Sumários

Dança Clásssica

9 Março 2018, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Revisão da matéria dada e esclarecimento de dúvidas colocadas pelos alunos



Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart

Alongamentos

Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé
5.Pas de valse, soutenu, chassé en avant

Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé





O corpo no espaço

8 Março 2018, 14:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento inicial com mobilização articular e uso de distintos níveis, direções, sentidos e planos.

Repetição dos exercícios aprendidos até ao momento sendo que no 1º integrou-se a passagem pelo chão com apoio e transição para em pé; no 2º o table top simples e para as diagonais; no 3º o step into a lunge conjugado com quedas laterais e para trás partindo da posição sentada ou de joelhos, no 4º o dissone lateral em 1ª posição paralela. Nos deslocamentos introdução do step hop com diferentes gestos das pernas (frente, lado, trás) e com apoios em tempos irregulares (ao 5º, 2º, 3º)
Procedeu-se ao registo vídeo da aula.
Esclarecimento de dúvidas.


Dança Clásssica

6 Março 2018, 17:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Revisão da matérias dada



Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart

Alongamentos

Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé
5.Pas de valse, soutenu, chassé en avant

Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé





Contemporâneo_ Cecília 4

5 Março 2018, 16:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento geral com foco no movimento rotativo de articulações dos membros e coluna e pélvis, pliés, alongamentos da coluna, transferencia de peso e bouncings.

Exploração de movimento para trabalho coreográfico "um corpo de corpos":

  1. Exploração de movimento individual: movimento que parte da coluna, sem usar braços (braços sempre caidos)
  2. Exploração de movimento em grupo: trabalhar a mesma ideia em grupo, (sentir a respiração do grupo, movimento da coluna em relação com outros), sem toque e com deslocação para a frente.
  3. Continuação da mesma relação, mas agora introduzindo braços - movimento fluido
  4. Continuação da mesma relação, mas agora introduzindo contacto (sem fixar um par, mas alternando ao acaso) - momentos de pausa indicados pela professora para perceção do corpo, espaço e contacto)
  5. Continuação, mas agora introduzindo momentos de pausa escolhidos pelos alunos
  6. Continuação mas agora introduzindo suspensões e pequenas variações de dinâmica. 

Exploração de movimento para trabalho coreográfico "toque da cabeça"

  1. Exploração individual: Movimento iniciado pela cabeça
  2. Exploração em duetos: Manipulação da cabeça 
  3. Exploração em duetos: Rolling point da cabeça usando cabeça tronco e braços do outro
  4. Exploração em duetos: Manipulação e rolling 

Massagens a dois guiadas pela professora


Dança Clásssica

2 Março 2018, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart

Alongamentos

Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé
5.Pas de valse, soutenu, chassé en avant

Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé