Sumários

Géneros coreográficos e comportamento motor

6 Abril 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

As relações entre a dança e as outras artes: fusão, predominância e ausência de relação. A questão do comportamento motor nos géneros coreográficos: sinais aderentes e auto-sinais. Apresentação, análise e discussão dos traços característicos dos principais géneros coreográficos da dança teatral ocidental: romantismo, classicismo, modernismo, expressionismo, neoclassicismo e pós-modernismo. Apresentação dos dados resultantes da observação sistemática do comportamento motor de intérpretes de obras coreográficas representativas dos diferentes géneros coreográficos. Discussão dos dados referentes às frases de movimento, ações motoras e componentes das ações motoras.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento).


Comportamento motor em dança

4 Abril 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A observação do comportamento motor em Dança. Apresentação do SOCMD (Sistema de Observação do Comportamento Motor em Dança): categorias e indicadores, processo de validação e alguns resultados da sua aplicação. A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora. Comportamentos molares e moleculares. A definição das categorias através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Frases de Movimento

30 Março 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Sessão centrada na construção de frases de movimento a partir das ações motoras. Exercícios a pares: o toque e a pinça como iniciadores de gestos, saltos, voltas, etc. Construção de frases de movimento a partir das ações escolhidas. A lógica cinética (princípio, meio e fim) como parâmetro fundamental na composição de frases de movimento. Construção de frases em pequenos grupos e individualmente.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Observação e registo do movimento dançado

30 Março 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Características da observação científica. Quadros de referência. Níveis de Sistematização. Níveis de Formalização. A observação como processo deliberativo, sistemático, seletivo e instrumental. A recolha de informação orientada para a produção de natureza científica. A observação e as ciências (astronomia, zoologia, botânica, etologia, psicologia, etc.). Funções da observação: descritiva, avaliativa e heurística. A notação de movimentos: as funções de auxílio à composição coreográfica, de disseminação das obras coreográficas, de preservação de uma identidade e de estabelecimento de uma autoria legal (direitos de autor). Os principais sistemas de notação de movimento: Feuillet (1700), Laban (1928), Benesh (1956), Eshkol & Wachmann (1958). Os sistemas de notação e as outras metodologias de preservação das danças: tradição oral e registos em vídeo e filmes. Sistemas de notação e a sua evolução para sistemas de observação e de análise do movimento dançado.

Bibliografia:
- Anguera, M.T. (1978). Metodología de la Observación en las Ciencias Humanas. Madrid: Cátedra.

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2011). The Notation of Movements in Contemporaneity. 2nd International Musical Itineraries Forum “Music and Gesture”. Lisboa (Centro Cultural de Belém), 28-30 October. Abstracts Book, p.30-31.


Avaliação - teste

28 Março 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teste escrito para avaliação na disciplina.