Sumários
CC_ 8ª aula de 5ª feira
3 Novembro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento com base na respiração e exploração da consciência sensório-somática. Exploração de movimento a partir do toque.
Continuação do desenvolvimento de motivos coreográficos e criar pequena sequência coreográfica.
Mostrar o trabalho em grupos de 3 e feedback entre o grupo
CC_ 7ª aula de 5ª feira
27 Outubro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento com exploração dirigida baseada noções da paleta do coreógrafo.
Pedido de feedback sobre outras necessidades de conteúdo e métodos da disciplina. Feedback: não houve outro feedback a não ser o pedido de dirigir os exercícios sobre a construção dos projetos coreográficos.
Exercícios de improvisação/exploração de material coreográfico especificados para cada grupo de projeto coreográfico.
A partir do exercício anterior encontrar 1 a 3 motivos de movimento/ coreográfico e desenvolve-los
(Explicação sobre o que significa a ideia de motivo de movimento ou motivo coreográfico)
Ponto da situação da colaboração criativa FMH-ESML
25 Outubro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
Com a presença das duas docentes da disciplina, os estudantes, apresentarm de forma esquemática, gráfica, mas também oral, o ponto de partida para a composição final. Informaram ainda do estado real da colaboração com o resptivo compositor, os instrumentos a serem utilizados (se já na posse dessa informação) e, ainda, do espaço do edifício a ser escolhido para a apresentação da obra de cada um.
A exploração de um Motivo de movimento
25 Outubro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Foi dado o aquecimento pela docente, chamando a tenção para que no final deste teriam de escolher um gesto ou movimento realizado e/ou trabalhar o motivo de movimento que eventualmente já tivessem 'encontrado' tendo em vista a exploração do trabalho final.
CC_ 6ª aula de 5f
20 Outubro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Questionamento sobre o TPC pedido. Como a maior parte dos alunos não se pronunciou sobre este trabalho, houve necessidade de fazer uma outra abordagem que envolveu a comunicação um a um.
Assim sendo, dedicámos a aula a uma sessão de esclarecimento e desenvolvimento das bases criativas relativas ao projeto com os compositores. Conversa em grupo sobre a base criativa do projeto coreográfico de cada um.
Algumas questões relevantes abordadas:
- O que é uma base
criativa/ tema/ inspiração
- Criação como
projeto de exploração
- Explorar e incorporar
linguagens de movimento próprias
- Transpor
conceitos, ideias, pensamento em movimento ou movimento em conceitos
- A importância artística
de transmitir uma visão/ experiência/ exploração particular; não cair em ideias
pré-concebidas.
- A importância de iniciar/
experimentar intuições, sem estes tenham que ser determinativos
- A importância de se
emprenhar no processo artístico e criativo como uma atividade que vai além do estúdio
de ensaio, relaciona-lo com o dia-a-dia, com experiencias, sensações,
observações etc.
- A possibilidade
de explorar exercícios brainstorming, escritas associativas
- A possibilidade de explorar sinestesias através do corpo, movimentos, sentidos sensoriais e conceitos. Ex. o peso da importância, a gravidade que prende, o som do contacto com o chão, um sabor vermelho, um movimento doce, livre é leve, pés assentes na terra, paisagem melódica etc.
TPC: Exercício de brainstorming e sinestesias sobre o trabalho criativo de cada um. Preparar apresentação gráfica e imagética e oral. A apresentar na próxima aula da professora Elisabete (25-10, 3ª feira)