Sumários
Avaliação da aptidão física na mulher: testes de força e postura estática
13 Fevereiro 2017, 12:00 • Vera Moniz-Pereira
Avaliação da aptidão física: adaptações durante a gravidez e a menopausa (de acordo com presença ou não de dor lombar, incontinência urinária, diástase abdominal e redução de densidade mineral óssea). Aplicação de um protocolo de 15 RM para chest press, row ou leg press, de um protocolo de avaliação postural estática e do teste de Adams. Notas: Esta aula foi realizada na sala de exercício A aula da turma 1 foi realizada entre as 15h30 e as 17h00 devida à presença da docente no júri de uma tese de mestrado, marcada pelo Conselho Científico antes das alterações que ocorreram no horário desta unidade curricular. |
Alterações Morfológicas e Fisiológicas na gravidez e pós-parto. Parto. Gravidez e Exercício
13 Fevereiro 2017, 10:00 • Maria Filomena Soares Vieira
- Alterações morfológicas e fisiológicas durante a gravidez (continuação):
3. Sistema cardiovascular. Aumento da frequência cardíaca, volémia e débito cardíaco. Anemia fisiológica da gravidez. Alterações de pressão arterial, sua relação com as posições corporais adotadas pela grávida no dia-a-dia e durante a prática de exercício físico.
4. Sistema respiratório. Alterações anatómicas (grelha costal e diafragma) e funcionais (alteração dos volumes e capacidades pulmonares). Consequência destas alterações para a prática de exercício físico.
5. Sistema digestivo. Alterações de apetite. Consequência da diminuição da mobilidade digestiva e do peristaltismo esofágico.
6. Sistema renal. Alterações anatómicas e da capacidade funcional dos rins. Proteinúria. Alterações posturais e funcionamento renal.
7. Termoregulação. Hipertermia. Consequência para a prática de exercício físico.
- Parto: sinais de parto, fases do parto, tipos de parto
- Alterações morfológicas e fisiológicas durante o pós-parto: involução do útero, lóquios, musculatura do pavimento pélvico, musculatura abdominal, sistema endócrino, alterações biomecânicas, sistema cardiovascular, sistema renal, termorregulação, mastite.
- Repercussões do exercício físico na mãe e no feto. Comparação das adaptações fisiológicas da mulher à gravidez com as adaptações fisiológicas normais ao exercício aeróbio. Alterações do fluxo sanguíneo em consequência da gravidez durante o exercício. Controle da intensidade do exercício através da FC durante a gravidez.
Apresentação. Avaliação da aptidão física na mulher.
9 Fevereiro 2017, 08:30 • Vera Moniz-Pereira
Apresentação: modo de funcionamento das aulas, avaliação e conhecimentos pré-requisito.
Avaliação da aptidão física: adaptações durante a gravidez e a menopausa (de acordo com presença ou não de dor lombar, incontinência urinária, diástase abdominal e redução de densidade mineral óssea). Aplicação dos questionários: PAR Q, PARmed X e familiarização com o protocolo submáximo para avaliação da aptidão cardiorrespiratória proposto pelo ACE fitness.Apresentação. Avaliação da aptidão física na mulher.
6 Fevereiro 2017, 12:00 • Vera Moniz-Pereira
Apresentação: modo de funcionamento das aulas, avaliação e conhecimentos pré-requisito.
Avaliação da aptidão física: adaptações durante a gravidez e a menopausa (de acordo com presença ou não de dor lombar, incontinência urinária, diástase abdominal e redução de densidade mineral óssea). Aplicação dos questionários: PAR Q, PARmed X e familiarização com o protocolo submáximo para avaliação da aptidão cardiorrespiratória proposto pelo ACE fitness.Apresentação. Alterações Morfofuncionais da mulher durante a gravidez
6 Fevereiro 2017, 10:00 • Maria Filomena Soares Vieira
Apresentação da disciplina. Conteúdos e sistema de avaliação.
Noções básicas (duração da gravidez; tipos; semanas de gestação correspondentes a cada trimestre; classificação do recém-nascido considerando a duração da gravidez ou a massa corporal; classificação da grávida de acordo com a sua paridade).
Descrição do ciclo reprodutivo feminino no estado na ausência e presença de gravidez.
Alterações Morfofisiológicas da gravidez: 1. Sistema endócrino. Descrição dos principais efeitos da secreção das hormonas gonadotrofina coriónica humana, estrogénio, progesterona, relaxina, lactogéneo placentar, prolactina.oxitocina. Divisão da gravidez em duas fases: fase anabólica e fase catabólica.
2. Sistema músculo-esquelético: 2.1. Ganho de massa corporal durante a gravidez. Variação dos valores recomendados ao longo do tempo. Recomendações do IOM & NRC (2009) para o ganho de massa corporal. Contribuição dos componentes maternos (mama, útero, massa gorda massa livre de gordura) e fetais (massa corporal fetal, placenta, líquido amniótico) para o ganho de massa corporal. Consequências do ganho de massa corporal desviante das recomendações.
2.2. Alteração da posição do centro de gravidade. Alteração da estática corporal. Relação com a incidência de dor lombar.
2.3. Diástase dos retos abdominais (causas e consequências).
2.4. Musculatura do pavimento pélvico (função, importância do treino dos MPP).
2.5 Alterações no membro inferior e sua consequência na alteração do padrão de marcha.
Aplicação e correção de um mini teste de avaliação dos conhecimentos lecionados na aula.