Sumários
Géneros coreográficos e comportamento motor
6 Abril 2017, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
As
relações entre a dança e as outras artes: fusão, predominância e ausência de
relação. A questão do comportamento motor nos géneros coreográficos: sinais
aderentes e auto-sinais. Apresentação, análise e discussão dos traços
característicos dos principais géneros coreográficos da dança teatral
ocidental: romantismo, classicismo, modernismo, expressionismo, neoclassicismo
e pós-modernismo. Apresentação dos dados resultantes da observação sistemática
do comportamento motor de intérpretes de obras coreográficas representativas
dos diferentes géneros coreográficos. Discussão dos dados referentes às frases
de movimento, ações motoras e componentes das ações motoras.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de
Doutoramento).
Comportamento motor em dança
4 Abril 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
observação do comportamento motor em Dança. Apresentação do SOCMD (Sistema de
Observação do Comportamento Motor em Dança): categorias e indicadores, processo
de validação e alguns resultados da sua aplicação. A estruturação do comportamento
motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e
componente da ação motora. Comportamentos molares e moleculares. A definição
das categorias através de associações de semelhança ao nível dos apoios e
traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas,
equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de
Doutoramento).
-
Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança,
7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Frases de Movimento
30 Março 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
centrada na construção de frases de movimento a partir das ações motoras.
Exercícios
a pares: o toque e a pinça como iniciadores de gestos, saltos, voltas, etc.
Construção de frases de movimento a partir das ações escolhidas. A lógica
cinética (princípio, meio e fim) como parâmetro fundamental na composição de
frases de movimento. Construção de frases em pequenos grupos e individualmente.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.
Observação e registo do movimento dançado
30 Março 2017, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Características
da observação científica. Quadros de referência. Níveis de Sistematização.
Níveis de Formalização. A observação como processo deliberativo, sistemático,
seletivo e instrumental. A recolha de informação orientada para a produção de
natureza científica. A observação e as ciências (astronomia, zoologia,
botânica, etologia, psicologia, etc.). Funções da observação: descritiva,
avaliativa e heurística. A notação de movimentos: as funções de auxílio à
composição coreográfica, de disseminação das obras coreográficas, de
preservação de uma identidade e de estabelecimento de uma autoria legal
(direitos de autor). Os principais sistemas de notação de movimento: Feuillet
(1700), Laban (1928), Benesh (1956), Eshkol & Wachmann (1958). Os sistemas
de notação e as outras metodologias de preservação das danças: tradição oral e
registos em vídeo e filmes. Sistemas de notação e a sua evolução para sistemas
de observação e de análise do movimento dançado.
Bibliografia:
- Anguera, M.T.
(1978). Metodología de la Observación en las Ciencias Humanas. Madrid: Cátedra.
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2011). The Notation of Movements in Contemporaneity. 2nd International Musical Itineraries Forum “Music and Gesture”. Lisboa (Centro Cultural de Belém), 28-30 October. Abstracts Book, p.30-31.Avaliação - teste
28 Março 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teste escrito para avaliação na disciplina.