Sumários
14 Fevereiro 2017, 10:30
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Elisabete Monteiro
Breve análise da Lei de Bases do Sistema Educativo, e como na teoria as artes, nos objetivos da Educação, pelo menos no pré-escolar e um pouco no 1º ciclo parecem ser uma realidade. A dimensão cultural, na teoria parece atravessar todo o ensino básico, mas não na realidade, de facto, pelo menos de forma generalizada, existindo contudo casos pontuais a destacar. Análise da realidade e ilustração com alguns exemplos.
Os 3 tipos de currículo: Informal, Oculto e Formal. Principais características.
As competências da educação artística e a nova reforma que parece tomar forma em termos da flexibilidade do currículo, destacando a contextualização e uma das 10 competências como sendo o desenvolvimento da sensibilidade estética e art´titica. Que implicações? Breve discussão da Arte enquanto meio de expressão e de comunicação na escola.
13 Fevereiro 2017, 16:30
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Elisabete Monteiro
Enquadramento conceptual de Ensino Artístico Especializado. A questão das aptidões e do talento. O domínio por excelência do cruzamento de saberes, competências, sensibilidades.
A distinção entre ensino artístico e educação artística.
Breve análise sobre as razões (muito discutíveis) para a marginalidade da Arte no currículo, segundo a literatura: emocionais (e não cognitivas); difíceis ou mesmo impossíveis de avaliar; 'meras' experiências criativas; inatas (e não alvo de aprendizagem. Breve discussão.
As caraterísticas necessárias a um currículo: interdependência; Unidade; Continuidade.
13 Fevereiro 2017, 15:30
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Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula por uma breve discussão e balanço da Conferência sobre a Educação Artística que decorreu no dia 9 de Fevereiro. Seguiu-se o visionamento de 2 documentários intitulados 'Think like an Artist' e 'Art Matters' seguido da sistematização dos principais conceitos envolvidos e sua ligação com o documentário mostrado na aula anterior e a própria Conferência a que assistiram.
Enquadramento conceptual de Currículo e domínios implicados.
As questões relativas à Política Educativa e no que isso é determinante e, neste caso, essencialmente quanto à Educação Artística em Portugal.
Apresentação da Legislação, das bases gerais da organização da educação artística e respetivos decretos de lei. O conceito de Educação Art´titica, 'vista' na lei, 'como parte integrante indispensável da educação geral'.
Breve discussão pela turma.
7 Fevereiro 2017, 10:30
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Elisabete Monteiro
Dança, um corpo de conhecimentos. De que dança falamos?
O enquadramento conceptual da dança na disciplina: a diferença entre natureza da dança e âmbito de intervenção.
A relação entre a natureza do conteúdo da dança e o processo de ensino.
A definição de 'ensino da dança', consistindo na dinâmica, no processo interactivo de transmitir os cionhecimentos e atitudes inerentes à dança de acordo com o âmbito de intervenção.
Qual o lugar da dança na educação? breve discussão
Ensino e criatividade. Os estudantes visionaram a comunicação de Sir Ken Robinson sobre esta questão.
Por falta de tempo a reflexão ficouadiada para a próxima aula.
6 Fevereiro 2017, 16:30
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Elisabete Monteiro
Os estudantes procederam à leitura de um artigo integrado no SGA, intitulado 'O que pode educação aprender das Artes sobre a prática da educação?' de Elliot Eisner de 2008.
Tarefa individual em que cada estudante teve de destacar 6 ideias chave e entregar por escrito o resultado da sua análise em aula, para despoletar a discussão, tarefa que também, de certa forma, foi preparatório para a assitência e participação na conferência sobre a Educação Artística que decorrerá no dia 9.2, na FMH.