Sumários
Aula baseada no método Feldenkrais
13 Outubro 2017, 16:30 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Método Feldenkrais: Awareness through movement:
Métodos e técnicas somáticas: Moshe Feldenkreis
11 Outubro 2017, 12:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Enquadramento teórico das abordagens somáticas: Moshe Feldenkreis (1904-1984) - Percurso biográfico e constituição do método. Objectivos: redução das tensões e facilitação da acções motoras; postura, flexibilidade, equilíbrio e coordenação; redescobrir capacidades inatas para um movimento mais fluido e eficiente; reencontrar o prazer do movimento.
A importância de Feldenkreis no desenvolvimento das técnicas somáticasAula baseada no método Feldenkrais
6 Outubro 2017, 16:30 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Método Feldenkrais: Awareness through movement:
Aula baseada no método Feldenkrais
4 Outubro 2017, 12:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Método Feldenkrais: Awareness through movement:
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual
29 Setembro 2017, 16:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Definição do âmbito conceptual destas técnicas.
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX. O modo como as relações corpo-mente têm sido perspectivadas, em contextos culturais distintos.
O surgimento das “técnicas somáticas” no contexto da dança contemporânea (Fortin, 1999): Educação/formação em dança, criação coreográfica e terapias pelo movimento/dança
Métodos e técnicas somáticas oriundas do território do Movimento/Dança
Métodos e Técnicas somáticas da área das Terapias Corporais/Dançoterapia
A influência de métodos (e filosofias) do corpo orientais no desenvolvimento das “somáticas”
Bibliografia:
Foster, Mary Ann. Somatic Patterning: How to Improve Posture and Movement and Ease Pain. Colorado: EMS Press, 2004.
Green, J. (1999). Somatic authority and the myth of the ideal body in dance education. Dance Research Journal, 31(2), 80-100.
Strazzacappa, Marcia “Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos”. Em Repertório: Teatro & Dança, Ano 12, nº 13, 2009.2