Sumários

Preparação e treino das coreografias (ensaio)

15 Outubro 2021, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Trabalhos de grupo. 

Os grupos durante esta aula,  ensaiaram e aperfeiçoaram os excertos das coreografias escolhidas. (a apresentar na próxima aula). Esta aula foi supervisionada pela docente, que dá feedbacks sempre que necessário. 


Ensaio da coreografia

14 Outubro 2021, 10:00 Elisabete Monteiro

A turma foi divida relativamente aos grupos com fins avaliativos e, cada grupo foi responsável pelo seu aquecimento, assim como pela aprendizagem e treino das respetivas coreografias.

A docente monitorizou todo o trabalho, apoiando, sempre que solicitado ou necessário, quanto à precisão e adequação da reprodução, assim como da sincronia indispensável dos elementos de cada grupo.


Pesquisa - Contextualização do coreógrafo

12 Outubro 2021, 10:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas


Clarificação e especificação dos aspetos a ter em conta na apresentação do coreógrafo/os e peça: Nome, formação, percurso enquanto performer e coreógrafo, principais influências, peças, temáticas, assinatura de movimento (aspetos que o distinguem de outros)

A docente dá feedback sobre as propostas apresentadas pelos grupos.


Os estudantes, em grupo, pesquisam e preparam a componente teórica. Alguns grupos iniciaram a aprendizagem dos excertos escolhidos. A docente dá apoio aos grupos e feedback sempre que solicitado.



Introdução ao processo de criação

8 Outubro 2021, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Introdução e clarificação do processo de criação. 

Em grupos, os estudantes recorrem ao material/ produtos obtidos na aula anterior (desconstrução) e discutem pelo menos uma possibilidade de criação. Partilham com a turma. A docente dá feedbacks relativamente às propostas, acrescentando possibilidades de desenvolvimento.

Os estudantes formaram os grupos do processo " reprodução-desconstrução-criação" para discutirem e escolherem o coreógrafo, e a peça que vão desenvolver no ciclo de 5 aulas. A docente deu apoio sempre que solicitada.

Os estudantes tinham de enviar até dia 10.10, via email, a informação solicitada (nome coreógrafo, peça e duração).



A Desconstrução enquanto estratégia do processo criativo

7 Outubro 2021, 10:00 Elisabete Monteiro

Trabalho, inicialmente de forma individual, de desconstrução, segundo os princípios de Wayne McGregor do Choreographing Thinking Tools - Mind and movement, para que a desconstrução fosse um processo 'de pensamento físico', com o corpo, um recurso que faculta o desenvolvimento individual de skills implicados na imaginação, para que facilite a criação de movimentos inovadores, novos para cada um, trabalhando a imagética visual, sonora e emocional.

Os estudantes depois foram organizados em pequenos grupos e, no final, a turma assistiu à apresentação de cada grupo.
Reflexão final, após uma breve síntese do trabalho realizado.