Sumários
Aula 9 - DPS - Aprendizagem da Rumba Quadrada
27 Outubro 2021, 14:00 • margarida moura
o Características gerais da Rumba Quadrada: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair do solo.
o Aprendizagem da Rumba Quadrada (RQ) / Square Rumba em situação de line dance - Line Dance Rumba - e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta / under arm, volta dos 6 /volta circular / circles, básico com mudança de direção. Ritmo quaternário numa dinâmica / estrutura rítmica (ER): 12, 3, 4, 56 ,7, 8, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).
o Reconstrução coreográfica feita a pares e posteriormente em grupos de CC.
Referencias bibliográficas:
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD III – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Ginástica 3 - 10ª aula - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos
27 Outubro 2021, 14:00 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Grupos:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos
Aula 1 - DAD - Ténis
26 Outubro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos
8ª aula - Ginástica 3
26 Outubro 2021, 15:30 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Equilíbrio de Grupos Masculinos
1. Características de um exercício de Equilíbrio / Balance - Grupos Masculinos:
1.1. Pontos de Contacto / Pegas EQ
1.2. Estáticos;
1.3. Subidas e Saídas;
1.4. Montes; Movimentações de Top’s e Transições de Pirâmides;
2. Análise de Tarefas de Grupos Masculinos - Equilíbrio:
2.1. Descrição do Movimento Técnico;
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito;
2.3. Progressões e Ajudas;
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas;
Prática: Elementos de Grupos Masculinos - Equilíbrio
Aula 1 - DAD - Ténis
26 Outubro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos