Sumários

Desenvolvimento e consolidação da aula anterior

28 Setembro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Após o aquecimento - consciencialização corporal - segui-se um trabalho de articulações e um início de estabelecer um trabalho de relações com os colegas, procedeu-se ao início do trabalho da temática 'A Perca', explorando o que tinha sido feito na aula anterior.

Optou-se por trabalhar  essencialmente a perca de equilíbrio, a perca do tempo, omissão, apostando assim com grande incidência na fiscalidade e fatores que poderão ser trabalhados sob a temática em causa, desenvolvendo o realizado na aula anterior.
Realizou-se a seguir um trabalho a pares, um leading and follow com contacto e, depois, o demonstrar a interpretação pela sensação do toque. Idêntico à aula anterior, a turma foi ainda dividida a meio: uma parte fazia a demonstração e o outro observava e dava fb. Após isso, pelo fb dado teria de voltar a demonstrar.No final procedeu-se a uma breve discussão sobre as duas últimas aulas com a docente.


Composição Coreográfica - Smith-Autard

28 Setembro 2017, 09:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da perspectiva de Smith-(2010) Autard quanto à Composição coreográfica.

O que envolve compôr dança: imaginação, por vezes sentimento, mas muito mais (Robinson, 2009).
A necessidade de selecionar, refinar e combinar.
Métodos de construção coreográfica. A natureza da composição coreográfica.
O conteúdo do material - movimento e significado.
A linguagem básica do movimento.
Esclarecimento de dúvidas


CC Cecília 2_ Das ideias à fisicalidade e vice-versa _ Graus de tensão

25 Setembro 2017, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Conversa: 

Das ideas à fiscalidade e da fiscalidade às ideias. 
Os estados e vontades do corpo 
A perda na queda, no tempo, na falta/ vazio, no abandono
As diferentes tonicidades do corpo

Aquecimento:  movimentar no espaço, espreguiçar o corpo, movimento de articulações

Exploração de diferentes graus de tensão do corpo
- tensão no movimento (imagem de corpo feito de material rígido)
- o movimento fluido (imagem de corpo percorrido por água)
- o movimento abandonado (imagem de boneco, sem vontade)

Duetos de improvisação e exploração:
Tensão: a) uma oferece resistencia à outra como modo de praticar um corpo que se move em tensão. b) As duas relacionam-se em tensão
Abandono: as duas relacionam-se em abandono

Criar pequena composição de movimentos definidos, a partir da relação em abandono.

Mostra

Inicio do exercício em que um grupo trabalha coreograficamente sobre o movimento do outro



à volta de um tema

21 Setembro 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Após o aquecimento, implicando a consciencialização corporal, um trabalho de articulações e um início de estabelecer um trabalho de relações com os colegas, procedeu-se ao início do trabalho da temática 'A Perca'.

Optou-se por trabalhar  essencialmente a perca de equilíbrio, a perca do tempo, omissão, apostando assim com grande incidência na fiscalidade e fatores que poderão ser trabalhados sob a temática em causa.
Realizou-se a seguir um trabalho a pares, um leading and follow com contacto e. depois, o demonstrar a interpretação pela sensação do toque.
A turma foi ainda dividida a meio: uma parte fazia a demonstração e o outro observava e dava fb. Após isso, pelo fb dado teria de voltar a demonstrar.
No final procedeu-se a uma breve discussão sobre a aula.


Apresentação

21 Setembro 2017, 09:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina.

Regras de funcionamento, organização e avaliação.
Esclarecimento de dúvidas.