Sumários
Aula 9 - Técnicas de Intervenção em Dança e Animação Sociocultural (DASC)
21 Fevereiro 2017, 13:00 • margarida moura
- TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM DASC: o que são? Quando usar? Para que servem? A quem? Com que meios? Quando? Onde?
- TIPOS de TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: de diagnóstico da realidade social, de definição de objetivos, de programação da ação, de organização de recursos humanos, de gestão de recursos económicos e materiais, de relacionamento e comunicação, de feedback e de avaliação.
- TECNOLOGIA SOCIAL (diagnóstico, definição de objetivos, programação, recursos humanos, económicos e materiais, relacionamento e comunicação, de feedback e avaliação.
- TÉCNICAS QUE FAVORECEM A SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS: feedback como reestruturação, indicadores de processo e resultado, avaliação de satisfação, brainstorming
- TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: reuniões, negociação, intervenção com grupos numerosos, comunicação intra-institucional, difusão e iniciativa.Referências bibliográficas:
Vallicrosa, J. (2004). Técnicas de intervenção na animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp171-188
Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais.
20 Fevereiro 2017, 15:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.
Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social. Definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos, segundo as suas características.
Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)
Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação.
Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)
Bibliografia
Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.
Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Observações
Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.
Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.
20 Fevereiro 2017, 14:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.
Processo de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório sinóptico (15% da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco.
* Data de entrega do relatório à docente: 8 de MAIO, para o correio electrónico
(lroubaud@fmh.ulisboa.pt), em word. A entrega em papel é facultativa
* Extensão dos relatórios: de 2500 a 3500 palavras
* É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica
* A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas aulas) valoriza nota do módulo (5% da nota final)
Aula 8 - Apoio tutorial sobre as fichas de leitura
14 Fevereiro 2017, 14:00 • margarida moura
. Estado das fichas de
leitura. Apoio à sua consecução.
. Reflexão conjunta sobre a pertinência de projetos ASC em contextos familiares e educativos considerados prioritários.
Referências bibliográficas:
Bennett, J. & Riemer,
P. (1995). Rhythmic activities and dance. Champaign:
Human Kinetics. (FMH – 20253).
Karen A. K. (2006). Inclusive creative movement and dance, Londres, Human Kinetics
Leitão, R. (2007). A música em movimento. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 161-166.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, P. (2002). 101 Jogos dramáticos – aprendizagem e diversão com jogos de Teatro e faz¬de¬conta. Lisboa: Colecção Práticas Pedagógicas. ASA Editores SA.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Aula 7 - O animador sociocultural
14 Fevereiro 2017, 13:00 • margarida moura
- O ANIMADOR Sociocultural:
a) características e
qualidades;
b) funções e tarefas;
c) tipos e estilos de animadores
(autoritário, permissivo e democrático);
d) formação: Que tipo? Que concepções?
(personalista, racionalista e tecnicista). Formação contínua e formação deontológica
Referências bibliográficas:
Badesa, S. (2004).
Perfil del animador sociocultural. Disponível em: https://books.google.pt/books?id=c71aavPPG4YC&pg=PA139&lpg=PA139&dq=perfil+do+animador,+destinat%C3%A1rios&source=bl&ots=IPeznAOMOI&sig=9l19WUjjAGtRRvy9NAiv6i0ticE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiIr_3pqO_KAhXItBoKHY9fBLgQ6AEILDAC#v=onepage&q=perfil%20do%20animador%2C%20destinat%C3%A1rios&f=false
Larrazábal,
Maria (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação
Sócio-‐cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições
Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp
123-134.