Sumários

Características do Movimento Dançado

14 Dezembro 2021, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.

- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.




Aula 6 DAD - Ténis

13 Dezembro 2021, 15:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Regulamento

ü  O Campo de Ténis. As características do campo de ténis. Algumas medidas importantes.

ü  Regras do Ténis. Regulamento Geral de Provas. Sorteio. Horário de Jogos.

ü  Procedimentos sem árbitro no ténis. Procedimentos para jogos sem árbitro de cadeira. Disputa no resultado e outros casos quando sem árbitro

 Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jogo de singulares e pares.


Aula 6 DAD - Ténis

13 Dezembro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Regulamento

ü  O Campo de Ténis. As características do campo de ténis. Algumas medidas importantes.

ü  Regras do Ténis. Regulamento Geral de Provas. Sorteio. Horário de Jogos.

ü  Procedimentos sem árbitro no ténis. Procedimentos para jogos sem árbitro de cadeira. Disputa no resultado e outros casos quando sem árbitro

 Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jogo de singulares e pares.


Passos e Deslocamentos em Dança

10 Dezembro 2021, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Passos: Componentes críticas dos passos de dança, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, ponta, ações de subir e descer, etc.). Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Deslocamentos: o ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar. Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os passos e os deslocamentos e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 7 - ES3 - DPS - Revisão e aperfeiçoamento da Erva Cidreira e do Sr: Vinho

10 Dezembro 2021, 10:00 margarida moura

o   Revisões da dança tradicional ribatejana EC (Erva Cidreira) e da coreografia tradicional SV (Senhor Vinho - Malhão) com destaque para os aspetos teóricos -  terminologia espacial, rítmica e de movimento e de movimento.

o  Revisão das coreografias, tradicional e social, aprendidas: Patuscada em Linha e Line Dance Disco.