Sumários

Composição final - experimentação (cont.)

15 Novembro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

Como foi referido no sumário da aula anterior, foi possível ter esta aula no estúdio, procedendo-se à continuação da exploração de cada composição, mas também à reflexão, tomada de apontamentos, notas e registo escrito das opções/decisões experimentadas, auxiliando mais tarde a elaboração do Portfolio da criação.

 Foi ainda possível, de forma individualizada, ouvir as composições musicais praticamente terminadas do dueto e de um solo. As referidas composições estavam em gravação audio, como recurso para ensaio.
No final procedeu-se a um breve balanço do realizado e à deteção de algumas das dificuldades encontradas: umas já a serem superadas, outras ainda num impasse. Esta situação foi possível pela organização da aula como tutorial, revelando-se de forma positiva, porque individualizada, na medida do possível. Contudo, terá ainda de ser mais desenvolvida para alguns dos estudantes, registando-se a ausência de 2 estudantes, que não puderam acompanhar/desfrutar deste 'plano' de trabalho.


Composição coreográfica - constrangimentos

15 Novembro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Foi realizado um aquecimento, tendo cada estudante um leitmotiv de uma palavra, inerente ao seu trabalho final. Foram trabalhadas as trajetórias, seguidas de diferentes partes do corpo, de forma cumulativa, 'desenhando/escrevendo' com a utilização da dimensão do movimento grande a pequeno.

Existiu ainda a variação de apoios, e de níveis. 
Cada um elegeu um movimento que fizesse parte da composição final
Na base da escolha de um numero entre 0 e 9, teriam de repetir, variando em cada repetição e tendo de occorrer de forma consecutiva. Seguidamente, teriam de realizar cada repetição com o seu oposto ou complementar (até às 3 repetiçoes) e, teriam de mostrar aos colegas o 1º movimento versão 1 e versão 2, o mesmo para mais 2 repetições (versão 1 e 2 de cada).
Seguidamente, foram dadas tarefas específicas a cada estudante, como estratégia para ampliar as possibilidades de exploração da sequência elaborada até ao momento.
Esta aula, foi prolongada, pois como estava disponível o estúdio na hora seguinte, substitui-se a aula teórica, para permitir mais tempo para a exploração individual.


CC_ 9ª aula de 5ª feira

10 Novembro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento em pares com base na respiração, transferência de peso e toque enquanto iniciador/ estímulo de movimento. Através do toque descobrir possibilidades de movimento que fogem do habitual confortável.

Trabalho entre todo o grupo em círculo, em que o do meio está de olhos fechados e se movimenta a partir da manipulação dos colegas. Foco sobre a transferência de peso, a projeção do movimento no espaço, confiança e perceção interior de movimento.

Trabalho sobre a criação coreográfica individual: escolher 2 ou 3 momentos/ movimentos da composição coreográfica e levá-los ao extremo/ exagero.

Conversas de feedback entre a professora e cada um dos alunos.


Coreógrafos Portugueses

8 Novembro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

Antes de se iniciar a aula teórica propriamente dita, conclui-se a reflexão relativa à aula imediatamente anterior, a aula prática.
Foram apresentados alguns vídeos/extratos de bailados e/ou entrevistas de coreógrafos nacionais: Marlene Freitas, Vitor Hugo Pontes e a dupla Sofia Dias & Vitor Roriz.
Foi destacado essenciamente o que os motiva e qual o ponto de partida que têm para criar.
No final procedeu-sea uma breve discussão, sobre o visionado.
Como não houve tempo, ficou para a próxima aula teórica o visionamento de outros coreógrafos.
Esclarecimento de dúvidas.


O tema do movimento - composição final

8 Novembro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes continuaram a trabalhar as suas composições individuais, após os feedbacks recebidos da última aula.

de forma individualuzada a docente foi colocando questões, constrangimentos, dúvidas, a fim de poderem explorar e desenvolver otrabalho realizado até ao momento. Cada um no final foi filmado, obseravado em direto e alvo do feedback tanto da docente como dos restantes colegas.
Esclarecimento de dúvidas.