Sumários
Aula 1 - DAD - Ténis
17 Novembro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos
Apresentação
17 Novembro 2021, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Enquadramento do bloco de dança criativa na disciplina. Objetivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.
- Noções básicas relacionadas com a dança, as suas dimensões, o movimento dançado e a criatividade. As ações motoras em dança e a sua organização em frases de movimento dançado.
Aula 1 - DAD - Ténis
17 Novembro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos
Aula 2 - ES3 - DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
17 Novembro 2021, 14:00 • margarida moura
o Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.
o Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e nível superior e superior ondulantes.
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.
Observações:
Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.
Referências Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Ginástica 3 - 1ª aula - Ginástica Acrobática / TeamGym: História, Estrutura Organizativa e Regulamentação
16 Novembro 2021, 15:30 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
1. Apresentação do módulo de Ginástica III.
2. Âmbito e objetivos da disciplina.
3. Avaliação da disciplina; Organização das aulas.