Sumários

Dinâmicas de grupo

27 Março 2017, 15:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tópico a prosseguir na aulas seguinte).


Dinâmica de Grupos

27 Março 2017, 14:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O efeito de “loafing” (inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal.

A fase do desempenho: diagnóstico do grupo. Factores grupais no desempenho.

A “facilitação social”  (Allport ); a “drive theory” (Zajonc); apreensão face a avaliação;

teoria da distracção-conflito; teoria da “self-awareness”.

 

 

 

Bibliografia

Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute

Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers


Aula 18 - Apoio tutorial à elaboração das atividades TIORE

21 Março 2017, 14:00 margarida moura

Apresentação das atividades TIORE por parte da estudante Ana Sofia Miranda.
Conclusão da apresentação da atividade de voz e movimento (Jessica Barreira).
Apoio à consecução das atividades TIORE . Esclarecimento de dúvidas relativamente ao trabalho de campo (registo audiovisual e descrição teórica).


Aula 17 - DASC na infância

21 Março 2017, 13:00 margarida moura

DASC NA 1ª INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12 anos).

Características, finalidades, objetivos, planificação, responsáveis,  atividades, enfoque e avaliação.
Critérios de seleção das atividades.
Tarefa formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª, 2ª ou 3ª). Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,

2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)

6) 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.

Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.
Em substituição poderão fazer recolha de 3 tradições infantis orais e rítmico-expressivas (TIORE).
Critérios de avaliação sobre as recolhas TIORE: a) cumprimento das diferentes etapas (3v) (consentimento informado, entrevista, registo audiovisual, registo descritivo e apresentação em contexto de aula); b) qualidade do registo audiovisual (5v); c) qualidade do registo descritivo (6v); d) qualidade da apresentação em contexto de aula (6v)
Referências bibliográficas:
Hidalgo  Latorre,  E. (2010). La  Animacón  Sociocultural  en  La  Infancia. Revista  Digital  Enfoques Educativos. 63, pp 26-­35. http://www.enfoqueseducativos.es

Ramos, A. (2010). O prazer (perdido) de ser criança. In (coord) Revista Práticas de Animação, ano 4, nº3, Outubro 2010. Cláudia Isabel Reis Paixão (coord.), pp 1-6. ISSN 1646-8015 https://sites.google.com/site/revistapraticasdeanimacao/

Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217


Dinamica de Grupos em Dança e Animação Sócio-cultural

20 Março 2017, 15:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício prático sobre coesão e dinâmica de grupos (a gruta): tomada de consciência dos mecanismos de cooperação enquanto um factor da coesão, e seu impacto na persecução de tarefas ou objectivos; sensibilização ao relacionamento entre os padrões de pensamento e os das acções.

Tipos de técnicas em dinâmica de grupos (aspectos gerais): instrumentalizadas, cognitivas, comportamentais e interaccionais.