Sumários
CC_4ª aula de 5ªf
6 Outubro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Clarificação sobre as fases do processo criativo e sua inter-relação
- Tema ou inspiração
- Exploração de
movimento
- Composição
- Desconstrução criativa
- Integração e reconstrução: elementos cénicos, perceção do detalhe e do geral, linhas de leitura, etc.
Exercício de composição em grupo: (usando frases de movimento da aula anterior) aprender e ensinar movimento, trabalhar transições e acentos rítmicos.
Mostra ao grupo
Princípios da composição (conclusão)
4 Outubro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula por informar do interesse da colaboração de alunos de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), nos trabalhos finais de composição coreográfica, tendo ficado marcada a reunião conjunta na próxima 3ª fª (coincidindo com as aulas de Composição da FMH), reunião a realizar entre os Professores e estudantes de ambas as escolas.
A improvisação livre
4 Outubro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula dirigindo o aquecimento visando uma cosnciencialização e mobilização articular e muscular de todo o corpo.
CC_ 3ª aula de 5ª f
29 Setembro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Mesa redonda sobre conteúdos da aula com a professora Elisabete
Aquecimento e preparação do corpo:
Nesta aula foi dada especial enfase a um aquecimento sensitivo do corpo através do toque
Estímulos e inputs criativos
A perceção interna do movimento: Improvisação e exploração de movimento através do input do toque
Construção e exploração de dinâmicas rítmicas:
Relembrar sequência de movimento criada em grupo na aula anterior (lecionada pela professora Elisabete).
Trabalho sobre essa sequência de movimento numa cadência rítmica (com ajuda de musica)
Mostra ao grupo
Procura da acentuação dinâmica em contagem especificas
Mostra ao grupo
Nota: trabalho a aprofundar na próxima aula
Composição Coreográfica - princípios orientadores
27 Setembro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
A perspectiva de Smith‐Autard (2010) relativamente à Composição Coreográfica, a nível
de:
- A diferença entre dançar e compor
‐ A natureza da composição
Início da abordagem relativamente aos métodos de construção coreográfica. Sublinha a necessidade
de ter conhecimento dos elementos/material da dança; dos próprios métodos de construção a adoptar;
da compreensão do estilo de dança que se está a trabalhar.
O significado da intenção e do impacto do ‘fazer artístico’.
A questão do sentiment e emoção, mas essencialmente, do sentiment estético – seu significado em
Âmbito coreográfico.
O Corpo, a presença cénica, os elementos/material da dança como uma unidade na Composição Coreográfica.
Ensinar Composição Coreográfica implica conhecer a dança em várias dimensões: vivenciar, compor,
Interpreter e observar/assistir.
A questão do Conceito em Composição Coreográfica, como um quadro de referencia
A linguagem básica do movimento.
Esclarecimento de dúvidas