Sumários

CC Cecília 6_ Jogar com a desconstrução de movimento

23 Outubro 2017, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Aquecimento individual focado no alongamento, movimento de articulações e activação aeróbica.


Baseado-se nas palavras do mapa perceptivo de sinestesias desenvolvido na aula anterior cada grupo de trabalho escolheu uma ou duas expressões.

Juntaram-se dois grupos de trabalho: cada grupo transmitiu ao outro as palavras escolhidas como mote para criação de uma frase de movimento.

Todos os grupos mostraram a frase de movimento  
Em cada grupo a professora deu exemplos de como o movimento pode ser desconstruído e a frase de movimento foi apresentada de novo com as desconstruções propostas.

Curta conversa sobre a necessidade de experimentar e transformar como modo de exploração coreográfica. 

Exs. de modos de desconstrução:
- Limitações físicas (ex. prender ou limitar parte do corpo, olhar sempre para um ponto);
- Incluir tarefas, imagens, gestos, ações físicas
- Incluir estados físicos (ex. tremer, suspender a respiração,  inquietação, fazer o movimento como se...)
- Alteração drástica de tempo;
- Alterações de espaço (frentes, espaço entre corpos, níveis
- Incluir sons;
- Jogar com momentos imprevistos (por ex a partir de toque ou interferências). 
- Jogar com tamanho do movimento


Affodances na composição coreográfica

19 Outubro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Foram vivenciadas situações de experimentação, de desenvolvimento e de composição coreográfica através deste conceito de affordance, mas também de constrangimentos criados, como estratégias para a criação/composição coreográfica.

No final da aula procedeu-se a uma breve reflexão do trabalho realizado, assim como se esclareceram as dúvidas que foram sendo colocadas.


Criatividade e composição coreográfica

19 Outubro 2017, 09:00 Elisabete Monteiro

A criatividade e as possibilidades de ação, que tanto estimulam como condicionam a criatividade.

O conceito de affordance - condicionamento e possibilidade.
A percepção do envolvimento, do outro, dos objectos.
Apresentação de alguns exemplos.
Esclarecimentos de dúvidas.


CC Cecília 5_ Exploração da Imagem Temática

16 Outubro 2017, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Feedback dos alunos sobre o encontro com os músicos da ESML realizado na aula anterior.

Exploração da Imagem temática e aprofundamento das ideias criativas de cada grupo
- Escrita associativa de 5 min sobre a image temática 
- Escolha de 2 a 4 palavras/ expressões resultantes da escrita associativa  
- Escrita associativa sobre cada uma das palavras/expressões (3 min cada)
- Mapa Perceptivo de Sinestesias: a cada uma das expressões escolhidas são criadas associação relativas a: Ações, Corpo, Movimento, Texturas, Sabores e Imagens.  
- Discução entre os elementos do mesmo grupo de trabalho sobre as ideias e associações que surgiram em função do trabalho criativo a desenvolver. NOTA: as alunas que trabalham a solo partilharam ideias entre si.


ESML - conclusão

12 Outubro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Visita de estudo ao edifício e exterior da Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa, a fim de ser escolhido o local de apresentação de cada composição (site specific).

A seguir foi realizada uma reunião entre os alunos de ambas as escolas, para escolha dos pequenos grupos a formar e na base do estímulo comum a todos: a imagem de uma escultura de Bruno Catalano 'O viajante'. A reunião teve a supervisão dos professores das duas cadeiras de composição (dança e música).