Sumários

Força abdominal: avaliação

7 Abril 2017, 08:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Apresentação dos exercícios propostos pelos alunos para desenvolvimento dos grupos musculares da parede abdominal. Análise e avaliação dos exercícios apresentados. Posição de segurança da coluna (lombar e cervical). Anulação da participação do psoas-ilíaco. Nível de dificuldade dos exercícios propostos, permitindo a progressão e a prescrição individualizada.


Flexibilidade para Dançar

6 Abril 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre flexibilidade e alongamento. Factores que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física. Temperatura e efeitos do warm-up. Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF. Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).

Bibliografia:
- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.

- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.

- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158

- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.

- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).


Barra na Água

31 Março 2017, 08:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Os benefícios do treino em meio aquático como forma complementar do treino em dança. Trabalho específico de força e flexibilidade para dançar. Vantagens e desvantagens tendo em conta a quase ausência de gravidade (facilitador) e a superior resistência da água relativamente à resistência do ar (intensidade). Estrutura e conteúdos da aula. Séries, repetições e intervalos entre os exercícios.

Bibliografia:
- Xarez, L. (sd). Força e Flexibilidade para Dançar. (no prelo)


Força para Dançar

30 Março 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da força. Conceitos básicos. Ações estáticas (isométricas) e dinâmicas (concêntricas e excêntricas). Ciclo de alongamento-encurtamento. Recrutamento de unidades motoras. A via “nervosa” e a via “hipertrófica” para desenvolvimento da força. Relações com variáveis de crescimento e maturação: morfologia e composição corporal. Métodos para desenvolver os diferentes tipos de força: resistência, máxima e explosiva. Variáveis do treino da força: repetições, séries, intervalos, intensidade, frequência e volume. Limites do desenvolvimento da força. Especificidade do desenvolvimento da força: grupos musculares solicitados, padrões de movimento, amplitude de movimento articular, velocidade de contração e tipo de ação muscular. Alguns exemplos de situações de dança.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Supplemental training to improve dance technique: The example of “frontal fall” skill. Proceedings of the ECSS – European College of Sports Sciences (p.277).

- Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 8).

- Mil-Homens, P., Correia, P.P e Mendonça, G.V. (2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Lisboa: Edições FMH.


Avaliação e Treino da Flexibilidade

24 Março 2017, 08:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Avaliação diagnóstico da condição física dos bailarinos. A flexibilidade de determinadas articulações. Noções de goniometria. A flexibilidade do pé, do joelho, coxo-femoral, coluna e ombro. Medição do turnout (en dehors, rotação externa dos membros inferiores). Treino da flexibilidade através do treino técnico. Os exemplos de alguns exercícios normalmente utilizados em sessões de barra de chão (grand battement, developpé, etc.) e na técnica Graham (contract-release) para desenvolvimento desta qualidade motora. Métodos de treino: estático, dinâmico e PNF. Mobilidade e estabilidade das articulações. Treino suplementar ao treino da técnica. Relação entre força e flexibilidade.

Bibliografia:
- Xarez, L. (sd). Força e Flexibilidade para Dançar. (no prelo)