Sumários

Criação (1)- Grupo I

11 Outubro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento adequado à especificidade do conteúdo prático.


Aula dedicada à criação coreográfica. As estudantes-"professoras" propõem tarefas/ estímulos para a criação coreográfica baseada nos produtos conseguidos na aula de desconstrução. Tinham de ser capazes de adaptar as tarefas previamente pensadas ao momento de acordo com a resposta  das  estudantes- alunas. As estudantes- alunas tinham de memorizar as pequenas sequência criadas por elas com participação das estudantes-"professoras".

Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas.  

Retorno à calma.


Desconstrução - Grupo I

10 Outubro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

As estudantes iniciaram o aquecimento em roda, sendo cada uma responsável por um exercício, que todas imitavam com supervisão das 'professoras'. As alunas realizaram duas vezes toda a sequência dançada (original) tendo depois de pensar o sentimento, emoção, expressão, ideia que a sua realização lhes suscitou. Depois, tiveram de encontrar um movimento do quotidiano que representasse, para cada uma, essa ideia, sentimento, emoção, etc. A pares,partilharam e fundamentaram o realizado.

Ainda com o seu par, e após terem chegado a uma frase de movimento, cada uma à vez, tiveram de reagir ao toque (distintas intensidades) provocando um outro movimento, tendo depois de retomar o seguinte (onde ficou) da sequência original. Finamente, com a memória do efeito do toque, apresentaram o resultado da sequência dançada (individula). Procedeu-se ao registo vídeo.
Numa 2ª fase, e tendo como base um pequeno extrato da sequência original, tiveram de inverter, isto é (onde havia pausa da musica, colocar movimento e vice versa). 
A apresentação foi primeiro no silêncio e, no final, com outra música diferente da original, tendo de adaptarem de modo a conciliar o movimento desconstruído com o novo suporte musical. Priocedeu-se igualmente ao registo vídeo do trabalho apresentado.
A aula terminou com uma pequena fase de alongamentos e de reflexão sobre o trabalho realizado na aula.


Reprodução (2)- Grupo I

4 Outubro 2016, 11:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Continuação da aula anterior. 

As estudantes do grupo I dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma, tiveram em atenção às instruções e sugestões dadas pela docente na aula anterior.
Procederam à continuação da aprendizagem da coreografia "Tangos y Valses" de Ana Maria Stekelman, (0':23'' - 1':28''). A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada.
As estudantes-professoras terminaram o ensino do extracto selecionado, deram ainda feedbacks com o objetivo de aperfeiçoar a execução da sequência. As estudantes-professoras pediram para  as alunas formarem pares, enquanto uma dançava a sequência a outra observava (trocava), para à posteriori dar feedbacks relativamente à sua prestação destacando o que devia ser melhorado (a aluna que recebeu o feedback  volta a dançar).
Procedemos à gravação das sequências realizadas pelas alunas.
No final da aula a docente reuniu com o grupo I para fazer o balanço sobre a 1ª etapa (reprodução), destacando os pontos fortes e alguns pequenos detalhes a melhorar em futuras intervenções. 
Esclarecimento de dúvidas relativamente à 2ª etapa  do ciclo de aulas de cada grupo- desconstrução.


Reprodução (1) - Grupo I

3 Outubro 2016, 16:30 Elisabete Monteiro

O grupo I iniciou o seu ciclo de 5 aulas.

As estudantes do grupo I (Mara Morais, Marisa Rodrigues e Sara Ferreira) dirigiram o aquecimento preparatório da sequência dançada a ensinar à restante turma.
Esta aula correspondeu à aprendizagem da coreografia "Tangos y Valses" de Ana Maria Stekelman, (0':23'' - 1':28'').
A docente acompanhou e forneceu em tempo real os feedbacks necessários resultado da supervisão realizada.
As estudantes-professoras não terminaram o ensino do extracto selecionado, mas mesmo assim registaram em vídeo a reprodução da turma.
No final da aula foi feita uma breve reunião com o grupo I com a docente, destacando os pontos fortes e outros pequenos detalhes a melhorar para a próxima aula.


Demonstração dos excertos coreográficos escolhidos pelas alunas

28 Setembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Aquecimento de acordo com a especificidade do conteúdo prático.

Avaliação formativa: Cada grupo tinha de demonstrar o extrato escolhido através da reprodução do movimento. A apresentação tinha de ser executada com rigor, clareza e capacidade performativa, o mais proximo do modelo original.

Cada grupo tinha ainda de fazer uma breve apresentação do coreógrafo/a,  seu percurso artístico e contextualização da obra escolhida.

Foram dados feedbacks relativamente ao trabalho prático desenvolvido nesta aula, assim como, esclarecimento de dúvidas relativamente às futuras tarefas que serão desenvolvidas por cada grupo. (esclarecimento das 3 fases do trabalho de grupo (reprodução, desconstrução e criação), diferença entre as propostas/ tarefas de desconstrução e criação).

Por último de forma aleatória procedemos ao sorteio dos grupos. O grupo 1 inicia na próxima aula a primeira aula de reprodução.