Sumários
19 Março 2018, 16:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aula de Avaliação
Correu como uma aula normal, mas os vários momentos de exploração, criação e demonstração foram filmados.
Aquecimento geral com foco no movimento rotativo de articulações dos membros e coluna e pélvis, pliés, alongamentos da coluna, transferencia de peso, bouncings e saltos.
Deslocações espaciais: desequilíbrios: frontais e laterais, jogos de empurrar e puxar
Trabalho em duetos sobre a ação de abraçar - o abraçar como modo de envolvência de um corpo no outro.
- Exploração do tema
- Início da criação de duetos
(Condicionantes: início comum, 3 momentos de pausa, um movimento específico que todos devem usar, espaço, qualidade fluida a ser quebrada pontualmente)
16 Março 2018, 10:00
•
Rita de Carvalho Duarte Rato
Teste prático de avaliação
Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart
Alongamentos
Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé
5.Pas de valse, soutenu, chassé en avant
Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé
15 Março 2018, 14:30
•
Elisabete Monteiro
Revisão da aula anterior, tendo o docente praticamente não marcado os exercícios, no sentido de aferir se os estudantes estudaram o material abordado até ao momento.
Procedeu-se um avez mais ao registo vídeo da aula.
13 Março 2018, 17:00
•
Rita de Carvalho Duarte Rato
Teste prático de avaliação
Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart
Alongamentos
Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé
5.Pas de valse, soutenu, chassé en avant
Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé
12 Março 2018, 16:00
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento geral com foco no movimento rotativo de articulações dos membros e coluna e pélvis, pliés, alongamentos da coluna, transferencia de peso e bouncings.
Trabalho de contacto em duetos:
- Contacto costas com costas exploração de movimentos ondulares, no plano frontal, sagital (sem uso de braços)
- Contacto costas com costas exploração de movimento no plano transversal, usando espirais e rolling point, primeiro sem uso de braços, depois com braços
- Prática de suporte de peso através do centro
- Rolling da cabeça sem uso de braços e depois com uso de braços
- Exploração de movimento de empurrar e puxar
- Incluir movimento de suspensão com deslocação n: o espaço
- Exercício de movimento a dois: mãos dadas rotação do corpo em forças opostas, 1 rola no chão e levanta, mantendo relação de tensão
Descrição e prática de posições espaciais do grupo e mudanças de espaciais, para a coreografia.