Sumários
Criadores Portugueses (cont.)
16 Novembro 2017, 09:00 • Elisabete Monteiro
Continuação da apresentação de forma genérica de alguns processos de criação coreográfica, nomeadamente de Rui Horta relativamente à sua respetiva perspetiva de dança contemporânea, ao conceito de corpo, assim como ao(s) processo(s) de criação a nível da suas motivações e dificuldades sentidas. As estudantes visionaram alguns breves extractos coreográficos de obras da coreógrafa, assim como lhe foi dado acesso à entrevista realizada no âmbito de uma tese de doutoramento de 2017 (sob a orientação da própria docente da disciplina). No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão da aula, assim como se esclareceram as dúvidas que foram apresentadas.
CC_Cecília 9
13 Novembro 2017, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento geral
Modelagem do movimento
9 Novembro 2017, 10:30 • Elisabete Monteiro
As estudantes vivenciaram, mediante utilização do material experimentado e criado até então a nível de frases de movimento, a sua modelagem - por comissão e contraste - iniciando também a temática que será a dada no final, para a avaliação, como propulsora da criação final.
Criadores Portugueses (continuação)
9 Novembro 2017, 09:00 • Elisabete Monteiro
Continuação da apresentação de forma genérica de alguns processos de criação coreográfica, nomeadamente de Marlena Freitas relativamente à sua respetiva perspetiva de dança contemporânea, ao conceito de corpo, assim como ao(s) processo(s) de criação a nível da suas motivações e dificuldades sentidas. As estudantes visionaram alguns breves extractos coreográficos de obras da coreógrafa, assim como lhe foi dado acesso à entrevista realizada no âmbito de uma tese de doutoramento de 2017 (sob a orientação da própria docente da disciplina). No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão da aula, assim como se esclareceram as dúvidas que foram apresentadas.
CC_Cecília 8
6 Novembro 2017, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Baseado nos grupos de trabalho anteriores ( combinando coreógrafas e bailarinas experimentais) as coreógrafas trabalharam com as suas bailarinas experimentais, trabalhando as suas ideias/desejos para o trabalho final agora sem indicação inicial da professora.
Fazer um apanhado descritivo de todo o vosso
trabalho desenvolvido até ao momento, relativo à criação coreográfica e
exercícios desenvolvidos durante as aulas.
Esta descrição deverá ser constituída por:
2) O espaço de apresentação, como o pretendem usar e porquê
3) O que já comunicaram com o compositor
4) Outras inspirações que vos tenham surgido (por ex. imagens sonoras, visuais, hápticas, cinéticas, ações, situações do dia a dia, experiências, vontades etc.)
5) A estrutura geral da peça (caso já tenham pensado sobre isso)
6) Qual o motor/ motivo/ razão/ vontade ou conceito inerente ao movimento a ser criado
7) Os modos de desconstrução/ limitações/ variações coreográficas/ explorações com que trabalharam nas aulas da professora Cecília e da professora Elisabete
8) Noções teóricas que pensem ser mais relevantes para o vosso processo criativo
9) Outros aspetos que pensem ser importantes
10) Desejos de experimentações a serem realizadas
NOTA: No caso dos duetos, este trabalho deverá ser entregue como um trabalho conjunto, o qual deve resultar de um apanhado dos apontamentos de cada uma e de uma conversa entre vocês sobre os aspetos acima mencionados.