Sumários
23 Outubro 2017, 10:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento individual focado no alongamento, movimento de articulações e activação aeróbica.
Baseado-se nas palavras do mapa perceptivo de sinestesias desenvolvido na aula anterior cada grupo de trabalho escolheu uma ou duas expressões.
Juntaram-se dois grupos de trabalho: cada grupo transmitiu ao outro as palavras escolhidas como mote para criação de uma frase de movimento.
Todos os grupos mostraram a frase de movimento
Em cada grupo a professora deu exemplos de como o movimento pode ser desconstruído e a frase de movimento foi apresentada de novo com as desconstruções propostas.
Curta conversa sobre a necessidade de experimentar e transformar como modo de exploração coreográfica.
Exs. de modos de desconstrução:
- Limitações físicas (ex. prender ou limitar parte do corpo, olhar sempre para um ponto);
- Incluir tarefas, imagens, gestos, ações físicas
- Incluir estados físicos (ex. tremer, suspender a respiração, inquietação, fazer o movimento como se...)
- Alteração drástica de tempo;
- Alterações de espaço (frentes, espaço entre corpos, níveis
- Incluir sons;
- Jogar com momentos imprevistos (por ex a partir de toque ou interferências).
- Jogar com tamanho do movimento
19 Outubro 2017, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Foram vivenciadas situações de experimentação, de desenvolvimento e de composição coreográfica através deste conceito de affordance, mas também de constrangimentos criados, como estratégias para a criação/composição coreográfica.
No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão do trabalho realizado, assim como se esclareceram as dúvidas que foram sendo colocadas.
19 Outubro 2017, 09:00
•
Elisabete Monteiro
A criatividade e as possibilidades de ação, que tanto estimulam como condicionam a criatividade.
O conceito de affordance - condicionamento e possibilidade.
A percepção do envolvimento, do outro, dos objectos.
Apresentação de alguns exemplos.
Esclarecimentos de dúvidas.
16 Outubro 2017, 10:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Feedback dos alunos sobre o encontro com os músicos da ESML realizado na aula anterior.
Exploração da Imagem temática e aprofundamento das ideias criativas de cada grupo
- Escrita associativa de 5 min sobre a image temática
- Escolha de 2 a 4 palavras/ expressões resultantes da escrita associativa
- Escrita associativa sobre cada uma das palavras/expressões (3 min cada)
- Mapa Perceptivo de Sinestesias: a cada uma das expressões escolhidas são criadas associação relativas a: Ações, Corpo, Movimento, Texturas, Sabores e Imagens.
- Discução entre os elementos do mesmo grupo de trabalho sobre as ideias e associações que surgiram em função do trabalho criativo a desenvolver. NOTA: as alunas que trabalham a solo partilharam ideias entre si.
12 Outubro 2017, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Visita de estudo ao edifício e exterior da Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa, a fim de ser escolhido o local de apresentação de cada composição (site specific).
A seguir foi realizada uma reunião entre os alunos de ambas as escolas, para escolha dos pequenos grupos a formar e na base do estímulo comum a todos: a imagem de uma escultura de Bruno Catalano 'O viajante'. A reunião teve a supervisão dos professores das duas cadeiras de composição (dança e música).