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DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças. Dança, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
14 Março 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças. Dança e desenvolvimento cognitivo
A entrada no grupo. A importância das relações entre crianças. Factores cognitivos A abertura da criança ao mundo exterior como uma das consequências do processo da resolução edipiana: a inserção escolar e o papel das relações infantis. Características e evolução das interacções relacionais entre crianças: do isolamento (“monólogo colectivo”,Piaget) à interacção. Os principais entraves à cooperação entre crianças, relacionados com as características intrapsíquicas e comportamentais da criança nesta fase: o egocentrismo, a heteronomia e a instabilidade de caracter. Dança, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem: contributo da dança no desenvolvimento das capacidades de aprendizagem de matérias como a leitura ou a matemática.
Bibliografia Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado) Durkin, Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance” (www.newhorizons.org/strategies/artsineducation) Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education |
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DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças (introdução). Dança e desenvolvimento cognitivo
12 Março 2019, 14:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças (introdução). Dança e desenvolvimento cognitivo
A entrada no grupo. A importância das relações entre crianças. Factores cognitivos
A abertura da criança ao mundo exterior como uma das consequências do processo da resolução edipiana: a inserção escolar e o papel das relações infantis.
Características e evolução das interacções relacionais entre crianças: do isolamento (“monólogo colectivo”,Piaget) à interacção.
Os principais entraves à cooperação entre crianças, relacionados com as características intrapsíquicas e comportamentais da criança nesta fase: o egocentrismo, a heteronomia e a instabilidade de caracter.
Dança e desenvolvimento cognitivo: o estudo de Priddle sobre o papel das actividades expressivo-motoras no desenvolvimento da lateralidade
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Hamilton, Edith (1983)A Casa Real de Tebas, in A Mitologia, Lisboa, D.Quixote, 1983
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Winnicott, D.W. L´enfant et le monde extérieur, Paris, Payot, 1978DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período edipiano. Funções das actividades expressivas e o jogo infantil
7 Março 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O período edipiano. Funções das actividades expressivas e o jogo infantil
A “crise da personalidade dos três anos” e sua relação com o início do “período edipiano”.
O Mito de Édipo na Psicanálise. O processo edipiano e a construção da identidade psicossexual caracterização da dinâmica intrapsíquica edipiana.
A importância do pensamento simbólico, do jogo e das actividades expressivas durante este período - componente lúdica, a expressão sublimada da agressividade; controlo da angústia, experiência de papéis; contactos sociais, integração da personalidade, comunicação.
A contribuição das actividades expressivas, e expressivo-motoras enquanto vias de canalização da intensidade psicodinâmica que assinala esta etapa.
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Winnicott, D.W. L´enfant et le monde extérieur, Paris, Payot, 1978DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – construção do objecto e crise dos 3 anos
28 Fevereiro 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – construção do objecto e crise dos 3 anos
Os estádios da “construção de objecto” descritos por J.Piaget. Os mecanismos de assimilação e de acomodação. O conceito de “egocentrismo” em Piaget: a sua dimensão cognitiva e a sua expressão na construção na dimensão moral na criança.
As seis fases da “construção de objecto”: o declínio do “egocentrismo psicológico” da criança, ao longo da primeira infância. As primeiras três fases (0-6/9 meses), caracterizam-se pela ausência de condutas específicas da criança para com objectos desaparecidos. A organização dos reflexos e a coordenação das condutas de audição/visão, e de visão/preensão. O surgimento das primeiras reacções circulares, primárias e diferidas.
A relação entre os estádios da “construção de objecto” (Piaget) e a “evolução objectal” (Spitz): a construção, contemporânea e em interinfluência, do objecto cognitivo e afectivo.
A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.
Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo.
A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.
Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo. A importância das relações entre crianças e o nascimento das relações de grupo no desenvolvimento psicossocial da criança
O desenvolvimento da fala, da marcha, e com a noção das primeiras interdições sócio-educacionais por parte da criança. O “não” como expressão socializada da negação. A importância da aprendizagem do adiamento da gratificação, na configuração da transformação do “princípio do prazer” em “princípio da realidade”.
O período edipiano (introdução)
Bibliografia
Bourdial, Isabelle “Os Bebés distinguem Sons” in Science et Vie, s/d
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas