Sumários

Improvisação estruturada e ativadores criativos e artísticos na composição

4 Outubro 2018, 14:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Improvisação estruturada a partir de uma vertente do processo criativo de Anne Teresa de Keersmaeker: "My walking is my dancing".


A partir do exercício refletiu-se sobre ativadores e estímulos criativos e artísticos: Exs. o padrão e a quebra de padrão; a tensão entre corpos, linhas espaciais, olhares, ritmos etc.; o fator surpresa; cada conceito contém o seu oposto sem o oposto torna-se  superficial, desinteressante; o jogo da repetição e desconstrução; a presença em palco do performer - uma intensão clara o "estar lá"; jogar com os limites do que está pré-determinado; dar tempo de respiração ao que acontece, jogar com quebras de ritmo;  jogar entre o detalhe e o geral.


Anne Theres de Keersmaeker

3 Outubro 2018, 10:30 Elisabete Monteiro

Apresentação dos seus princípios, métodos e processos de exploração e de composição coreográfica.

Apresentação, ilustração de algumas da suas obras. Esclarecimento de dúvidas.
No final procedeu-se à divisão dos grupos de trabalho e à escolha do coreógrafo de cada grupo, para apresentação, respetivamente nos dias 17, 24 e 31, sendo que todos os grupos terão de entregar via SGA o documento que suporta a apresentação do grupo.
Cada grupo, poderá ainda, uma semana após a sua apresentação, entregar uma análise reflexão da apresentação propriamente dita.


A percepção do outro - contacto

2 Outubro 2018, 17:00 Elisabete Monteiro

Vivência de situações relativamente ao próprio e depois ao outro explorando diferentes: ações, formas e posições do corpo, assim como deslocamentos.

Exploração do gesto caraterístico ou com a assinatura pessoal e sua exploração. A escrita enquanto forma de pesquisa e descoberta do movimento. Experiência da sua verbalização e como determina e é determinado pelo movimento/gesto. Diálogos que se deixam contaminar
Abordagem inicial à improvisação em pequenos grupos e depois com a turma toda usando o material trabalhado na aula.
Conclui-se uma vez mais com o trabalho da energia no sentido do abandono e deixar se manipular sem resistência, servindo como retorno à calma, mas também preparatório de um futuro trabalho de contacto-improvisação. 


Introdução à noção de Linguagem de Movimento

27 Setembro 2018, 14:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Estudo sobre Linguagem de Movimento: apresentação de 4 ex. e reflexão de grupo sobre o que caracteriza cada uma dessas linguagens/ assinaturas de movimento.

Exs. :

___ James O'Hara and Sidi Larbi Cherkaoui

https://www.youtube.com/watch?v=vbfUUKiKMOk

DVB Dead Dreams of Monochrome Men

https://www.youtube.com/watch?v=aNGpDfAQ4QI

___ Sasha Waltz – Kreature - 2017

 https://www.youtube.com/watch?v=aAuAZSdDD94

___ Clara Andermatt e Paulo Ribeiro _ Dançar Cabo Verde (1994)

https://www.youtube.com/watch?v=glCFa1b1gS8



A Improvisação - quadro conceptual

26 Setembro 2018, 10:30 Elisabete Monteiro

Definição da sua origem, da sua etimologia.

Improvisação como estado de prontidão.
Improvisação como uma técnica de trabalho, de composição/criação; como uma finalidade.
Noções sobre o conceito de Contacto-Improvisação.
Referenciação e fundamentação dos exercícios práticos realizados na aula anterior.
Esclarecimento de dúvidas.