Sumários

Aula sobre improvisação contacto ministrada por João Fiadeiro

26 Fevereiro 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Aula sobre improvisação contacto ministrada por João Fiadeiro

 

Aula sobre improvisação contacto ministrada por João Fiadeiro


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal (conclusão)

21 Fevereiro 2019, 15:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal (conclusão)

Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a  génese e a matriz das posteriores relações sociais.  Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal; “estádio pré-objectal” (3-7/8 meses). O sorriso à face humana, e a reacção negativa à partida do adulto. O fim do sorriso automático; o “estádio objectal”: a angústia do oitavo mês. O laço objectal e o início da relação de amor.

Movimento, contacto corporal e psicogénese dos processos da expressão humana: conexões à expressão/comunicação em dança (explo: a improvisação contacto)

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,

Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal

19 Fevereiro 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal

Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a  génese e a matriz das posteriores relações sociais.  Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal; “estádio pré-objectal” (3-7/8 meses). O sorriso à face humana, e a reacção negativa à partida do adulto. O fim do sorriso automático; o “estádio objectal”: a angústia do oitavo mês. O laço objectal e o início da relação de amor.

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,

Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal

14 Fevereiro 2019, 15:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal

O desenvolvimento psicológico na 1ª infância: a importância da estimulação relacional precoce; a teoria da vinculação segundo Bolwby e K.Lorenz; As perturbações da relação objectal: as fases do “protesto”, do “desespero” e do “desapego” (Bowlby). O “diálogo tónico”, de Henri Wallon. Os estudos longitudinais de Spitz. A síndroma do “hospitalismo”,a “depressão anaclítica”. A relação entre perturbações da relação precoce e o deflagrar de distúrbios psíquicos posteriores.

Alimentação ou segurança?: a experiência de Harlow

Estimulação precoce e neurociências.

Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a  génese e a matriz das posteriores relações sociais.  Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal.

Bibliografia

Brown, Steven & Michael J. Martinez, Lawrence M. Parsons (2006) “The Neural Basis of Human Dance”. In Cerebral Cortex, August 2006,16, pgs 1157--1167

Durkin, Kevin Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995

Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press

Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa

Reymond-Rivier, Berthe  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, 1977

Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO - a dimensão social e cultural do desenvolvimento psicológico

12 Fevereiro 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO -  a dimensão social e cultural do desenvolvimento psicológico

A importância dos factores sociais e culturais, da socialização e da influência do meio no desenvolvimento humano e na estruturação da personalidade infantil.

A psicogénse da expressão e da comunicação artística.

Freud e a perspectiva psicanalítica relativa às vivências corporais e da sensório-motricidade da primeira infância na modelação dos primeiros padrões expressivo-comunicativos. Aspectos afectivo-relacionais, cognitivo-comportamentais e as interacções sociais.

Bibliografia

Dolle, Jean-Marie De Freud a Piaget, Lisboa, Morais, 1979

Durkin, Kevin Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995

Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press

Reymond-Rivier, Berthe  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, 1977

Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas