Sumários

Aula 1 - DAD - Ténis

17 Novembro 2021, 15:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Apresentação:

ü  Normas e regras de funcionamento;

ü  Organização das aulas;

ü  Avaliação da disciplina.

Metodologia Play & Stay:

ü  Adaptações (campo, bolas, regulamentos).

ü  Vantagens.

ü  Diretrizes da metodologia Play & Stay.

ü  Alternância de exercícios com esquemas de jogo (rácio 1:1).

ü  A importância do número de contatos com a bola.

ü  Utilização de espaços reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.

ü  Realização de situação de cooperação e competição em campo reduzido.

ü  Rotações por tempo e por mérito.

Didática no Ténis:

ü  Pega continental

üAspetos básicos dos gestos técnicos


Apresentação

17 Novembro 2021, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Enquadramento do bloco de dança criativa na disciplina. Objetivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.

- Noções básicas relacionadas com a dança, as suas dimensões, o movimento dançado e a criatividade. As ações motoras em dança e a sua organização em frases de movimento dançado.


Aula 1 - DAD - Ténis

17 Novembro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Apresentação:

ü  Normas e regras de funcionamento;

ü  Organização das aulas;

ü  Avaliação da disciplina.

Metodologia Play & Stay:

ü  Adaptações (campo, bolas, regulamentos).

ü  Vantagens.

ü  Diretrizes da metodologia Play & Stay.

ü  Alternância de exercícios com esquemas de jogo (rácio 1:1).

ü  A importância do número de contatos com a bola.

ü  Utilização de espaços reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.

ü  Realização de situação de cooperação e competição em campo reduzido.

ü  Rotações por tempo e por mérito.

Didática no Ténis:

ü  Pega continental

üAspetos básicos dos gestos técnicos


Aula 2 - ES3 - DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha

17 Novembro 2021, 14:00 margarida moura

o   Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.

o   Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e  nível superior e superior ondulantes.

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.


Observações:

Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.


Referências Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.



Ginástica 3 - 1ª aula - Ginástica Acrobática / TeamGym: História, Estrutura Organizativa e Regulamentação

16 Novembro 2021, 15:30 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

1. Apresentação do módulo de Ginástica III.

2. Âmbito e objetivos da disciplina.

3. Avaliação da disciplina; Organização das aulas.

3.1. Ginástica Acrobática / TeamGym: História, Estrutura Organizativa e Regulamentação