Sumários

Os elementos da dança

27 Setembro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Breve aquecimento trabalhando-se a consciencialização da totalidade e de partes do corpo e, principalmente, dos apoios (peso do corpo).

A seguir os estudantes vivenciaram uma situação de percepção do tempo e ritmo de cada um tendo de sincronizar a totalidade do grupo. Introdução do conceito de tempo e contra-tempo.

Partindo de um gesto forma sendo introduzidos conceitos do movimento no âmbito do corpo, espaço, tempo, energia e relações.

Existiu ainda a experimentação do poder da repetição, sua exploração e variantes, de forma a poder ser feita uma breve síntese e análise da próxima aula (teórica).

No final os estudantes trabalharam em pequenos grupos, com a preocupação de trabalho do impacto visual e de relação entre os elementos constituintes. Existiu uma 1ª apresentação para a turma, tendo esta junto com a docente, dado fés, sobre formas possíveis de explorar de forma mais desenvolvida cada trabalho.

Procedeu-se no final ao registo video, após a apresentação já seguindo as sugestões/aferições dadas.

Reflexão final do trabalho elaborado..


CC_ 2ª aula de 5ª f

22 Setembro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento e preparação do corpo

Deslocamentos espaciais e shaking jumps

 

Input de criação/ exploração:

Exploração de movimento através de conceitos cinestésicas: rolar, abanar, cair, empurrar

Explorar estes conceitos associando-os a diferentes partes do corpo

 

Escolha e primeira abordagem de composição:

Construir sequência de movimento curta com material explorado

Mostra ao grupo


Desconstrução:

A cada aluno foram dadas sugestões específicas de acordo com dificuldades observadas.

Ex.: alteração e clarificação do foco, jogar com potencialidades espaciais (direções, espaço proximal, distal e de ação) introduzir outras camadas de movimento (como pequenos gestos), introduzir outras camadas de perceção (como perceção da parte posterior do corpo ou jogar com proximidade e eventual toque de outro corpo)

- Mostra ao grupo a sequência de movimento com desconstrução sugerida


Curta discussão sobre o trabalho observado e experienciado na aula


Apresentação

20 Setembro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

A turma foi dividida em grupos de 3 e de 2 e procederam à leitura de 4 artigos dadospelas docentes, para posterior análise e discussão em aula.

Os artigos estão disponibilizados no SGA da disciplina:
- "Action Research: Dance Improvisation as Dance Technique";
- "Is perception of a dance phrase affected by physical movement training and experience?";
- "Process of Improvisional Contemporary Dance";
- "Cognitive Dance Improvisation: How Study of the Motor System Can Inspire Dance (and Vice Versa)
Esclarecimento de dúvidas.


Apresentação

20 Setembro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina.

Organização e funcionamento.Foi explicado de forma sumária o âmbito e objetivos das disciplina.
Diálogo com os estudantes quanto às expetativas no âmbito da disciplina.
Informação sobre: a password na SGA para acesso nomeadamente ao programa, a alguns dos artigos (pdf) disponibilizados, para enviar trabalhos e para outros conteúdos no decorrer da disciplina.A avaliação: tarefas, momentos, datas e eventual colaboração com a ESML, hipotética calendarização e, algumas ações e articulação de agendas que colaborações deste tipo implicam.
Apresentação do quadro temporal: apresentação do trabalho final na última semana de Dezembro e, do Portfolio até dia 22.12 (23.55') via SGA
Esclarecimento de dúvidas.


CC 5ª feira_ 1ª aula

15 Setembro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

 Neste dia os alunos não vieram à aula devido às atividade de receção do inicio do ano letivo.