Sumários

Princípios e produtos da análise sistemática

2 Março 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Processos de classificação e nomenclatura. Fases do processo. Identificação dos grupos. Associações por contiguidade e associações por semelhança. Homologia e analogia. Fenómenos de convergência. Taxinomias e Sistemas de Classificação. Ordenação e hierarquização. Identificação de grupos. Associações por semelhança. Análise crítica de algumas taxinomias e sistemas de classificação.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


As atividades da dança

23 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A polimorfia da dança e a necessidade da sua classificação. As classificações existentes: a classificação de Serre (1984) como exemplo. As categorias de Serre (arcaicas, clássicas, modernas, populares, popularizadas e contemporâneas) e outras tipologias existentes no uso corrente. Os casos particulares da dança teatral ocidental e a oferta dos estúdios de dança. A questão dos critérios taxinómicos. A utilização de critérios geográficos, históricos, estéticos e outros.

Bibliografia:
- Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.


Princípios e bases da sistemática

23 Fevereiro 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

As origens da sistemática nas ciências biológicas e sua transposição para as ciências humanas. Conceitos básicos e definições operacionais: sistemática, metaclassificação, taxinomia, taxóne, categoria, critérios e princípios taxinómicos. Processos de classificação e nomenclatura. As categorias como unidades funcionais. Os princípios taxinómicos: exaustividade, homogeneidade, exclusividade, ajustabilidade, objectividade, lógica, rigor e isenção. Alguns exemplos de sistemas de categorias envolvendo a dança.

Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Ações motoras em dança – saltos

21 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Sessão centrada nos Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea. Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras. Situações de exercício envolvendo a descoberta das principais componentes destas ações motoras. Construção de frases de movimento centradas nas ações motoras referidas.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Técnica e expressão

16 Fevereiro 2017, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética. A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atractivos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins. A expressão e a técnica no contexto do desenvolvimento humano. Predominância de um dos lados da contradição ao longo da vida. Alguns exemplos. A aquisição da linguagem e a diminuição da expressividade das crianças.

Bibliografia:
- Mauss, M. (1947/1972). Manual de Etnografia. Lisboa: Editorial Pórtico.

- Mauss, M. (1950/1974). Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU Lda.

- Xarez, L. (2006). O problema da expressão é a técnica. Dança e Movimento Expressivo. Actas do Seminário “Dança e Movimento Expressivo”. Cruz Quebrada: FMH.