Sumários

A Dança no contexto da Motricidade Humana

16 Fevereiro 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Polimorfia, polissemia e outros factores de complexidade presentes no estudo da atividade de dançar. Semelhanças e diferenças entre a dança e outras atividades predominantemente motoras como o desporto ou a mímica. As diferenças nos espetáculos e na sua preparação a partir das noções de tarefas abertas e fechadas. Incerteza do resultado e guião do espetáculo. Regras e liberdade criativa. Os "aesthetics sports": ginástica rítmica, natação sincronizada e patinagem artística, e a aproximação da dança. No sentido contrário o caso da desportivização das danças de salão ou "dança desportiva". A comunicação direta e indireta com o público. A expressão de ideias, sentimentos e emoções. A classificação dos jogos segundo R. Callois e a sua aplicação na análise das diferenças entre dança e desporto, utilizando as categorias do autor (competição, sorte, mimica/representação e vertigem).

Bibliografia:
- Boilès, C. (1995). Dança. In R. Romano (ed): Soma/Psique-Corpo, Enciclopédia Eunadi, 32, 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.


Ações motoras em dança com objetos

14 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aula centrada nas ações motoras realizadas com bolas suíças. O contacto como constrangimento para identificar as diferentes ações. As diferentes ações motoras (saltos, deslocamentos, equilíbrios, quedas, etc.) realizadas a partir de diferentes partes do corpo em contacto com o objecto. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto. A classificação das ações motoras em dança.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Identificação do Movimento Dançado

9 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Traços identificadores do ato de dançar. Características do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética. Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto. O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Dança e Sistemática da Motricidade Humana

9 Fevereiro 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A origem da sistemática nas ciências biológicas e sua adaptação nas ciências humanas. A necessidade de as ciências terem uma sistemática: nomenclatura e comunicação. Sistemática da Motricidade Humana e áreas de estudo: as atividades (dança clássica, dança moderna, etc.), as ações motoras (passos, voltas, saltos, etc.), as capacidades de suporte (força, flexibilidade, etc.) e as habilidades técnicas (battement, developpé, espiral, etc.). Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança. Dimensões da dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica. Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc. Profissões da dança ligadas às diferentes dimensões e domínios da dança.

Bibliografia:
- Batalha, A.P., Xarez, L. & Alves, M.J. (1996). Profissões da Dança: a Universidade Face ao Mercado de Trabalho. Actas do Seminário “Como Projectar a Educação Artística em Portugal”, 4º Congresso ELIA, pp. 18-21. Lisboa: edições FMH.

- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)

- Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.


Introdução

7 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Introdução ao estudo da Sistemática. A análise de movimento e as possíveis sistematizações dos conteúdos das danças.

- Objectivos, conteúdos e formas de avaliação neste bloco.

- Enquadramento do bloco na disciplina e no plano de estudos.

- Prática centrada nas ações motoras em dança e na noção de frase de movimento.

Bibliografia:
- Programa da disciplina
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.