Sumários

Professor convidado:Juan Maria Seller. Tema: Contacto Improvisação

27 Setembro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Workshop de Técnica de Dança Contemporânea  ministrado pelo professor Juan Maria Seller. 

Trabalho baseado na técnica  contacto improvisação através da consciencialização corporal. 
Foram abordados alguns conceitos como o peso, energia, expansão, continuidade, respiração, contaminação entre eu e o outro(..) 



Desconstrução Coreográfica

26 Setembro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento, tendo como principal preocupação preparar o corpo para a sequência dançada que reproduziram (em 2 grupos) imediatamente a seguir.

Passou-se à fase da desconstrução, com direção única e exclusivamente das docentes.
1. Com diferentes estímulos sonoros (músicas) tiveram de adaptar cada sequência de acordo com essa condição;
2. Tarefa em grupo, cada elemento escolhe um gesto e observando os outros e, quando o gesto que é para repetir até alguém o fazer, segue a sequência onde tinha ficado.
3. Escolha de outro gesto e exploração das ligações/formas de os realizar de forma encadeada. Um leva ao outro. Experimentação. Apresentação do realizado, mas primeiro identificando qual o gesto inicial escolhido; Apresentação de todos com registo em vídeo.
4. Alunas organizadas em grupos de 2 e, com o que construíram, criam, com contaminação, isto é, estabelecendo relação e interligação dos respetivos gestos.
Esclarecimento de dúvidas levantados quanto ao processo realizado.
Tal como planeado, as estudantes informando, relativamente à constituição dos 4 grupos o/a coreógrafo/a escolhido/a, a obra (forma de dança e título), o extracto (tempo e respetiva duração). Foi relembrada a existência de um Workshop na próxima aula de Juana Maria Seller de Contacto- Improvisação, assim como que, na aula de 4ª fª, dia 28.9 cada grupo apresentará/demonstra o extracto escolhido, procedendo-se depois ao respetivo sorteio do grupo que iniciará o ensino.


Ensino- aprendizagem dos excertos coreográficos (continuação da aula anterior)

21 Setembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Continuação da aula anterior.

Aquecimento adequado às tarefas da aula.
Cada grupo ensina com desmostração prática a sua parte da coreografia ao outro grupo que ficou com a mesma coreografia.
Tinham de reproduzir os excertos aprendidos, assim como à posteriori os dois subgrupos reproduziam as duas partes encadeadas.(Excerto 1 seguido de excerto 2).
Esclarecimento de dúvidas. A docente dá feedback relativamente às estratégias de ensino: ter atenção ao tipo de instrução, linguagem, contagens, adequação ao tipo de dança/ movimento, aos pormenores, a demonstração vs descrição.
Foi solicitado às estudantes que na próxima aula teriam de informar a docente do coreógrafo, peça e excerto escolhido para a realização das tarefas de grupo.


Introdução: Aprendizagem e reprodução de 2 sequências

20 Setembro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

- Breve aquecimento de acordo com a sequência a aprender/ reproduzir.

- Visualização de 2 vídeos de dança de diferentes técnicas escolhidos pelas docentes. The man i love (1994) de Pina Bausch e Max (2007), de Ohad Naharin.

- A turma foi dividida em 2 grupos  e cada grupo subdividido em 2 pequenos grupos que mediante a visualização do video aprendia parte da sequência que lhe foi atribuída por sorteio e tinha de reproduzi-la no final da aula.

-Esclarecimento de dúvidas

- Foi sugerido às estudantes que consultassem a página Numeridanse, onde encontram muitos coreógrafos e videos de dança.    http://www.numeridanse.tv


Apresentação

19 Setembro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina, organização e funcionamento.

Informação sobre o âmbito e dinâmica da disciplina, assim como dos diferentes momentos avaliativos e respetivas tarefas. Foram ainda incentivadas a ver na SGA os critérios de avaliação.
Esclarecimento sobre a ponderação da avaliação final.
Foi solicitado às estudantes que se organizassem em 4 grupos, tendo identificado a constituição (nomes).
Até à próxima 2ª fº, dia 26.9, terão de dar o nome do coreógrafo, o título da obra e o extrato escolhido, às docentes.
A aula terminou com o visionamento de Re: Rosas e breve explicação do que consta. In:
www.rosasdanstrosas.be/home
Esclarecimento de dúvidas. Foi ainda solicitado às estudantes que trouxessem computador para a próxima aula.