Sumários
Constrangimentos na criatividade - fundamentos
18 Outubro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
Dando continuidade à reflexão sobre as tarefas práticas realizadas, procedeu-se a um breve debate, chamando à atenção para a estratégia de colocar constrangimentos, os quais, ao provocarem condicionalismos, estimulam a capacidade criativa. Esta quest~so tem ver com as Affordances (=To afford), constituindo as 'possibilidades da ação'.Pela perceção do envolvimento, do outro, dos objetos, permitem um misto de condicionalismo e adaptabilidade. Consiste pois em criar circunstâncias, para suscitar a procura de mais e distintas 'respostas'.
A CRIATIVIDADE implica pois, muito trabalho, colaboração, improvisação/adaptação e, comunicação.
Toda esta informação foi reforçada pela projeção de um powerpoint (ppt) e respectiva fundamentação incluída.
Finalizou.se a aula com a projeção de 2 pequenos vídeos ilustrativos, quer da possibilidade de desenvolvimento de um motivo (solo), como de um exemplo prático de um constrangimento (em duetos), de forma real, passando a imaginário, mas tentando manter o mesmo impedimento/exploração do trabalhado, através da criação de uma certa 'memória motora'. Este endereço está também disponível no ppt anteriormente mencionado.
Esclarecimento de dúvidas.
Constrangimentos como estratégia criativa
18 Outubro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes realizaram um aquecimento com acompanhamento da docente, com uma perspectiva de consciencialização da totalidade e partes do corpo, até à sua repercussão de cada parte até à mobilidade articulada de o todo.
CC_5º aula de 5ªf
13 Outubro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento
individual livre
A Paleta criativa
do coreógrafo - desconstrução criativa a partir de opções dadas: a partir da
sequência de movimento anteriormente definida, cada um assume o papel de coreógrafo,
trabalhando o movimento a partir da paleta facultada na aula (disponível na
SGA).
Mostra ao grupo e feedback
TPC : Exploração criativa a nível de inspiração, tema e sentidos a partir de aspetos facultados na aula (disponível na SGA)
Aula na ESML (finalização) - organização dos grupos
11 Outubro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
Após a visita guiada às instalações, os estudantes de ambas as escolas iniciaram um contacto mais personalizado, sem a presença direta dos professores, tentando chegar à constituição dos grupos.
Aula decorreu na ESML
11 Outubro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
As docentes e os estudantes encontraram-se com o Prof. Carlos Marecos, regente da disciplina de Composição Musical e com 8 alunos da escola que pretendem fazer um trabalho conjunto com o 2º ano de Dança.