Sumários
Princípios e produtos da análise sistemática
2 Março 2017, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Processos
de classificação e nomenclatura. Fases do processo. Identificação dos grupos.
Associações por contiguidade e associações por semelhança. Homologia e
analogia. Fenómenos de convergência. Taxinomias e Sistemas de Classificação.
Ordenação e hierarquização. Identificação de grupos. Associações por
semelhança. Análise crítica de algumas taxinomias e sistemas de classificação.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas
Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
-
Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
As atividades da dança
23 Fevereiro 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
polimorfia da dança e a necessidade da sua classificação. As classificações
existentes: a classificação de Serre (1984) como exemplo. As categorias de
Serre (arcaicas, clássicas, modernas, populares, popularizadas e
contemporâneas) e outras tipologias existentes no uso corrente. Os casos
particulares da dança teatral ocidental e a oferta dos estúdios de dança. A
questão dos critérios taxinómicos. A utilização de critérios geográficos,
históricos, estéticos e outros.
Bibliografia:
-
Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In
J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.
Princípios e bases da sistemática
23 Fevereiro 2017, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
As
origens da sistemática nas ciências biológicas e sua transposição para as
ciências humanas. Conceitos básicos e definições operacionais: sistemática,
metaclassificação, taxinomia, taxóne, categoria, critérios e princípios
taxinómicos. Processos de classificação e nomenclatura. As categorias como
unidades funcionais. Os princípios taxinómicos: exaustividade, homogeneidade,
exclusividade, ajustabilidade, objectividade, lógica, rigor e isenção. Alguns
exemplos de sistemas de categorias envolvendo a dança.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas
Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
-
Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Ações motoras em dança – saltos
21 Fevereiro 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
centrada nos Saltos: Componentes críticas
das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o
tipo de figura na fase aérea. Noção de fase aérea como critério chave para a
identificação deste tipo de ações motoras. Situações de exercício envolvendo a
descoberta das principais componentes destas ações motoras. Construção de
frases de movimento centradas nas ações motoras referidas.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.
Técnica e expressão
16 Fevereiro 2017, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
As
relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que
a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética. A
expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o
tecnicismo como pólos atractivos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre
meios e fins. A expressão e a técnica no contexto do desenvolvimento humano.
Predominância de um dos lados da contradição ao longo da vida. Alguns exemplos.
A aquisição da linguagem e a diminuição da expressividade das crianças.
Bibliografia:
-
Mauss, M. (1947/1972). Manual de Etnografia. Lisboa: Editorial Pórtico.
- Mauss, M. (1950/1974). Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU Lda.
- Xarez, L. (2006). O problema da expressão é a técnica. Dança e Movimento Expressivo. Actas do Seminário “Dança e Movimento Expressivo”. Cruz Quebrada: FMH.