Sumários
Força abdominal: avaliação
7 Abril 2017, 08:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Apresentação dos exercícios propostos pelos alunos para desenvolvimento dos grupos musculares da parede abdominal. Análise e avaliação dos exercícios apresentados. Posição de segurança da coluna (lombar e cervical). Anulação da participação do psoas-ilíaco. Nível de dificuldade dos exercícios propostos, permitindo a progressão e a prescrição individualizada.
Flexibilidade para Dançar
6 Abril 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria
e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre
flexibilidade e alongamento. Factores
que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e
hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não
elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade
física. Temperatura e efeitos do warm-up.
Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta
capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF.
Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a
dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).
Bibliografia:
-
Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal
of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.
- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.
- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.
- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).Barra na Água
31 Março 2017, 08:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Os
benefícios do treino em meio aquático como forma complementar do treino em
dança. Trabalho específico de força e flexibilidade para dançar. Vantagens e
desvantagens tendo em conta a quase ausência de gravidade (facilitador) e a superior
resistência da água relativamente à resistência do ar (intensidade). Estrutura e
conteúdos da aula. Séries, repetições e intervalos entre os exercícios.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (sd). Força e Flexibilidade
para Dançar. (no prelo)
Força para Dançar
30 Março 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria
e metodologia do treino da força. Conceitos básicos. Ações estáticas
(isométricas) e dinâmicas (concêntricas e excêntricas). Ciclo de
alongamento-encurtamento. Recrutamento de unidades motoras. A via “nervosa” e a
via “hipertrófica” para desenvolvimento da força. Relações com variáveis de
crescimento e maturação: morfologia e composição corporal. Métodos para
desenvolver os diferentes tipos de força: resistência, máxima e explosiva.
Variáveis do treino da força: repetições, séries, intervalos, intensidade,
frequência e volume. Limites do desenvolvimento da força. Especificidade do
desenvolvimento da força: grupos musculares solicitados, padrões de movimento,
amplitude de movimento articular, velocidade de contração e tipo de ação
muscular. Alguns exemplos de situações de dança.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Supplemental training to improve
dance technique: The example of “frontal fall” skill. Proceedings of the ECSS – European College of Sports Sciences
(p.277).
- Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 8).
- Mil-Homens, P., Correia, P.P e Mendonça, G.V. (2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Lisboa: Edições FMH.Avaliação e Treino da Flexibilidade
24 Março 2017, 08:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Avaliação
diagnóstico da condição física dos bailarinos. A flexibilidade de determinadas
articulações. Noções de goniometria. A flexibilidade do pé, do joelho,
coxo-femoral, coluna e ombro. Medição do turnout
(en dehors, rotação externa dos
membros inferiores). Treino da flexibilidade através do treino técnico. Os
exemplos de alguns exercícios normalmente utilizados em sessões de barra de
chão (grand battement, developpé, etc.) e na técnica Graham (contract-release) para desenvolvimento
desta qualidade motora.
Métodos
de treino: estático, dinâmico e PNF. Mobilidade e estabilidade das
articulações. Treino suplementar ao treino da técnica. Relação entre força e
flexibilidade.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (sd). Força e Flexibilidade
para Dançar. (no prelo)