Sumários

Fisicalidade e energia

2 Novembro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

As estudantes vivenciaram várias situações implicando um jogo de tensões, uma fisicalidade, com distintos polos de energia, evidenciando as possibilidades criativas que esta estratégia poderá conferir à exploração e composição coreográfica.

Breve reflexão no final da aula do trabalho realizado, tendo sido destacados os aspetos principais a reter.


Criadores Portugueses (cont.)

2 Novembro 2017, 09:00 Elisabete Monteiro

Continuação da apresentação de forma genérica de alguns processos de criação coreográfica, nomeadamente de Clara Andermatt relativamente à sua respetiva perspetiva de dança contemporânea, ao conceito de corpo, assim como ao(s) processo(s) de criação a nível da suas motivações e dificuldades sentidas. As estudantes visionaram alguns breves extractos coreográficos de obras da coreógrafa, assim como lhe foi dado acesso à entrevista realizada no âmbito de uma tese de doutoramento de 2017 (sob a orientação da própria docente da disciplina). No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão da aula, assim como se esclareceram as dúvidas que foram apresentadas.


CC Cecília 7 _ Continuação do trabalho de desconstrução_ contrições e estados físicos

30 Outubro 2017, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento geral: rollings , alongamentos, rotações das articulações. 

Aquecimento através da qualidade de atirar e suspender. Focar a qualidade de atirar através do movimento dos braços- o movimento é iniciado/estimulado pelo movimento dos braços - prática de 3 níveis de intensidades.

Trabalho com os mesmos grupos da semana anterior (cada grupo tem alternadamente ambas as funções de coreógrafos e bailarinos experimentais):
Ana e Mariana com Dária e Milena
Micaela e Andreia com Malwina e Malgorzata
Claudia e Inês com Maria e com Lígia

Cada (par de) coreógrafo(s) pede aos seus "bailarinos experimentais" para criar mais 16 tempos de frase de movimento baseados em indicações novas ou similares às da semana anterior. 
Após visualizar a frase, os coreógrafos trabalharam a sua desconstrução através de: constrições ou estados físicos precisos. 
O trabalho foi gravado em video para ser continuado na próxima aula.

Apresentação da frase " I´m less interested in how people move than what moves them"  (Pina Bausch) para reflexão.

Explicação do Trabalho de Casa:
- Pensar em restrição ou estado físico com que trabalhar com os bailarinos experimentais 
- Pensar em o que vos move na criação da peça (necessidade criativa, vontades, visões etc. ) e como transmitir essa vontades bailarinos.
- Pensar em ambiente sonoro, textura de som, atmosfera, qualidade etc, para trazer na próxima aula.


Componentes Coreográficas

26 Outubro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

As estudantes vivenciado algumas componentes coreográficas, tendo como ponto de partida o corpo e fazendo ainda a ligação com as frases de movimento trabalhadas na aula anterior com a docente.

Esclarecimento de dúvidas.


Criadores portugueses

26 Outubro 2017, 09:00 Elisabete Monteiro

Foram apresentados de forma genérica alguns dos processos de criação coreográfica de alguns dos criadores portugueses, relativamente à sua respetiva perspetiva de dança contemporânea, ao conceito de corpo, assim como ao(s) processo(s) de criação a nível da suas motivações e dificuldades sentidas. As estudantes visionaram alguns breves extractos de diferentes criadores, assim como lhe foi dado acesso a algum do material (entrevistas) realizadas no âmbito de uma tese de doutoramento de 2017, realizada sob a orientação da própria docente da disciplina. No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão do trabalho realizado, assim como se esclareceram as dúvidas que foram sendo colocadas.