Sumários

Um coreógrafo - Aldara Bizarro

17 Outubro 2018, 10:30 Elisabete Monteiro

Início das apresentações por parte dos estudantes sobre os métodos e processos coreográficos de coreógrafos portugueses, na base de entrevistas das no âmbito de uma tese de doutoramento sobre Processos de Criação Coreográfica na atualidade a nível nacional. Iniciou-se com Aldara Bizarro. Visionamento de uma obra de referência da coreógrafa em análise.

Breve discussão e análise do material apresentado.
Esclarecimento de dúvidas.


Exploração do objeto

16 Outubro 2018, 17:00 Elisabete Monteiro

Na base dos conteúdos transmitidos na aula teórica anterior, foram vivenciadas de situações objetivas e subjetivas sendo como objeto uma 'pedra' da escolha de cada estudante.

Tentou-se assim dar ferramentas e estratégias que pudessem ajudar ao trabalho de composição que têm de apresentar na próxima aula prática.
Esclarecimento de dúvidas.


1ª Reunião com Compositores da ESML

11 Outubro 2018, 14:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Reunião com os compositores da ESML: professor Carlos Marecos, Moisés (compositor de jazz) e Telmo (compositor de contemporâneo).

Apresentação geral e apresentação das noções estruturantes do projeto.
Divisão da turma em dois grupos. 
Cada grupo conversou com o seu compositor sobre tema comum, noções básicas de improvisação estruturada a adotar, e abordagens gerais sobre a improvisação em cada uma das disciplinas artísticas.
Ficou marcado o próximo ensaio para dia 25 de Outubro.
Foram apontadas datas possíveis para apresentação a serem confirmadas.


Formas de olhar um objeto

10 Outubro 2018, 10:30 Elisabete Monteiro

Apresentação do Physivcal Mind Map.

O exercício da maça segundo a teoria de Roger W. Sperry (1984) - Perspetivas do pensar e a diferença e características entre o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito.
Os estudantes forma solicitados a escrever sobre uma maçã, real, na sua presença de forma racional e depois de forma intuitiva. Após uma breve discussão, realizou-se o mesmo exercício, mas apenas segundo um pensamento metafórico, sensível, intuitivo sobre a pedir que cada um trouxe.
Esclarecimento de dúvidas. 


Trabalho do imaginário e da metáfora

9 Outubro 2018, 17:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes iniciaram a aula trabalhando a pares ou em grupos de 3 um exercício de leading and following, primeiro sem contato e de forma sequencial e, posteriormente com contacto e 'em diálogo de movimento'.

Procedeu-se a seguir à proposta de trabalho 'do lego ao contacto', primeiro no espaço próprio e depois partilhável, imaginando que cada um constituiria uma peça de construção que a cada vez mudava a intenção do que poderia ser.
Com terceira proposta os estudantes tiveram de trabalhar o'daqui só saio com resistência e em oposição', desenvolvendo o trabalho de confiança, através do peso, contra peso,  do equilíbrio e do desequilíbrio, mantendo ou mudando a forma.
Como ultima atividade foi solicitado que os estudantes a cada cerca de 10'' escrevessem uma série de características suas, que poderiam vr a contribui para a construção de um auto retrato e o desafio foi, 'Como ou se eu fosse um(a: objeto, cor, sentimento/emoção, textura, quadro, gesto, música/som, desejo, palavra, paisagem... etc (podendo ir acrescentando ao longo das aulas).
A seguir e mediante indicação verbal do Professor foi solicitado para traduzirem em movimento cada um dos aspetos escolhidos.
No final da aula foi solicitado que cada um trouxesse uma pedra, que fizesse sentido para eles fruto de uma oferta, escolha intencional, acaso, acidente de encontro, etc.