Sumários

Preparação a longo prazo no desporto infanto-juvenil. Talento e seleção desportiva

6 Novembro 2018, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Os principais modelos de treino a longo prazo.

2.     Long-Term Athlete Development. Caracterização do modelo. Os objetivos e conteúdos das etapas de formação desportiva.

3.     Developmental Model of Sport Participation. Caracterização do modelo.

4.     The Youth Physical Development Model: A New Approach to Long-Term Athletic Development. Caracterização do modelo.

Bibliografia:

Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S. & Way, R.(2006). Long-Term Athlete Development - Canadian Sport for Life (Resource Paper). Vancouver: Canadian Sport Centres.

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Côté, J., Lidor, R. & Hackfort, D. (2009). ISSP Posi tion Stand: To Sample or to Specialize? Seven Postulates about Youth Sport Activities that Lead to Continued Participation and Elite Performance. IJSEP, 9, 7-17.

Ford, P., De Ste Croix, M., Lloyd, R., Meyers, R., Moosavi, M., Oliver, J.,Till, K., Williams, C. (2011). The Long-Term Athlete Development model: Physiological evidence and application, Journal of Sports Sciences, 29(4), 389-402.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O.(Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.

Lloyd, R. & Oliver, J.L. (2012).The Youth Physical Development Model: A New Approach to Long-Term Athletic Development. Strength & Conditioning Journal, 34 (3), 61-72.


Treino de resistência no desporto infanto-juvenil

30 Outubro 2018, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Respostas cardiovasculares ao exercício progressivo na idade pediátrica

2.     Efeito do crescimento na capacidade aeróbia dos jovens

3.     Disponibilidades aeróbias das crianças em comparação com as dos adultos.

4.     Treinabilidade da resistência na idade pediátrica.

5.     Treinabilidade da potência aeróbia máxima.

6.     Alterações fisiológicas provocadas pelo treino aeróbio em jovens.

7.     Treino de resistência aeróbia. Orientações metodológicas.

Bibliografia:

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Coelho e Silva, M., Figueiredo, A., Elferink-Gemser, M., Malina, R. (2009). Youth Sports. Participation, Trainability and Readiness. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O.(Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.


Treino de força no desporto infanto-juvenil

23 Outubro 2018, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Relevância do treino da força em idade pediátrica.

2.     Benefícios  e riscos do treino da força no desporto infanto-juvenil.

3.     Desenvolvimento muscular e capacidade de produzir  força durante infância e adolescência.

4.     Treinabilidade da força na crianças e no jovem. Capacidade de retenção dos ganhos obtidos.

5.     Prioridades de treino, princípios de intervenção.

6.     Concepção de programas de treino:

a)    Nível básico 6-9 anos e 10-12 anos;

b)    Nível intermédio 12-15 anos;

c)     Nível avançado 15-18 anos.

Bibliografia:

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Coelho e Silva, M.,Figueiredo, A., Elferink-Gemser, M., Malina, R. (2009). Youth Sports. Participation, Trainability and Readiness. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Duhig, S.J. (2014). Strength training for the young athlete. Journal of Australian Strength and Conditioning, 22(1), 63-68.

Faigenbaum, A.D. (2000). Strength training for children and adolescents. Clinics in Sports Medicine, 19, 593-619.

Faigenbaum, AD., Lloyd, R.S., Myer, G.D. (2013). Youth Resistance Training: Past Practices, New Perspectives, and Future Directions.  Pediatric Exercise Science, 25, 591-604.

Faigenbaum, AD., Lloyd, R.S., MacDonald, J.,Myer, G.D. (2016). Beneficial Effects of Resistance Training for Young Athletes. Narrative Review. British Journal of Sports Medicine 50(1), 3­7.

Faigenbaum, A.D., Westcott, W.L. (2009). Youth Strength Training. Champaign: Human Kinetics.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O.(Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.


Treino de velocidade no desporto infanto-juvenil

16 Outubro 2018, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Formas de manifestação da velocidade e maturação.

2.     Princípios metodológicos de treino de velocidade no desporto infanto-juvenil.

3.     Meios de treino de velocidade no desporto infanto-juvenil.

4.     Testes de avaliação de velocidade.

Bibliografia:

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O.(Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.

Huijgen, B.C.H., Elferink-Gemser, M.T., Post , W., Visscher, C. (2010): Development of dribbling in talented youth soccer players aged 12–19 years: A longitudinal study, Journal of Sports Sciences, 28(7), 689-698.


Treino das capacidades coordenativas no desporto infanto-juvenil

9 Outubro 2018, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Definição e caracterização das capacidades coordenativas.

2. Solicitação das capacidades coordenativas por diferentes grupos de modalidades.
3. Treino das capacidades coordenativas:
     3.1. Capacidade de acoplamento.
     3.2. Capacidade de orientação espácio-temporal.
     3.3. Capacidade de diferenciação cinestésica.
     3.4. Capacidade de equilíbrio.
     3.5. Capacidade de ritmo.
4. Retenção das adaptações e prioridades do treino antes e depois da puberdade.
5. Treino das capacidades coordenativas numa perspetiva longitudinal.

6. Avaliação da coordenação geral.

Bibliografia:

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O. (Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.

Latash,M., Turvey, M. (Eds.) Bernstein,N.(1996). Dexterity and Its Development. Mahwah, New Jersey:Lawrence Erlbaum Associates.

Lloyd, R.S., Read, P., Oliver, J.L., Meyers, R.W., Nimphius, S., Jeffreys, 
I. (2013). Considerations for the development of agility during childhood and adolescence. Strength and Conditioning Journal, 35(3), 2-11.

Sheppard, J.M. & Young, W. B. (2006). Agility literature review: Classifications, training and testing, Journal of Sports Sciences, 24(9), 919-932.