Sumários
Planeamento, avaliação e controlo do treino
4 Maio 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
O
planeamento do treino em dança. Definição de objectivos. Perfis de rendimento e
planeamento a curto, médio e longo prazo. Periodização e suas unidades:
macrociclo, mesociclo e microciclo. Quantificação das cargas de treino.
Estruturas individualizadas. Periodização clássica e periodização não linear. A
calendarização dos espetáculos e outras situações de dança (aulas, ensaios) em
que o planeamento pode tornar mais eficaz os processos de treino. Ferramentas
para o controlo das principais variáveis do treino. Quando e como avaliar.
Bibliografia:
- Manchester, R.A.
(2008). Periodization for Performing Artists? Medical Problems of Performing Artists, 23, 2, 45-46.
- Wyon M. (2004). Challenging Habit: Planning and Preparation, the Art of Periodization and Optimizing Performance. In M. Van der Linden (Ed.) Not Just Any Body and Soul: Health, Well-being and Excellence in Dance, pp. 66-71. Amsterdam: Uitgeverij International Theatre and Film Books.
- Wyon M. (2010). Preparing to Perform: Periodization and Dance. Journal of Dance Medicine & Science, 14, 2, 67-72.
- Xarez, L. (2009). Periodization for Dance and Performing Arts. Proceedings of the 27th Annual Symposium on Medical Problems of Musicians and Dancers of PAMA (Performing Arts Medicine Association), p.68. Snowmass, Colorado, EUA: PAMA.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 14).Alinhamento postural
28 Abril 2017, 08:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Observação
de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural.
Observação do movimento e análise de erros. Propostas de correção e princípios
a seguir. Análise do apoio do pé (desvios laterais), da relação pé/joelho em
determinadas ações (plié e recepção
após salto), alinhamento das cinturas pélvica e escapular, posição da cabeça.
Bibliografia:
Xarez,
L. (2012). Treino em Dança: Questões
pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).
Postura em Dança
27 Abril 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
postura como alinhamento correto e configuração dos segmentos corporais.
Vantagens de uma boa postura: evitar lesões, obter máxima funcionalidade,
reduzir tensões e o gasto energético. Fatores que influenciam os problemas
posturais: fadiga, defeitos congénitos, excesso ou défice de peso, problemas
psicológicos e fatores ambientais (mobiliário, vestuário, calçado, etc.).
Alinhamento postural para dançar. Observação de posturas e análise dos
principais desvios em termos de alinhamento postural. Desvios da coluna
(hiperlordose lombar, hipercifose dorsal, escoliose). distribuição do peso do
corpo (inclinações laterais e antero-posteriores do corpo). Projeção da cabeça
(à frente, atrás e lateral). Projeção dos ombros (elevação, à frente, atrás e
desalinhamento). Hiperextensão, hiperflexão, valgismo e varismo dos
joelhos. Pronação e supinação dos pés. Postura estática e postura dinâmica.
Gestos (plié, etc.) e nas ações de
saltar e de rodar. aquisição de equilíbrio estático e dinâmico. Papel dos
recetores sensoriais (visual, auditivo, muscular, tendinoso, cutâneo).
Alinhamentos biomecânicos eficientes para dançar: joelhos sobre o centro dos
pés, arcos verticais dos pés, verticalidade da cintura pélvica (sem retroversão
nem anteversão da bacia) e alinhamento da cintura pélvica com a cintura
escapular.
Bibliografia:
-
Clippinger, K. (2016). Dance Anatomy and Kinesiology.
(2ª ed.)Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
- Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16. - Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).Retorno à Calma (Cool-Down)
21 Abril 2017, 08:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Prosseguimento
do treino individualizado em relação ao skill
técnico escolhido. Apresentação de exercícios para promover o retorno à calma após
uma sessão de dança (aula, ensaio ou espetáculo). Análise e avaliação dos
exercícios apresentados.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões
pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 3).
Técnica e Capacidades Coordenativas para Dançar
20 Abril 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
-
Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Contributos da
biomecânica e da aprendizagem motora para a descrição e compreensão das
técnicas corporais específicas do comportamento motor em dança. A coreografia
como campo de experimentação técnica. Os modelos orientadores e a resolução de
problemas. Os objectivos do treino técnico. Especialização e formação
multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Etapas da preparação
técnica. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. O virtuosismo técnico. Noção
de habilidade motora em dança. Observação do movimento e análise de erros.
Identificação (dance screening) e
análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Métodos de
treino e desenvolvimento das habilidades motoras. Avaliação da técnica através
da análise de habilidades-critério.
-
Coordenação motora e determinantes das capacidades coordenativas. Ritmo,
equilíbrio, orientação espacial, diferenciação, reação, combinação. Métodos de
treino das capacidades coordenativas. Relação da coordenação com as outras
capacidades físicas.
Bibliografia:
-
Attikov, A. (1997). La Voie du Perfectionnement en Danse Classique. Paris:
Editions Chiron.
- Bläsing, B., Puttke, M. & Schack, T. (2010). The Neurocognition of Dance. Hove, East Sussex: Psychology Press.
- Cadopi, M. & Bonnery, A. (1990). Apprentissage de la Danse. Joinville-le-Pont: Éditions Actio.
- Häfelinger, U. & Scuba, V. (2010). La Coordinación y el Entrenamiento Propioceptivo. Badalona: Editorial Paidotribo.
- Laane. R.M. (1983). Danse Classique et Mécanismes Corporels. Paris: Éditions Amphora.
- Laws. K. (1984). The Physics of Dance. New York: Scchirmer Books.
- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10 e 11).