Sumários

CC_ 8ª aula de 5ª feira

3 Novembro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento com base na respiração e exploração da consciência sensório-somática. Exploração de movimento a partir do toque.

Continuação do desenvolvimento de motivos coreográficos e criar pequena sequência coreográfica.

Mostrar o trabalho em grupos de 3 e feedback entre o grupo 


CC_ 7ª aula de 5ª feira

27 Outubro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento com exploração dirigida baseada noções da paleta do coreógrafo.

Pedido de feedback sobre outras necessidades de conteúdo e métodos da disciplina. Feedback: não houve outro feedback a não ser o pedido de dirigir os exercícios sobre a construção dos projetos coreográficos.

Exercícios de improvisação/exploração de material coreográfico especificados para cada grupo de projeto coreográfico.

A partir do exercício anterior encontrar 1 a 3 motivos de movimento/ coreográfico e desenvolve-los

(Explicação sobre o que significa a ideia de motivo de movimento ou motivo coreográfico) 


Ponto da situação da colaboração criativa FMH-ESML

25 Outubro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

Com a presença das duas docentes da disciplina, os estudantes, apresentarm de forma esquemática, gráfica, mas também oral, o ponto de partida para a composição final. Informaram ainda do estado real da colaboração com o resptivo compositor, os instrumentos a serem utilizados (se já na posse dessa informação) e, ainda, do espaço do edifício a ser escolhido para a apresentação da obra de cada um.

Existindo contudo ainda alguns aspetos por definir, por algumas condicionantes entretanto surgidas, pretendeu-se passar a mensagem de que até ao final da semana, teriam de ser tidas como resolvidas.


A exploração de um Motivo de movimento

25 Outubro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Foi dado o aquecimento pela docente, chamando a tenção para que no final deste teriam de escolher um gesto ou movimento realizado e/ou trabalhar o motivo de movimento que eventualmente já tivessem 'encontrado' tendo em vista a exploração do trabalho final.

Foi depois fornecido em papel, um dos quadros que estão dispobilizados na SGA da disciplina, relativa aos potenciais desenvolvimentos e variações de motivos, para a composição de solos, trabalhando a repetição, no âmbito da ação, qualidade, espaço e relações, inseridos no livro de Smith-Autard quanto aos Métodos de Construção (e também abordado na primeira aula teórica da disciplina).
Após construção, apresentaram todos ao mesmo tempo, procedendo-se ao registo em vídeo. Seguidamente, em grupos de três, cada elemento apresentou o seu exercício e os restantes, apreciaram e contribuiram para um maior desenvolvimento, consoante o elemento que cada um escolheu.
Aferiram então cada um o seu exercício e,no final foi novamente registado em vídeo (três elementos de cada vez, sendo cada um de grupos distintos, permitindo assim, a observação sempre de dois elementos do mesmo grupo), para aferir se existiu de facto o desenvolvimento dos aspetos sugeridos.
No final, efetuou-se uma breve análise em conjunto de todo o trabalho realizado, esclarecendo-se as dúvidas surgidas.


CC_ 6ª aula de 5f

20 Outubro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Questionamento sobre o TPC pedido. Como a maior parte dos alunos não se pronunciou sobre este trabalho, houve necessidade de fazer uma outra abordagem que envolveu a comunicação um a um.

Assim sendo, dedicámos a aula a uma sessão de esclarecimento e desenvolvimento das bases criativas relativas ao projeto com os compositores. Conversa em grupo sobre a base criativa do projeto coreográfico de cada um.

Algumas questões relevantes abordadas:

  • O que é uma base criativa/ tema/ inspiração
  • Criação como projeto de exploração
  • Explorar e incorporar linguagens de movimento próprias
  • Transpor conceitos, ideias, pensamento em movimento ou movimento em conceitos
  • A importância artística de transmitir uma visão/ experiência/ exploração particular; não cair em ideias pré-concebidas.
  • A importância de iniciar/ experimentar intuições, sem estes tenham que ser determinativos
  • A importância de se emprenhar no processo artístico e criativo como uma atividade que vai além do estúdio de ensaio, relaciona-lo com o dia-a-dia, com experiencias, sensações, observações etc.
  • A possibilidade de explorar exercícios brainstorming, escritas associativas
  • A possibilidade de explorar sinestesias através do corpo, movimentos, sentidos sensoriais e conceitos. Ex. o peso da importância, a gravidade que prende, o som do contacto com o chão, um sabor vermelho, um movimento doce, livre é leve, pés assentes na terra, paisagem melódica etc.

TPC: Exercício de brainstorming e sinestesias sobre o trabalho criativo de cada um. Preparar apresentação gráfica e imagética e oral. A apresentar na próxima aula da  professora Elisabete  (25-10, 3ª feira)