Sumários

Criação (1) - Grupo III

7 Novembro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento com adequação à especificidade do conteúdo prático, tendo as estudantes-"propfessoras supervivionado e dirigido de vez em quando de forma verbal.

A aula dedicada à criação coreográfica. As estudantes-"professoras" propuseram tarefas/estímulos para a criação coreográfica baseada nos produtos conseguidos na aula de desconstrução. Tiveram assim de ser capazes de adaptar as tarefas previamente pensadas ao momento de acordo com a resposta  das  estudantes- alunas. As estudantes- alunas tinham de memorizar as pequenas sequência criadas por elas com participação das estudantes-"professoras",como também adaptar ao suporte musical determinado.
Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula deu feedbacks e questionou as  estudantes-"professoras" tirando dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  
Procedeu-se, ao longo de todo este processo ao registo vídeo de vários momentos da aula.
Retorno à calma e breve balanço da aula por todos os estudantes e estudantes-"professoras"


Desconstrução - Grupo III

2 Novembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

O aquecimento foi orientado pelas estudantes -"professoras" de acordo com o conteúdo prático da aula, recorrendo a material desenvolvido nas aulas anteriores. A última parte era da responsabilidade das estudantes- "alunas" de acordo com as necessidades de cada uma. 

Procederam à repetição da coreografia original resultante das duas primeiras aulas (R1 e R2).
O grupo III propôs as seguintes tarefas: 
- dividiram a turma em dois grupos de forma aleatória. Foi atribuído a cada grupo uma parte da sequência original (8 tempos e 3 excertos diferentes). Individualmente exploram o movimento tendo como ponto de partida a frase de movimento atribuída e as seguintes características*1: Grupo 1-   Trocar movimento de braços pelo movimento de pernas; Grupo 2- trocar de níveis; Grupo 3- realizar a coreografia toda no chão. A turma mostra. Mostram por grupos, e repetem com uma música diferente da original.
- Tarefa de grupo: os elementos de cada grupo juntam-se e criam uma frase conjunta através das relações estabelecidas entre eles, tendo como base a frase individual concebida na tarefa anterior. Mostram por grupos.
- Tarefa individual: com base na coreografia de grupo (tarefa anterior) e na frase individual*1criam uma nova frase que "bebe" destas duas coreografias. Como é que uma coreografia pode contaminar a outra, como é que uma pode fazer parte da outra. Mostram os diferentes grupos.
-Tarefa de grupo: as estudantes -"professoras" pediram para que as estudantes através do 8 original (atribuído na primeira tarefa), encontrassem ligações, relações entre as posturas/ posições/ movimento. Mais  do que trocar e discutir ideias o objectivo passa pela exploração de movimento, criar situações que permitam desenvolver e criar diferentes respostas motoras, diferentes relações (...). Mostram à turma.
- Tarefa individual: as estudantes -"professoras" atribuíram 3 características de movimento diferentes (grupo 1- fluído; grupo 2 -Stacatto; grupo 3 - Pesado). Os elementos de cada grupo trabalharam nesta tarefa individualmente. Os elementos dos grupos juntam-se e mostram sem música, posteriormente colocaram 3 músicas diferentes (1 música por grupo), funcionando como obstáculo a ser superado pelas estudantes.

As estudantes-"professoras" fizeram uma breve reflexão sobre os conteúdos da aula com as "estudantes -alunas". Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas, assim como tira dúvidas relativamente à  fase de criação.

Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.


Reprodução (2) - Grupo III

31 Outubro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.

Continuação da aula de criação coreográfica da responsabilidade do grupo III.Na última aula deste grupo as estudantes-"professoras" compõem as criações coreográficas iniciadas na aula anterior. No final da aula as estudantes- alunas tinham de ser capazes de executar a coreografia resultante deste ciclo de 5 aulas (2-reprodução+ 1 desconstrução+ 2 criação). 

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

A coreografia foi gravada e as estudantes-alunas não se podem esquecer.( será necessária para a aula programada  para rever todos as criações provenientes de todos os grupos).

Retorno à calma.

Breve reflexão e análise do trabalho criativo produzido, assim como a docente forneceu dados que possam ser úteis para eventuais desenvolvimentos/aferições, pensando mais na sua futura intervenção Pedagógico-criativa.


Reprodução (1) - grupo III

26 Outubro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

O grupo III iniciou o seu ciclo de 5 aulas.

As estudantes do grupo III (Sofia Miranda, Inês Beja e Inês Marques) dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma. Esta aula correspondeu à aprendizagem da coreografia "My Discarded Man" de Ray Leeper, (0':00'' - 1':20'').A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada. As estudantes-professoras não terminaram o ensino do extracto selecionado, mas mesmo assim registaram em vídeo a reprodução da turma.No final da aula, após alongamentos foi feita uma breve intervenção do grupo III destacando alguns pequenos detalhes a melhorar para a próxima aula. Foram ainda esclarecidas algumas dúvidas pontuais.Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.
Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.


Criação (2) - Grupo II

25 Outubro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.

Continuação da aula de criação coreográfica da responsabilidade do grupo II.Na última aula deste grupo as estudantes-"professoras" compõem as criações coreográficas iniciadas na aula anterior. No final da aula as estudantes- alunas tinham de ser capazes de executar a coreografia resultante deste ciclo de 5 aulas (2-reprodução+ 1 desconstrução+ 2 criação). 

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

A coreografia foi gravada e as estudantes-alunas não se podem esquecer.( será necessária para a aula programada  para rever todos as criações provenientes de todos os grupos).

Retorno à calma.

Breve reflexão e análise do trabalho criativo produzido, assim como a docente forneceu dados que possam ser úteis para eventuais desenvolvimentos/aferições, pensando mais na sua futura intervenção Pedagógico-criativa.