Sumários

O corpo (cont.)

1 Março 2018, 14:30 Elisabete Monteiro

Revisão da aula anterior incidindo nos aspetos a corrigir mediante a observação do vídeo.

Foi solicitado aos estudantes que começassem a memorizar o 1º exercício dado.
Procedeu-se a nova gravação de vídeo de toda a aula.
Destacou-se a importância de saberem o que fazer, para depois ser possível incidir e aperfeiçoarem no 'como fazer'.
Esclarecimento de dúvidas.


Dança Clásssica

27 Fevereiro 2018, 17:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart

Alongamentos

Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés
4. Glissades, coupé

Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé





Contemporâneo_ Cecília 3

26 Fevereiro 2018, 16:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Aquecimento geral com foco no movimento rotativo de articulações dos membros e coluna e pélvis, pliés, alongamentos da coluna, transferencia de peso e bouncings.

Início do trabalho de exploração de movimento para coreografia "o abraço suspenso":

  1. Exploração de movimentos iniciado com braços, no espaço distal, de dinâmica fluida
  2. Encontram parceiro e interagem com movimento dos braços sem tocar - interação curta par depois trocarem de parceiro
  3. Encontram parceiro interagem braços com toque (momentos de pausa para prática de perceção de peso, foco, pontos de contacto, relação espacial etc.)
  4. Trabalho sobre melhor integração da cabeça na dinamica do movimento - Exploração de movimento iniciado com cabeça
  5. Criação de duetos com movimento definido, em duas fases: relação através do movimento de braços sem toque, e com toque.
  6. Mostra do trabalho por grupos


Dança Clásssica

23 Fevereiro 2018, 10:00 Rita de Carvalho Duarte Rato


Barra
1. Aquecimento
2. Demi-pliés, rise e grand plié; port de bras em 1ª 2ª e 3ª posições.
3. Battement tendu para todas as posições a fechar em plié e sem plié
4. Battement jeté, develloppé e envelloppé.
5. Rond de jambe à terre a 4 tempos com e sem fondu e a 2 tempos com e sem fondu. Equilibrio em passé
6. Pas de bourré
7. Battement fondu: simples em todas as posições
8. Grand Battement: com piqué, a dois tempos e passé relevé em todas as posições
9. Adagio: develloppés em todas as posições. Grand rond de jambe; grand plié, foueté, para arabesque penché e grand écart

Alongamentos

Centro
1. Battement tendu croisé devant e derriére; battement tendu ao lado com transferencia de peso para 2ª posição e relevé passé
2. Adágio: Port de bras; develloppé devant e derriere croisé; écarté; foueté; 2º arabesque.
3. Sautés: 1ª posição, 2ª posição; changements em 3ª posição e echappés

Deslocamentos
Temps levé arabesque e temps levé passé





O corpo

22 Fevereiro 2018, 14:30 Elisabete Monteiro

Após uma primeira mobilidade geral, com utilização do espaço partilhável, cumprindo com os objetivos do aquecimento, iniciou-se a aprendizagem dos exercícios a constar futuramente no teste final.

Incidiu-se particularmente sobre a mobilidade da coluna e sua conjugação com o side e forward bend, sem ainda passagem pelo apoio no chão.
Trabalho do outward e inward circle no plano sagital conjugado com os swings, com trabalho de equilíbrio e suspensão.
Introdução ao enveloppé em paralelo (frente, lado e trás), insistindo na dinâmica coordenada com o movimento de bounce das pernas (preparatório para mais tarde o sissone).
Drag run para a frente e trás com coordenação dos braços.
Procedeu-se ao registo vídeo da aula.