Sumários

O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos

11 Dezembro 2018, 11:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 12:

Apresentação do tema ‘O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: Capítulo 13: The Tactical Games Model (teaching games for understanding). pp. 339 – 370), e, Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.).  Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130


O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos

10 Dezembro 2018, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 12:

Apresentação do tema ‘O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: Capítulo 13: The Tactical Games Model (teaching games for understanding). pp. 339 – 370), e, Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:
Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.).  Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130


Modelos Instrucionais de Ensino

4 Dezembro 2018, 11:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 11:

Apresentação do tema ‘Modelos Instrucionais de Ensino' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: capítulos: 7, 8, 9, 11 e 12: Direct Instruction (teacher instructional leader), pp. 161 -184, Personalized System for Instruction (students progress as fast as they can, or as slowly as they need), pp. 185 -219, Cooperative Learning (the group has not achieved until all of its members have achieved). pp. 220 – 252, Peer Teaching Model (I teach You, You teach me). pp. 286 - 308, Inquiry Teaching (learner as a problem solver). pp. 309 – 338), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:Metzler, M. W. (2000).  Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA 


Modelos Instrucionais de Ensino

3 Dezembro 2018, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 11:

Apresentação do tema ‘Modelos Instrucionais de Ensino' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: capítulos: 7, 8, 9, 11 e 12: Direct Instruction (teacher instructional leader), pp. 161 -184, Personalized System for Instruction (students progress as fast as they can, or as slowly as they need), pp. 185 -219, Cooperative Learning (the group has not achieved until all of its members have achieved). pp. 220 – 252, Peer Teaching Model (I teach You, You teach me). pp. 286 - 308, Inquiry Teaching (learner as a problem solver). pp. 309 – 338), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:Metzler, M. W. (2000).  Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA 


O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B), e, O Treinador como Profissional Reflexivo e o PNFT

27 Novembro 2018, 11:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 9:

Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B)’ (capítulos 4, 5 e 6, ‘Designing Movement Experiences and Tasks’, ‘Task Presentation’ e ‘Content Analysis and Development’, pp. 59-79, pp. 80-98 e pp. 99-125, e, capítulos 13 e 14, ‘Observation and Analysis of Instruction’ e ‘Tools for the analysis of instruction’, pp. 273-285 e pp. 286-319 ) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Tema 10:

Apresentação do tema 'O Treinador como Profissional Reflexivo e o Programa / Modelo Nacional de Formação de Treinadores’ (capítulo 12, Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241, capítulo 13Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255, e, (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal),  por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241 (Secção 3, Cap. 12)

Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255 (Secção 3, Cap. 13)

(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal