Sumários

Planeamento, avaliação e controlo do treino

4 Maio 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

O planeamento do treino em dança. Definição de objectivos. Perfis de rendimento e planeamento a curto, médio e longo prazo. Periodização e suas unidades: macrociclo, mesociclo e microciclo. Quantificação das cargas de treino. Estruturas individualizadas. Periodização clássica e periodização não linear. A calendarização dos espetáculos e outras situações de dança (aulas, ensaios) em que o planeamento pode tornar mais eficaz os processos de treino. Ferramentas para o controlo das principais variáveis do treino. Quando e como avaliar.

Bibliografia:
- Manchester, R.A. (2008). Periodization for Performing Artists? Medical Problems of Performing Artists, 23, 2, 45-46.

- Wyon M. (2004). Challenging Habit: Planning and Preparation, the Art of Periodization and Optimizing Performance. In M. Van der Linden (Ed.) Not Just Any Body and Soul: Health, Well-being and Excellence in Dance, pp. 66-71. Amsterdam: Uitgeverij International Theatre and Film Books.

- Wyon M. (2010). Preparing to Perform: Periodization and Dance. Journal of Dance Medicine & Science, 14, 2, 67-72.

- Xarez, L. (2009). Periodization for Dance and Performing Arts. Proceedings of the 27th Annual Symposium on Medical Problems of Musicians and Dancers of PAMA (Performing Arts Medicine Association), p.68. Snowmass, Colorado, EUA: PAMA.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 14).


Alinhamento postural

28 Abril 2017, 08:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Observação do movimento e análise de erros. Propostas de correção e princípios a seguir. Análise do apoio do pé (desvios laterais), da relação pé/joelho em determinadas ações (plié e recepção após salto), alinhamento das cinturas pélvica e escapular, posição da cabeça.

Bibliografia:
Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).


Postura em Dança

27 Abril 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A postura como alinhamento correto e configuração dos segmentos corporais. Vantagens de uma boa postura: evitar lesões, obter máxima funcionalidade, reduzir tensões e o gasto energético. Fatores que influenciam os problemas posturais: fadiga, defeitos congénitos, excesso ou défice de peso, problemas psicológicos e fatores ambientais (mobiliário, vestuário, calçado, etc.). Alinhamento postural para dançar. Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Desvios da coluna (hiperlordose lombar, hipercifose dorsal, escoliose). distribuição do peso do corpo (inclinações laterais e antero-posteriores do corpo). Projeção da cabeça (à frente, atrás e lateral). Projeção dos ombros (elevação, à frente, atrás e desalinhamento). Hiperextensão, hiperflexão, valgismo e varismo dos joelhos. Pronação e supinação dos pés. Postura estática e postura dinâmica. Gestos (plié, etc.) e nas ações de saltar e de rodar. aquisição de equilíbrio estático e dinâmico. Papel dos recetores sensoriais (visual, auditivo, muscular, tendinoso, cutâneo). Alinhamentos biomecânicos eficientes para dançar: joelhos sobre o centro dos pés, arcos verticais dos pés, verticalidade da cintura pélvica (sem retroversão nem anteversão da bacia) e alinhamento da cintura pélvica com a cintura escapular.

Bibliografia:
- Clippinger, K. (2016). Dance Anatomy and Kinesiology. (2ª ed.)Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.

- Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16. - Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).


Retorno à Calma (Cool-Down)

21 Abril 2017, 08:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Prosseguimento do treino individualizado em relação ao skill técnico escolhido. Apresentação de exercícios para promover o retorno à calma após uma sessão de dança (aula, ensaio ou espetáculo). Análise e avaliação dos exercícios apresentados.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 3).


Técnica e Capacidades Coordenativas para Dançar

20 Abril 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Contributos da biomecânica e da aprendizagem motora para a descrição e compreensão das técnicas corporais específicas do comportamento motor em dança. A coreografia como campo de experimentação técnica. Os modelos orientadores e a resolução de problemas. Os objectivos do treino técnico. Especialização e formação multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Etapas da preparação técnica. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. O virtuosismo técnico. Noção de habilidade motora em dança. Observação do movimento e análise de erros. Identificação (dance screening) e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Métodos de treino e desenvolvimento das habilidades motoras. Avaliação da técnica através da análise de habilidades-critério.
 - Coordenação motora e determinantes das capacidades coordenativas. Ritmo, equilíbrio, orientação espacial, diferenciação, reação, combinação. Métodos de treino das capacidades coordenativas. Relação da coordenação com as outras capacidades físicas.

Bibliografia:
- Attikov, A. (1997). La Voie du Perfectionnement en Danse Classique. Paris: Editions Chiron.

- Bläsing, B., Puttke, M. & Schack, T. (2010). The Neurocognition of Dance. Hove, East Sussex: Psychology Press.

- Cadopi, M. & Bonnery, A. (1990). Apprentissage de la Danse. Joinville-le-Pont: Éditions Actio.

- Häfelinger, U. & Scuba, V. (2010). La Coordinación y el Entrenamiento Propioceptivo. Badalona: Editorial Paidotribo.

- Laane. R.M. (1983). Danse Classique et Mécanismes Corporels. Paris: Éditions Amphora.

- Laws. K. (1984). The Physics of Dance. New York: Scchirmer Books.

- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10 e 11).