Sumários

Criação (1)- Grupo IV

16 Novembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.


Aula dedicada à criação coreográfica. As estudantes-"professoras" propõem tarefas/ estímulos para a criação coreográfica baseada nos produtos conseguidos na aula de desconstrução. 

Tinham de ser capazes de adaptar as tarefas previamente pensadas ao momento de acordo com a resposta  das  estudantes- alunas. As estudantes- alunas tinham de memorizar as pequenas sequência criadas por elas com participação das estudantes-"professoras".

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

Retorno à calma.


Desconstrução- Grupo IV

15 Novembro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

O aquecimento foi orientado pelas estudantes -"professoras" de acordo com o conteúdo prático da aula. A última parte era da responsabilidade das estudantes- "alunas" de acordo com as necessidades de cada uma. 

Na primeira tarefa as estudantes -"professoras" espalharam 10 papeis pela sala, cada estudante-"aluna" de forma aleatória escolhia 1. Esse papel tinha uma frase, e um número (1-10). Os números pares dirigiam-se para uma das professoras os ímpares a outra e eram-lhes atribuída uma parte do corpo (diferente para todas).

Em seguida as estudantes-"professoras", lembraram um excerto da coreografia original (grupo 1- flamenco e grupo 2- dança oriental)
Cada estudante- "aluna" tinha de desobstruir esta frase baseado na parte do corpo que lhe foi atribuída. Mostraram sem e com música distinta da coreografia original.

As estudantes- "professoras" pediram para que cada aluna escolhesse um movimento/ gesto da coreografia original e tinham de construir uma frase com base nesse movimento.Pediram que construíssem uma frase com base nas construções anteriores. Mostram.

Cada uma tinha de escolher uma palavra da sua folha e tinham de atribuir um gesto representativo dessa palavra. Inserem o gesto na frase e repetem-no conforme o número atribuido na folha (1-10). As estudantes - "professoras" colocaram 3 músicas diferentes e as alunas tinham de seguir a música executando a frase construída no exercício anterior.

Juntaram a turma em dois grupos (grupo 1 flamenco e grupo 2- danças orientais) e criam uma secância em conjunto com todo o material conseguido até então. No final pediram que as alunas com essa coreografia trocassem as dinâmicas.

Retorno à calma e breve reflexão relativamente ao processo de criação. 
As professoras - "estudantes" pediram às alunas que trouxessem uma peça de roupa na próxima aula e que não se esquecessem das frases construídas nesta aula.


Reprodução (2) - Grupo IV

14 Novembro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.

Continuação da aula de reprodução coreográfica da responsabilidade do grupo IV.

No final da aula as 'estudantes- alunas' tinham de ser capazes de executar a coreografia ensinada pelo grupo de 'estudantes-professoras'. Devido às formas de dança escolhidas as estudantes tiveram alguma dificuldade de execução, principalmente a nível do flamenco.

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente da disciplina que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

Retorno à calma.

Breve reflexão e análise do trabalho criativo produzido, 


Reprodução (1)- Grupo IV

9 Novembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

O grupo IV iniciou o seu ciclo de 5 aulas.

As estudantes do grupo IV (Cláudia Pargana, Patricia Esteves e Inês Dias) dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma. Esta aula correspondeu à aprendizagem de um excerto da coreografia de dança oriental coreografada por Janah Ferreira, (0':36'' - 1':18'') e aprendizagem da coreografia de flamenco" Blackbirds" de Cristina Hall. (0' 10''-0'57'' e 1'47-2'20'').
A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada. As estudantes-professoras não terminaram o ensino do extracto selecionado, mas mesmo assim registaram em vídeo a reprodução da turma. No final da aula, após alongamentos foi feita uma breve intervenção do grupo III destacando alguns pequenos detalhes a melhorar para a próxima aula. Foram ainda esclarecidas algumas dúvidas pontuais. Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.


Criação (2)- Grupo III

8 Novembro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.

Continuação da aula de criação coreográfica da responsabilidade do grupo III. Na última aula deste grupo as estudantes-"professoras" compõem as criações coreográficas iniciadas na aula anterior. No final da aula as estudantes- alunas tinham de ser capazes de executar a coreografia resultante deste ciclo de 5 aulas (2-reprodução+ 1 desconstrução+ 2 criação). 

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

A coreografia foi gravada e as estudantes-alunas não se podem esquecer.( será necessária para a aula programada  para rever todos as criações provenientes de todos os grupos).

Retorno à calma.

Breve reflexão e análise do trabalho criativo produzido, assim como a docente forneceu dados que possam ser úteis para eventuais desenvolvimentos/aferições, pensando mais na sua futura intervenção Pedagógico-criativa.