Sumários

Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano.

2 Abril 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano.

 

O uso do desenho como como instrumento de avaliação e de expressão do desenvolvimento psicológico.

Os estádios de desenvolvimento do desenho infantil, segundo Victor Lowenfeld;  a sua relação com o desenvolvimento psicológico. A evolução da representação do corpo e desenvolvimento cognitivo. Desenho, movimento e dança.

O estádio da Garatuja (2/4 anos) - a impulsividade motora; as representações fortuitas; a relação entre as primeiras tentativas de representação intencional e a “permanência de objecto”.

Expressão gráfica, desenho e etologia

O estádio pré-Esquemático (4/7 anos) - A representação dos primeiros objectos reconhecíveis. As principais características do “desenho pré esquemático”. A representação da figura humana. A relação do “desenho pré-esquemático” com o egocentrismo cognitivo da criança. Os limites à cooperação e a sua expressão no desenho. As manifestações do pensamento mágico. A valorização emocional dos elementos. O desenho edipiano.

O estádio Esquemático (7-9 anos). O desenvolvimento do conceito da forma e a representação descritiva da realidade. Relação do desenho nesta fase com a emergência do pensamento lógico, da lógica concreta e com o período da latência pós-edipiana.

 

Bibliografia:

Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL

Gardner, Howard (1973). The Arts and the Human Development, N.York, John Wiley

Hammer, E. (1978),  Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana

Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros


Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano (introdução).

28 Março 2019, 15:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Corpo, movimento,  desenho e desenvolvimento humano (introdução).

O uso do desenho como como instrumento de avaliação e de expressão do desenvolvimento psicológico.

Os estádios de desenvolvimento do desenho infantil, segundo Victor Lowenfeld;  a sua relação com o desenvolvimento psicológico. A evolução da representação do corpo e desenvolvimento cognitivo. Desenho, movimento e dança.

Distribuição e calendarização da apresentação dos textos pelos estudantes (avaliação contínua)

Bibliografia:

Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL

Gardner, Howard (1973). The Arts and the Human Development, N.York, John Wiley

Hammer, E. (1978),  Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana

Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros


ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: adolescência (conclusão)

26 Março 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO:  adolescência (conclusão)

Aspectos intelectuais e cognitivos da adolescência  - a emergência do pensamento abstracto ou formal; manifestações da nova capacidade de introspecção, auto-análise, e de constituição de uma auto-imagem.

Consequências ao nível da inserção familiar e relacional do jovem.

O surgimento de um novo egocentrismo; dificuldades e manifestações relacionais decorrentes. a “fabula pessoal” do adolescente.

A evolução das capacidades de auto-avaliação (Materska, 1987). A questão da auto-estima.

Outros aspectos da crise da  adolescência: a evolução dos sentimentos interpessoais - a amizade juvenil e as relações de amor.

Diferenças de género na adolescência, em termos intrapsíquicos e comportamentais

Bibliografia

Durkin. K. (op.cit.)

Reymond-Rivier, B. (op.cit.)

Lehale, H. Psychologie des Adolescents, Paris, Puf,

“L´adolescence Sociale” in Science et Vie, 188, Spt.94

Oliveira, Mª Cláudia (2006) “Identidade, Narrativa e Desenvolvimento na Adolescência:

uma Revisão Crítica” . In. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, mai./ago. 2006, pgs. 427-436


ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: Desenvolvimento Psicológico na adolescência

21 Março 2019, 15:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: Desenvolvimento Psicológico na adolescência

A adolescência e puberdade: aspectos psicossociológicos e culturais (introdução)

A variabilidade histórica e contextual na definição do período da adolescência e das suas características. Os “ritos de passagem” nas sociedades tradicionais e nas sociedades contemporâneas: consequências no plano do sentimento de inclusão na comunidade ou/e da possibilidade de construção de processos individuais na escolha dos percursos de vida.

Bibliografia

Durkin. K. (op.cit.)

Reymond-Rivier, B. (op.cit.)

Lehale, H. Psychologie des Adolescents, Paris, Puf,

“L´adolescence Sociale” in Science et Vie, 188, Spt.94

Oliveira, Mª Cláudia (2006) “Identidade, Narrativa e Desenvolvimento na Adolescência:

uma Revisão Crítica” . In. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, mai./ago. 2006, pgs. 427-436


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO : o nascimento do pensamento lógico e seu impacto nas capacidades de cooperação social da criança.

19 Março 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO : o nascimento do pensamento lógico e seu impacto nas capacidades de cooperação social da criança.

O nascimento do pensamento lógico e sua influência no comportamento infantil

A construção do conhecimento

Apresentação da teoria piagetiana acerca das bases do desenvolvimento cognitivo.

Apresentação seguida de debate com a turma acerca do nascimento do pensamento lógico e suas consequências no comportamento  infantil.

Exibição de vídeo-documentário sobre os Testes piagetianos de conservação de peso e massa, lateralidade e egocentrismo.

As técnicas sociométricas:  análise do funcionamento dos grupos.

 

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster