Sumários
Os elementos da dança
27 Setembro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Breve aquecimento trabalhando-se a consciencialização da totalidade e de partes do corpo e, principalmente, dos apoios (peso do corpo).
A seguir os estudantes vivenciaram uma situação de percepção do tempo e ritmo de cada um tendo de sincronizar a totalidade do grupo. Introdução do conceito de tempo e contra-tempo.
Partindo de um gesto forma sendo introduzidos conceitos do movimento no âmbito do corpo, espaço, tempo, energia e relações.
Existiu ainda a experimentação do poder da repetição, sua exploração e variantes, de forma a poder ser feita uma breve síntese e análise da próxima aula (teórica).
No final os estudantes trabalharam em pequenos grupos, com a preocupação de trabalho do impacto visual e de relação entre os elementos constituintes. Existiu uma 1ª apresentação para a turma, tendo esta junto com a docente, dado fés, sobre formas possíveis de explorar de forma mais desenvolvida cada trabalho.
Procedeu-se no final ao registo video, após a apresentação já seguindo as sugestões/aferições dadas.
Reflexão final do trabalho elaborado..
CC_ 2ª aula de 5ª f
22 Setembro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento e preparação do corpo
Deslocamentos espaciais e shaking jumps
Input de criação/ exploração:
Exploração de movimento através de conceitos cinestésicas: rolar, abanar, cair, empurrar
Explorar estes conceitos associando-os a diferentes partes do corpo
Escolha e primeira abordagem de composição:
Construir sequência de movimento curta com material explorado
Mostra ao grupo
Desconstrução:
A cada aluno foram dadas sugestões específicas de acordo com dificuldades observadas.
Ex.: alteração e clarificação do foco, jogar com potencialidades espaciais (direções, espaço proximal, distal e de ação) introduzir outras camadas de movimento (como pequenos gestos), introduzir outras camadas de perceção (como perceção da parte posterior do corpo ou jogar com proximidade e eventual toque de outro corpo)
- Mostra ao grupo a sequência de movimento com desconstrução sugerida
Curta discussão
sobre o trabalho observado e experienciado na aula
Apresentação
20 Setembro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
A turma foi dividida em grupos de 3 e de 2 e procederam à leitura de 4 artigos dadospelas docentes, para posterior análise e discussão em aula.
Apresentação
20 Setembro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Apresentação da disciplina.
Informação sobre: a password na SGA para acesso nomeadamente ao programa, a alguns dos artigos (pdf) disponibilizados, para enviar trabalhos e para outros conteúdos no decorrer da disciplina.A avaliação: tarefas, momentos, datas e eventual colaboração com a ESML, hipotética calendarização e, algumas ações e articulação de agendas que colaborações deste tipo implicam.
CC 5ª feira_ 1ª aula
15 Setembro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Neste dia os alunos não vieram à aula devido às atividade de receção do inicio do ano letivo.