Sumários

Avaliação em dança

20 Março 2017, 15:30 Elisabete Monteiro

Avaliação, um 'mal' necessário?

Conceitos implicados - enquadramento conceptual
Avaliação subjetiva e avaliação objetiva.
Funções da avaliação: prognóstico, apreciação e diagn´sotico. Caracterização e ilustração com exemplos.
Visionamento de uma palestra sobre avaliação de Sir Ken Robinson.
Análise e debate.


Dança pelas formas - conclusão

14 Março 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Os princípios da técnica de Cunningham. Visionamento, análise e discussão dos princípios.

A evolução da dança clássica, breve visionamento de um documentário incidindo em alguns dos skills
Dança na comunidade - princípios, valores e conceitos implicados.
Balanço final das aulas sobre a técnica de dança (moderno e contemporâneo)


Dança pelas formas (continuação

13 Março 2017, 16:30 Elisabete Monteiro

A técnica - passagem de um estado potencial de capacidade para um estado real.Os princípios da dança moderna: alinhamento, sucessão, oposição, queda, energia, peso, recovery and bound, suspensão

.Os princípios da técnica Graham. Visionamento de um vídeo ilustrativo.Análise e discussão.
Os princípios da técnica Limón. Visionamento de um vídeo ilustrativo.Análise e discussão.
Breve síntese desta e da aula anterior.


Ensino pelas formas?

13 Março 2017, 15:30 Elisabete Monteiro

Os fundamentos da técnica  - Mestria e disponibilidade: skills e corpo. AS CAPACIDADES MOTORAS E PSÍQUICAS. Elemntos técnicos não locomotores e locomotores. Os factores do movimento. A expressividade. A Improvisação, mediante temas.

Os princípios da técnica Graham: posturas e equilíbrios, gestos do tronco, gestos e passos. Membros superiores. Membros inferiores. Gestos da cabeça. Saltos. Deslocamentos
O espaço: distância, dimensão, direções, níveis, sentidos, amplitude, foco/linhas de tensão.
O tempo - conceitos: pulsação, andamento, métrica, acento, ritmo, velocidade. Mudanças: súbita, gradual, aceleração, retardamento.
A dinâmica entre dois ploso: fluência, tempo, espaço, peso.A aula de dança: princípio, equilíbrio entre: atividade e relaxação; exploração, seleção e parfeiçoamento; participação e reflexão.
As partes de aula_ breve explicação/fundamentação do que as constituem.



Dança Criativa a dança contemporânea - que perspetiva

7 Março 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

A aula consistiu no visonamento de dois vídeos, em que se demonstra e fundamenta as variávis que levaram ao surgimento de outra perspetiva de dança que permitiu ser considerada 'dança para todos' como dissemos na 1ª aula desta semana, além de fazer o paralelo entre a dança e outras linguagens de expressão atística (essencialmente, pintura, escultura, música).

Foram destacadas as principais ideias pelos estudantes.