho técnico

23 Fevereiro 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Após um aquecimento dirigido, iniciando-se com uma movimentação global, com utilização do espaço partilhável, foi realizada uma breve revisão do trabalho de centro (colocação, postura e coordenação entre o membro inferior e o membro superior). Desenvolveu-se um pouco o trabalho de chão da aula anterior com insistência nas ligações e transição entre direções e gestos, para uma maior qualidade de interpretação. Realizaram-se ainda alguns deslocamentos com simples mudanças de direção coordenados com transferências de peso.

Procedeu-se ao ensino de uma breve variação dançada com base no trabalho efetuado durante a aula. O alongamento/retorno à calma ficou à responsabilidade de cada estudante.
Foi ainda chamada a atenção para que os movimentos devem ser pensados em continuidade dando especial ênfase à ligação entre eles, conferindo a qualidade pretendida de movimento dançado que a organicidade do desempenho permite aceder.
É o 'como' que importa trabalhar. Os skills só serão dominados com qualidade artística se a expressividade inerente a cada um ou ao que se pretende imprimir esteja presente.


TDTII Contemporâneo Cecília 3

22 Fevereiro 2017, 12:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Aquecimento geral: alongamento do torso, movimento das articulações em isolamento e em relação, transferencia de peso à 2ª em grand-plié.


Chão: Alongamentos, sequenciar da coluna e membros e leg swings

Exercício das 4 frentes: Pliés, tendus, fondues, transferências de peso, leg swings, bounces, foot brushes

Vertical: Swings frontais, laterais e com twist

Prática coreográfica:Continuação da frase de movimento

Prática coreográfica a pares: trabalho sobre a dinâmica das frases de movimento a pares criadas na aula anterior


Técnica de Dança Clássica -5

20 Fevereiro 2017, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Battement frappé: em cruz a 2 tempos e a um tempo
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Develloppé para todas as posições, Grand rond de Jambe, penché, grand plié e relevé
9. Grand Battement com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições

Centro
1. Adágio com port de bras. Port de bras; develloppé à frente e atrás em croisé; ecarté com foueté; 2º arabesque
2. Battement tendu em todas as posições com relevé passé
3. Pas de bourré over e under
4.Sautés: 1ª, 2ª e 3ª posição; echappés
5. Pas valse, soutenu, chassé en avant