Sumários

Constrangimentos na criatividade - fundamentos

18 Outubro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

Dando continuidade à reflexão sobre as tarefas práticas realizadas, procedeu-se a um breve debate, chamando à atenção para a estratégia de colocar constrangimentos, os quais, ao provocarem condicionalismos, estimulam a capacidade criativa. Esta quest~so tem  ver com as Affordances (=To afford), constituindo as 'possibilidades da ação'.Pela perceção do envolvimento, do outro, dos objetos, permitem um misto de condicionalismo e adaptabilidade. Consiste pois em criar circunstâncias, para suscitar a procura de mais e distintas 'respostas'.

A CRIATIVIDADE implica pois, muito trabalho, colaboração, improvisação/adaptação e, comunicação.

Toda esta informação foi reforçada pela projeção de um powerpoint (ppt) e respectiva fundamentação incluída.

Finalizou.se a aula com a projeção de 2 pequenos vídeos ilustrativos, quer da possibilidade de desenvolvimento de um motivo (solo), como de um exemplo prático de um constrangimento (em duetos), de forma real, passando a imaginário, mas tentando manter o mesmo impedimento/exploração do trabalhado, através da criação de uma certa 'memória motora'. Este endereço está também disponível no ppt anteriormente mencionado.

Esclarecimento de dúvidas.


Constrangimentos como estratégia criativa

18 Outubro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes realizaram um aquecimento com acompanhamento da docente, com uma perspectiva de consciencialização da totalidade e partes do corpo, até à sua repercussão de cada parte até à mobilidade articulada de o todo.

Seguidamente foi solicitado que pensassem e improvisassem com e sem acompanhamento musical a ideia inicial que terão para a coreografia final, chegando a um gesto, movimento, que pela sua exploração dará uma frase de movimento. Procedeu-se ao registo video, após a observação, escrita da sensação/ideia/conceito por uma estudante (diretor) do observado.
Cada um de forma complementar explorou mais a sua frase inicial após esta indicação, de forma personalizada e específica.
Após a apresentação procedeu-se a uma breve análise e reflexão. Seguidamente, o mesmo diretor (participou apenas a este nível pois chegou atrasado à aula e não fez o aquecimento), definiu constrangimentos a respeitar/superar/adaptar por cada aluno, tendo de manter a 1ª frase seguida da 2ª resultado deste último trabalho.
No final procedeu-se ao registo video. Como não houve tempo de discussão/reflexão final passou para a aula seguinte, logo a seguir, na sessão teórica.


CC_5º aula de 5ªf

13 Outubro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento individual livre

A Paleta criativa do coreógrafo - desconstrução criativa a partir de opções dadas: a partir da sequência de movimento anteriormente definida, cada um assume o papel de coreógrafo, trabalhando o movimento a partir da paleta facultada na aula (disponível na SGA).

Mostra ao grupo e feedback

TPC : Exploração criativa a nível de inspiração, tema e sentidos a partir de aspetos facultados na aula (disponível na SGA)


Aula na ESML (finalização) - organização dos grupos

11 Outubro 2016, 14:30 Elisabete Monteiro

Após a visita guiada às instalações, os estudantes de ambas as escolas iniciaram um contacto mais personalizado, sem a presença direta dos professores, tentando chegar à constituição dos grupos.

Os docentes fizeram o ponto da situação e deram as suas sugestões para tentar operacionalizar o tempo  disponível.
Assim, apesar da maioria ter sido decidido, foi estabelecida uma dead line até ao final da semana para ficarem estabelecidos os grupos (duetos, trios ou solos).
Na próxima aula já na FMH serão euqacionadas as prinicapis decisões já tomadas e, alguns dos constrangimentos ainda por superar.


Aula decorreu na ESML

11 Outubro 2016, 13:00 Elisabete Monteiro

As docentes e os estudantes encontraram-se com o Prof. Carlos Marecos, regente da disciplina de Composição Musical e com 8 alunos da escola que pretendem fazer um trabalho conjunto com o 2º ano de Dança.

Efectuou-se um primeiro contacto informal e a apresentação de cada um, referindo de forma breve o background, interesses e, a existir, a/s ideia/s inicial/is para um hipotético trabalho de Composição.
Seguidamente decorreu uma visita guiada por todo o Edifício, tentando selecionar os locais possíveis para a apresentação final, tendo em conta a mínima dimensão para: a colocação dos instrumentistas, a visibilidade para o público, e o potencial que o próprio local pode proporcionar à sua exploração pelos estudantes de dança (site specific), além da qualidade acústica que permite.