Sumários
O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B), e, O Treinador como Profissional Reflexivo e o PNFT
26 Novembro 2018, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 9:
Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B)’ (capítulos 4, 5 e 6, ‘Designing Movement Experiences and Tasks’, ‘Task Presentation’ e ‘Content Analysis and Development’, pp. 59-79, pp. 80-98 e pp. 99-125, e, capítulos 13 e 14, ‘Observation and Analysis of Instruction’ e ‘Tools for the analysis of instruction’, pp. 273-285 e pp. 286-319 ) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Tema 10:
Apresentação do tema 'O Treinador como Profissional Reflexivo e o Programa / Modelo Nacional de Formação de Treinadores’ (capítulo 12, Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241, capítulo 13, Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255, e, (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.
Referências:
Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241 (Secção 3, Cap. 12)
Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255 (Secção 3, Cap. 13)
(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal
O Modelo de Educação Desportiva
20 Novembro 2018, 11:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 8:
Apresentação do tema 'O Modelo de Educação Desportiva' (parte 2, capítulo 10, ‘The Sport Education Model: learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons’, pp. 253 – 285) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.
Referências:
Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA
O Modelo de Educação Desportiva
19 Novembro 2018, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 8:
Apresentação do tema 'O Modelo de Educação Desportiva' (parte 2, capítulo 10, ‘The Sport Education Model: learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons’, pp. 253 – 285) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.
Referências:
Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA
Bullying no desporto
13 Novembro 2018, 11:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 7:
Apresentação do tema ‘Bullying no Desporto ‘(Artigo: Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.
Referências:
Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)
Bullying no desporto
12 Novembro 2018, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 7:
Apresentação do tema ‘Bullying no Desporto ‘(Artigo: Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.
Referências:
Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)