Sumários
Anne Teresa de Keersmaeker
30 Novembro 2017, 09:00 • Elisabete Monteiro
Foram apresentados os princípios e o processo coreográfico de Anne Teresa de Keersmaeker, mas com especial incidência quanto à sua criação de 'En Atendant & Cesena - A Choreographer's Score.
O som e a imagem
23 Novembro 2017, 10:30 • Elisabete Monteiro
Foram vivenciadas várias situações em que as estudantes exploraram, enquanto potenciais estímulos/recursos para o desenvolvimento da capacidade criativa a imagem, mas essencialmente o som e sua estreita relação com o movimento do corpo, no âmbito da voz, da palavra dita, mas também desenhada, articulada, com a noção da sua interferência ou impacto no gesto.
Criadores Portugueses - conclusão
23 Novembro 2017, 09:00 • Elisabete Monteiro
Continuação da apresentação de forma genérica de alguns processos de criação coreográfica, nomeadamente de Sofia Dias & Vitor Roriz relativamente à sua respetiva perspetiva de dança contemporânea, ao conceito de corpo, assim como ao(s) processo(s) de criação a nível da suas motivações e dificuldades sentidas. As estudantes visionaram alguns breves extractos coreográficos de obras da coreógrafa, assim como lhe foi dado acesso à entrevista realizada no âmbito de uma tese de doutoramento de 2017 (sob a orientação da própria docente da disciplina). No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão da aula, assim como se esclareceram as dúvidas que foram colocadas.
CC_ Cecília 10
20 Novembro 2017, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Apanhado das aprendizagens até ao momento através da entrega e explicação do documento "Algumas considerações na composição coreográfica"
Construção - desconstrução
16 Novembro 2017, 10:30 • Elisabete Monteiro
As estudantes foram incentivadas a construir uma frase de movimento que refletisse as suas pesquisas relativamente à coreografia final. Uma vez criada, e com um trabalho a pares, cada uma teria de dar uma tarefa específica à sua colega, para que procedessem à desconstrução da frase inicial. Após a sua conclusão e, mediante feedback da colega, teria ainda de aferir e tentar desenvolver o que tinha sido apontado.