Sumários

Aula 3 - CD4

12 Março 2018, 09:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Perícias e manipulações :

Com a mão e bola em situação individual e em cooperação visando o desenvolvimento das habilidades de lançamento e receção.

Introdução à pega continental.

Com raquete e bola em situação individual e em cooperação.

Organização da aula em circuito.

Princípios básicos dos gestos técnicos :

Posição base no fundo do campo.

Pega continental e quais os gestos técnicos realizados com a mesma.

Pega eastern de direita 

Estratégias para achar a pega correta.

Situações em que é utilizada.

·   Batimento de direita :

Fase de preparação, fase de batimento e finalização.

Componentes críticas mais importantes nas três fases.

Erros mais comuns.

Metodologia de Ensino para a direita (progressões estáticas e dinâmicas)

Manipulações com a mão.

Manipulação com a mão em cooperação.

Com o professor a lançar a bola à mão sem rede.

Com o professor a lançar a bola à mão por cima da rede.

Com o professor a lançar a bola com a raquete e por cima da rede.

O aluno a trocar a bola com o professor.

Os alunos  a trocar a bola em cooperação.

Competição entre os alunos.


Aula 3 - CD5

12 Março 2018, 08:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Perícias e manipulações :

Com a mão e bola em situação individual e em cooperação visando o desenvolvimento das habilidades de lançamento e receção.

Introdução à pega continental.

Com raquete e bola em situação individual e em cooperação.

Organização da aula em circuito.

Princípios básicos dos gestos técnicos :

Posição base no fundo do campo.

Pega continental e quais os gestos técnicos realizados com a mesma.

Pega eastern de direita 

Estratégias para achar a pega correta.

Situações em que é utilizada.

·   Batimento de direita :

Fase de preparação, fase de batimento e finalização.

Componentes críticas mais importantes nas três fases.

Erros mais comuns.

Metodologia de Ensino para a direita (progressões estáticas e dinâmicas)

Manipulações com a mão.

Manipulação com a mão em cooperação.

Com o professor a lançar a bola à mão sem rede.

Com o professor a lançar a bola à mão por cima da rede.

Com o professor a lançar a bola com a raquete e por cima da rede.

O aluno a trocar a bola com o professor.

Os alunos  a trocar a bola em cooperação.

Competição entre os alunos.


Aula 2 - CD4

9 Março 2018, 09:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Batimento de direita :

  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
Batimento de esquerda :

  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
Serviço :
  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
  • Braço dominante.
  • Braço não dominante.
Vólei :
  • Factores de controlo.
Composição das raquetes :
  • Diferenças e vantagens entre vários tipos de raquetes.


Aula 2 - CD5

9 Março 2018, 08:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Princípios básicos dos gestos técnicos :

  • Posição base no fundo do campo.
  • Pega continental e quais os gestos técnicos realizados com a mesma.
  • Pega eastern de direita 
  • Estratégias para achar a pega correta.
  • Situações em que é utilizada.

Batimento de direita :

  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
Batimento de esquerda :

  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
Serviço :
  • Fase de preparação, fase de batimento e finalização.
  • Componentes críticas mais importantes nas três fases.
  • Erros mais comuns.
  • Factores e controlo.
  • Factores de potência.
  • Braço dominante.
  • Braço não dominante.
Vólei :
  • Factores de controlo.
Composição das raquetes :
  • Diferenças e vantagens entre vários tipos de raquetes.


Aula 1 - CD4

7 Março 2018, 09:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Apresentação:

  • Material necessário.
  • Organização das aulas.
  • Avaliação da disciplina.
História do ténis 
  • Desde a sua origem até aos dias de hoje.
  • Evolução dos materiais e do campo.
  • Personalidades que estiveram na origem do ténis.
  • Massificação do ténis a nível global.Jogadores que marcaram a história do ténis.

Regras do ténis :

  • Conhecimento do espaço de jogo.
  • Sistemas de pontuação.
  • Formatos competitivos nacionais e internacionais.

Material e condições para iniciar a modalidade :

  • Características das raquetas.
  • Bolas de baixa pressão, média pressão e alta pressão.
  • Campos reduzidos (mini-ténis).
  • Material adaptado às crianças.

Perícias e manipulações :

  • Com a mão e bola em situação individual e em cooperação visando o desenvolvimento das habilidades de lançamento e receção.
  • Introdução à pega continental.
  • Com raquete e bola em situação individual e em cooperação.
  • Organização da aula em circuito.