Sumários

Aula baseada no método Feldenkrais

13 Outubro 2017, 16:30 Rita de Carvalho Duarte Rato

Método Feldenkrais: Awareness through movement:


"Better turning"

1.Scan corporal dos apoios na posição de decúbito dorsal.

2.Sequências de movimento organizada em torno de uma determinada função: 
Rotação do tronco.
O movimento do estudante foi dirigido verbalmente pelo professor com base nas relações dinâmicas entre articulações, os músculos e a postura. Foram colocadas questões durante e após as sequências de movimento no sentido de tornar o estudante mais sensível à diferença entre padrões de movimento e à própria intenção do movimento. 

Reflexão pelos alunos acerca ligação entre as sensações, o pensamento, o repouso e o movimento. 


Métodos e técnicas somáticas: Moshe Feldenkreis

11 Outubro 2017, 12:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud


Enquadramento teórico das abordagens somáticas: Moshe Feldenkreis (1904-1984) - Percurso biográfico e constituição do método. Objectivos: redução das  tensões e facilitação da acções motoras;  postura, flexibilidade, equilíbrio e  coordenação; redescobrir capacidades inatas para um movimento mais fluido e eficiente; reencontrar o prazer do movimento.

A importância de Feldenkreis  no desenvolvimento das técnicas somáticas


Aula baseada no método Feldenkrais

6 Outubro 2017, 16:30 Rita de Carvalho Duarte Rato

Método Feldenkrais: Awareness through movement:


1.Scan corporal dos apoios na posição de decúbito dorsal.

2.Eixo corporal: trabalho de atenção dirigida à proprioceção e cinestesia. Ajustes posturais, pontos de apoio e alinhamento vertical
O movimento do estudante foi dirigido verbalmente pelo professor com base nas relações dinâmicas entre articulações, os músculos e a postura. Foram colocadas questões durante e após as sequências de movimento no sentido de tornar o estudante mais sensível à diferença entre padrões de movimento e à própria intenção do movimento. 

Reflexão pelos alunos acerca ligação entre as sensações, o pensamento, o repouso e o movimento. 


Aula baseada no método Feldenkrais

4 Outubro 2017, 12:00 Rita de Carvalho Duarte Rato

Método Feldenkrais: Awareness through movement:


1.Scan corporal dos apoios na posição de decúbito dorsal.

2.Sequências de movimento organizada em torno de uma determinada função: 
Passar da posição deitada à posição sentada e vice versa. O movimento do estudante foi dirigido verbalmente pelo professor com base nas relações dinâmicas entre articulações, os músculos e a postura. Foram colocadas questões durante e após as sequências de movimento no sentido de tornar o estudante mais sensível à diferença entre padrões de movimento e à própria intenção do movimento. 

Reflexão pelos alunos acerca ligação entre as sensações, o pensamento, o repouso e o movimento. 


Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual

29 Setembro 2017, 16:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud


Definição do âmbito  conceptual destas técnicas.

Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX. O modo como as relações corpo-mente têm sido perspectivadas, em contextos culturais distintos.

O surgimento das “técnicas somáticas” no contexto da dança contemporânea (Fortin, 1999): Educação/formação em dança, criação coreográfica e terapias pelo movimento/dança

Métodos e técnicas somáticas oriundas do território do Movimento/Dança

Métodos e Técnicas  somáticas da área das Terapias Corporais/Dançoterapia

A influência de métodos (e filosofias) do corpo orientais no desenvolvimento das “somáticas”

Bibliografia:

Foster, Mary Ann. Somatic Patterning: How to Improve Posture and Movement and Ease Pain. Colorado: EMS Press, 2004.

Green, J. (1999). Somatic authority and the myth of the ideal body in dance education. Dance Research Journal, 31(2), 80-100.

Strazzacappa,  Marcia “Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos”. Em Repertório: Teatro & Dança, Ano 12, nº 13, 2009.2