Sumários

Criação (1) - Grupo II

24 Outubro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

As estudantes iniciaram por ver extratos das gravações realizadas na aula anterior de desconstrução, relativas à primeira tarefa dada.

Seguidamente realizaram o aquecimento com adequação à especificidade do conteúdo prático, tendo as estudantes-"propfessoras supervivionado e dirigido de vez em quando de forma verbal.

A aula dedicada à criação coreográfica. As estudantes-"professoras" propuseram tarefas/estímulos para a criação coreográfica baseada nos produtos conseguidos na aula de desconstrução. Tiveram assim de ser capazes de adaptar as tarefas previamente pensadas ao momento de acordo com a resposta  das  estudantes- alunas. As estudantes- alunas tinham de memorizar as pequenas sequência criadas por elas com participação das estudantes-"professoras",como também adaptar ao suporte musical determinado.
Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula deu feedbacks e questionou as  estudantes-"professoras" tirando dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  
Procedeu-se, ao longo de todo este processo ao registo vídeo de vários momentos da aula.
Retorno à calma e breve balanço da aula por todos os estudantes e estudantes-"professoras".


Desconstrução- Grupo II

19 Outubro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

As alunas realizaram o aquecimento de forma livre de acordo as indicações dadas pelas estudantes -"professoras" nas aulas anteriores (R1 e R2), com a indicação que este devia ser o mais completo possível.


Procederam à repetição da coreografia original resultante das duas primeiras aulas (R1 e R2).O grupo II propôs as seguintes tarefas:
- escolheram uma parte da coreografia  em que as estudantes-"alunas" tinham de explorar esse mesmo excerto com diferentes partes do corpo. Repetem esta mesma sequência (partes do corpo) com uma música diferente da original e as "estudantes-alunas " tem de se adaptar e reagir no momento.
- as estudantes-"alunas" tinham de escolher um movimento/ gesto favorito da sequência original para juntar à sequência realizada com as diferentes partes do corpo com o objetivo de  desenvolver e explorar o movimento através de: " 2 repetições (3x); mudar 2 x a dinâmica e a direção".Foram formados pequenos grupos e mostravam à turma. Esta tarefa foi realizada sem e com música.
- dividiram a turma em dois grupos e tinham como base o excerto coreográfico original (refrão). Um grupo  desenvolvia e explorava essa frase de acordo com determinados ambientes, como por exemplo, a Savana, Polo norte (....), o outro grupo trabalhava  outras formas de dança, sendo que estas seriam um constrangimento para as alunas, as estudantes-professoras atribuíram e escolheram previamente as danças e as alunas.
- juntaram a turma em grupos de dois ou 3 alunas,  sendo que cada um tinha de ter pelo menos 1 elemento de cada grupo (1 ambiente + 1 tipos de dança). O objetivo desta junção passa pela contaminação entre estes elementos, tanto a nível de movimento, sensação, ação-reação. Mostram à turma.

As estudantes-"professoras" fizeram uma breve reflexão sobre os conteúdos da aula com as "estudantes -alunas".
Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas, assim como tira dúvidas relativamente à  fase de criação.

Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.


Reprodução (2)- Grupo II

18 Outubro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Continuação da aula anterior. 

As estudantes do grupo II dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma. Tiveram em atenção as instruções e sugestões dadas pela docente na aula anterior. Procederam à continuação da aprendizagem da coreografia de Hip Hop "Cold Water" (0':20'' - 0':56'', coreografia de Matt Steffanina. A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada.As estudantes-professoras terminaram o ensino do extracto selecionado, deram ainda feedbacks com o objetivo de aperfeiçoar a execução da sequência. Procedemos à gravação das sequências realizadas pelas alunas.No final da aula a docente reuniu com o grupo I para fazer o balanço sobre a 1ª etapa (reprodução), destacando os pontos fortes e alguns pequenos detalhes a melhorar em futuras intervenções. Esclarecimento de dúvidas relativamente à 2ª etapa  do ciclo de aulas de cada grupo- desconstrução.


Reprodução (1) - Grupo II

17 Outubro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

O grupo II iniciou o seu ciclo de 5 aulas.

As estudantes do grupo II (Joana Amaral, Marta Fernandes, Beatriz Agostinho e Jessica Silva)) dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma. Esta aula correspondeu à aprendizagem da coreografia "Cold Water" de Matt Steffanina, (0':20'' - 0':56'').A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada. As estudantes-professoras não terminaram o ensino do extracto selecionado, mas mesmo assim registaram em vídeo a reprodução da turma.
No final da aula, após alongamentos foi feita uma breve intervenção do grupo II destacando alguns pequenos detalhes a melhorar para a próxima aula. Foram ainda esclarecidas algumas dúvidas pontuais.


Criação (2)- Grupo I

12 Outubro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.

Continuação da aula de criação coreográfica da responsabilidade do grupo I.Na última aula deste grupo as estudantes-"professoras" compõem as criações coreográficas iniciadas na aula anterior. No final da aula as estudantes- alunas tinham de ser capazes de executar a coreografia resultante deste ciclo de 5 aulas (2-reprodução+ 1 desconstrução+ 2 criação). 

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

A coreografia foi gravada e as estudantes-alunas não se podem esquecer.( será necessária para a aula programada  para rever todos as criações provenientes de todos os grupos).

Retorno à calma.

Breve reflexão e análise do trabalho criativo produzido, assim como a docente forneceu dados que possam ser úteis para eventuais desenvolvimentos/aferições, pensando mais na sua futura intervenção Pedagógico-criativa.

Realização do sorteio para a escolha do grupo 2 que iniciará o seu ciclo de 5 aulas no dia 17.10.