Sumários

8ª aula - Ginástica 3

26 Outubro 2021, 14:00 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Equilíbrio de Grupos Masculinos

1. Características de um exercício de Equilíbrio / Balance - Grupos Masculinos:

1.1. Pontos de Contacto / Pegas EQ

1.2. Estáticos;

1.3. Subidas e Saídas;

1.4. Montes; Movimentações de Top’s e Transições de Pirâmides;

2. Análise de Tarefas de Grupos Masculinos - Equilíbrio:

2.1. Descrição do Movimento Técnico;

2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito;

2.3. Progressões e Ajudas;

2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas;

Prática: Elementos de Grupos Masculinos - Equilíbrio


Equilíbrios e Quedas em Dança

26 Outubro 2021, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Equilíbrios: Componentes críticas dos equilíbrios em dança, nomeadamente

o ajustamento postural, o foco (aparelho vestibular), o tipo de apoio e o jogo de forças de sinal contrário. Noção de imobilidade sobre apoio reduzido como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas: Componentes críticas das quedas em dança, nomeadamente os níveis espaciais de partida e de chegada, a segurança como fator determinante nas projeções para a frente, para trás e para os lados. Noção de apoios contínuos e sucessivos na projeção para o solo, como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os equilíbrios e as quedas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Equilíbrios e Quedas em Dança

26 Outubro 2021, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Equilíbrios: Componentes críticas dos equilíbrios em dança, nomeadamente

o ajustamento postural, o foco (aparelho vestibular), o tipo de apoio e o jogo de forças de sinal contrário. Noção de imobilidade sobre apoio reduzido como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas: Componentes críticas das quedas em dança, nomeadamente os níveis espaciais de partida e de chegada, a segurança como fator determinante nas projeções para a frente, para trás e para os lados. Noção de apoios contínuos e sucessivos na projeção para o solo, como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os equilíbrios e as quedas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 8 - DPS - Inicio ao exercício de composição coreográfica

22 Outubro 2021, 11:30 margarida moura

o   Trabalho autónomo de Composição Coreográfica (CC). Trabalho em grupo. Construção de uma coreografia sobre uma das temáticas, Danças Sociais (DS), Danças Portuguesas (DP) ou uma junção das duas (DS+DP). A seleção musical, a construção da coreografia (movimento, posturas, gestos técnicos, ritmo, espaço e relações) e o figurino específico são da responsabilidade dos estudantes, sendo que devem utilizar os conteúdos técnico-artísticos aprendidos, bem como, outros conteúdos de pesquisa pessoal e autónoma. Avaliação em grupo a apresentar na 13ª aula. Envio, ao docente, via e-mail, no dia da apresentação, do registo audiovisual da coreografia (do link onde está alojado o vídeo).

Os estudantes devem pesquisar um acompanhamento sonoro, diferente dos abordados nas aulas e referenciados no programa, conducente ao exercício de criação de uma coreografia para apoio tutorial, caso se justifique, na próxima aula. Como autores musicais com produções adequadas ao exercício de composição coreográfica tradicional portuguesa destacam-se: Ana Bacalhau, Ana Moura, António Zambujo, Deolinda, Mariza, Raquel Tavares, Sebastião Antunes, de entre outros. Para a seleção musical no âmbito das Danças Sociais sugere-se pesquisa no iTunes, ou equivalente, procurando o género musical pretendido, o Disco, Country, Rumba ou outro.


Aula 8 - DPS - Inicio ao exercício de composição coreográfica

22 Outubro 2021, 10:00 margarida moura

o   Trabalho autónomo de Composição Coreográfica (CC). Trabalho em grupo. Construção de uma coreografia sobre uma das temáticas, Danças Sociais (DS), Danças Portuguesas (DP) ou uma junção das duas (DS+DP). A seleção musical, a construção da coreografia (movimento, posturas, gestos técnicos, ritmo, espaço e relações) e o figurino específico são da responsabilidade dos estudantes, sendo que devem utilizar os conteúdos técnico-artísticos aprendidos, bem como, outros conteúdos de pesquisa pessoal e autónoma. Avaliação em grupo a apresentar na 13ª aula. Envio, ao docente, via e-mail, no dia da apresentação, do registo audiovisual da coreografia (do link onde está alojado o vídeo).

Os estudantes devem pesquisar um acompanhamento sonoro, diferente dos abordados nas aulas e referenciados no programa, conducente ao exercício de criação de uma coreografia para apoio tutorial, caso se justifique, na próxima aula. Como autores musicais com produções adequadas ao exercício de composição coreográfica tradicional portuguesa destacam-se: Ana Bacalhau, Ana Moura, António Zambujo, Deolinda, Mariza, Raquel Tavares, Sebastião Antunes, de entre outros. Para a seleção musical no âmbito das Danças Sociais sugere-se pesquisa no iTunes, ou equivalente, procurando o género musical pretendido, o Disco, Country, Rumba ou outro.