Sumários
6 Março 2017, 16:30
•
Elisabete Monteiro
A forma de dança que desenvolveu ao envolver auto-descoberta, auto-consciência a expressão e a comunicação, foi determinante para a sua sistematização a nível dos fatores do movimento, com grande influência do momentio socio político da Alemanha dos anos 30.
Foram explicadas as sua 'ações básicas de esforço', aplicadas à dança, ao teatro, ao movimento em geral. Foram ainda visionadas, cada uma delas, permitindo assim a sua exemplificação e melhor compreensão da combinação das qualidades do movimento quanto à Fluência, Espaço, Tempo e Peso.
Procedeu-se seguidamente à definição de cada uma, destacando o trabalho por polos (opostos) e todo o gradativo intermérdio. Foi ainda reforçada a questão da 'atitude' presente um cada uma.
Assim, Fluência_ em que a aitude carcterística é a precisão do movimento (entre livre e controlada); o Espaço_ em que a atitude característica é a atenção ou foco do movmento (direto, indireto); o Tempo_ em que a atitude característica é a decisão no modo de execução do movimento (rápido, lento); o Peso_ em que a atitude caraterística é a intenção do movimento (frca, forte).
A aula terminou com o visionamento de várias abordagens que consideram ser no âmbito da dança criativa. Procedeu-se à discussão e reflexão do visionado.
6 Março 2017, 15:30
•
Elisabete Monteiro
Fundamentação do seu surgimento - percurso desde o início do sec XX. O papel da Isadora Duncan.
A dança na dimensão educativa no princípio do sec. e a influência naglo saxónica (ginástica, jogos, dança ou danças).
O novo conceito sobre o ser humana. A saúde, as terapias médicas, o vestuário, os modos de vida e olazer, de entre outros foram determinantes para a importâncis cada vez mais crescente dada ao corpo.
A relação entre Isadora Duncan e Laban.
O conceito de 'dança para todos'. Discussão pela turma.
21 Fevereiro 2017, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Inícuio da abordagem relativa á dança criativa/dança educativa: conceitos, caraterísticas e perspetivas.
Breve historial do seu aprecimento e ligação estreita à realidade socio-cultural do início do sec XX e o novo conceito do ser humana.
A influência determinante de Rudolph Laban e seus discípulos.
O conceito de 'dança para todos' que instituiu, envovendo: auto-descoberta, auto-consciência, expressão e comunicação.
Os factores de movimento: seu significado e relevância para o ensino da dança neste contexto. Enquadramento conceptual e breves exemplos.
Visionamento de um breve documentário fundamentando o seu percurso e ações no âmbito 'da dança para todos'.
Breve explicitação das ações básicas de esforço e seu significado e posterior adaptação/alteração em termos didáticos pedagógicos por certos professores.
Visionamento de diferentes perspetivas no âmbito da 'chamada' dança criativa. Optou-se por apenas alguns extratos nesta mesma aula.
Debate com a turma sobre o que foi visionado.
20 Fevereiro 2017, 16:30
•
Elisabete Monteiro
Apresentação da estrutura, organização e conteúdo do curriculo Australiano, no que à dança, enquanto expressão artística, nas escolas está em vigor, emn todos os anos da escolaridade. Visionamento de um vídeo promocional.
Análise similar a nível do currículo para as Artes, e para a Dança em particular, relativo à Nova Zelândia, para visionamento non período extra-escolar, tendo de destacar os conceitos mais relevantes e os comentários que suscitaram a cada estudante.
Visionamento de uma lecture dada por Sir Ken Robinson, relativa à criatividade, ao conceito de inteligência, ao seu papel na educação, em que a importância é o 'como' é usada e não o 'quanto' se tem. Breve discussão.
Dança? Uma disciplina autónoma? O seu valor intrínseco, mas também instrumental.
Visionamento de um documentário intitulado 'Math and Dance' com Erik Stern e Karl Schaffer. Breve análise e discussão.
20 Fevereiro 2017, 15:30
•
Elisabete Monteiro
O conceito de literacia em Artes: a apropriação das linguagens elementares das artes; o desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação; o desenvolvimento da criatividade; a compreensão das artes em contexto. Explicitação do que abrange cada um destes domínios e ilustração com exemplos. Breve análise e discussão: Como conciliar estes aspetos com os níveis de educação em Portugal?
Apresentação da oferta formativa para 2015-2016 e no presente ano, a nível do Secundário, nomeadamente quanto ao Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea.
Referência e breve apresentação do sítio relativo à Agência para a Qualificação Profissional e, o Quadro Nacional de Qualificações. Sensibilização dos estudantes para o interesse de conhecimento da legislação em vigor sobre este aspeto.
Breve apresentação das Modalidades especiais no âmbito da Educação.