Sumários
Passos e Deslocamentos em Dança
19 Outubro 2021, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.
- Passos: Componentes críticas dos passos de dança, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, ponta, ações de subir e descer, etc.). Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Deslocamentos: o ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar. Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os passos e os deslocamentos e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.
Passos e Deslocamentos em Dança
19 Outubro 2021, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.
- Passos: Componentes críticas dos passos de dança, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, ponta, ações de subir e descer, etc.). Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Deslocamentos: o ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar. Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os passos e os deslocamentos e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.
Aula 6 DAD - Ténis
18 Outubro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
Regulamento
ü O Campo de Ténis. As características do campo de
ténis. Algumas medidas importantes.
ü Regras do Ténis. Regulamento Geral de Provas.
Sorteio. Horário de Jogos.
ü
Procedimentos sem árbitro
no ténis. Procedimentos para jogos sem árbitro de cadeira. Disputa no resultado e
outros casos quando sem árbitro
Metodologia do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jogo de
singulares e pares.
Aula 6 DAD - Ténis
18 Outubro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
Regulamento
ü O Campo de Ténis. As características do campo de
ténis. Algumas medidas importantes.
ü Regras do Ténis. Regulamento Geral de Provas.
Sorteio. Horário de Jogos.
ü
Procedimentos sem árbitro
no ténis. Procedimentos para jogos sem árbitro de cadeira. Disputa no resultado e
outros casos quando sem árbitro
Metodologia do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jogo de
singulares e pares.
Aula 6 - DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Sr Vinho
15 Outubro 2021, 11:30 • margarida moura
o Revisão da dança tradicional EC.
o Barra inicial específica aos passos: passeio a avançar, à volta do par, a rodar com o par), tacão e bico, serrar simples e malhão. Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível médio com palmas, nível superior, nível inferior lateral mãos dadas.
o Aprendizagem da coreografia tradicional: Sr. Vinho (SV) (Mariza, Fado em Mim). Passos: serrar simples e com palmas, malhão a avançar. MS: nível inferior contra lateral descontraídos, nível inferior lateral entrelaçados, nível médio com palmas e nível superior.
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em grupo (os da composição coreográfica (CC) final).
Referencias Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.